sábado, 19 de outubro de 2019

Internos do sistema penitenciário lançam livros na Feira do Livro de São Luís

Subsecretário fala das ações de educação na Feira do Livro de São Luís.
A experiência de vivenciar o cárcere e reconstruir uma nova vida por meio da educação inspirou dois internos do Sistema Penitenciário do Maranhão a escreverem, cada um, seus livros. O lançamento das obras aconteceu, nesta quinta-feira (17), na Feira do Livro de São Luís, com a presença dos autores. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão (Secma).

Uma das obras, intitulada de “Reflexos de um Detento”, é de autoria de Denilson Marques Trindade, 42 anos, e a outra, chamada de “Um Preso que está Livre”, foi escrita por Anderson Cleyton, 35 anos.

O autor Anderson Cleyton adquiriu o hábito pela leitura quando começou a trabalhar, desde o ano passado, na biblioteca da unidade. Com a leitura, começou a escrever rascunhos que futuramente se concretizariam em seu primeiro livro.

“Quero transmitir a todas as pessoas, que foram para o mundo do crime, a mensagem de que essa realidade não pertence a ele, de que a decisão de sair é individual, e é possível sair; basta escolher. O sistema tem proporcionado educação, oportunidade e, com isso, podemos mudar a nossa vida”, conta ele.

O livro escrito por Denilson Marques Trindade é todo em versos, poesia e prosas.  Cursando o Ensino Médio na unidade e com dois cadernos de rascunhos para outros livros, para ele, lançar o seu primeiro exemplar, é uma superação. “Representa que eu sou capaz de vencer e de acreditar no meu trabalho”, comemora Denilson Marques Trindade.

“Essas oportunidades foram criadas com o trabalho que vem sendo realizado pela Seap, com total apoio do Governo do Estado. São ações de educação que têm possibilitado acesso a livros através de bibliotecas que funcionam nas unidades e projetos de alfabetização e de inserção ao ensino”, pontua o subsecretário da Seap, Rafael Velasco.

Para serem publicadas, as obras literárias contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Em 2018, outros dois internos também lançaram, na Feira do Livro de São Luís, os livros “Da morte para a vida” e “Sentimentos e expressão mais profunda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário