quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Flávio Dino ministra palestra no Fórum Nacional de Reitores de Universidades Estaduais

Governador foi palestrante no 65º Fórum Nacional de Reitores.
(Foto: Gilson Teixeira)
São Luís está sediando, até o próximo sábado (26), 65º Fórum Nacional de Reitores de universidades estaduais e municipais. O governador Flávio Dino ministrou palestra, de tema “Educação pública, desenvolvimento e soberania”, na abertura do evento, na noite de quarta-feira (23).

O Fórum, organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), debate nesta edição sobre “Universidade pública, desenvolvimento e soberania: desafios do presente e caminhos para o futuro”. Convidado para a solenidade de abertura, o governador do Maranhão ressaltou a importância de São Luís receber o Fórum, que debate temas atuais, de importância coletiva e marca posição na defesa da educação pública superior.

“Nós valorizamos o trabalho que a ABRUEM faz, de representação dessas universidades do país. É muito importante que nesse momento haja essa união em torno da defesa da educação, dessa política pública que é imprescindível para que haja desenvolvimento, soberania e oportunidades iguais. Lamentavelmente, por vezes, há setores da política brasileira que acham que as universidades públicas são obstáculos. Eu, ao contrário, acho que elas são essenciais, são plataformas  de realização de sonhos e direitos para a maioria das pessoas. Por isso estou aqui, para dar boas vindas a todos que nos visitam e estimular o trabalho de organização dos dirigentes dessas universidades”, destocou o governador Flávio Dino.

Ao longo de quatro dias, reitores e reitoras e representantes de 46 universidades de 22 estados debaterão temas pertinentes para a educação superior, que tratem questões e soluções para o prosseguimento da pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. O reitor da UEMA, Gustavo Costa, ressaltou a relevância do encontro, que reúne tantos dirigentes, para a defesa do direto de todos à universidade pública.

“Nessa edição, faremos uma discussão sobre os os desafios do presente e os caminhos para o futuro. Vamos tratar, aqui, de uma agenda de interesse das universidades, mas, sobretudo, uma agenda de interesse da sociedade. São temas que ocupam o nosso cotidiano acadêmico, com soluções a partir da integração dos dirigentes, reitores e reitoras que representam a ABRUEM, aqui são 46 instituições. E para termos uma dimensão do significado deste evento, as instituições que aqui comparecem representam 40% da produção científica do Brasil. Então é muito relevante”, pontuou o reitor da Uema.

Esta é a quarta vez que o Maranhão recebe o Fórum, mas segundo o reitor da Universidade Estadual da Paraíba e presidente da ABRUEM, Antônio Guedes Rangel Júnior, desta vez há assuntos urgentes e práticos a serem debatidos. “Na conjuntura que vivemos no país é uma situação de extrema dificuldade para todos os estados e todas as universidades. É isso que se espalha por toda a união, na questão econômica e política, termina repercutindo nas universidades, no sentido de planejamento e financiamento. É preciso debater saídas”, defendeu o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário