terça-feira, 29 de outubro de 2019

PRF recupera 146 veículos roubados em nove municípios do Maranhão

Operação Jamnapari II.
A Polícia Rodoviária Federal no Estado do Maranhão realizou, entre os dias 24 a 28 de outubro, a Operação Jamnapari II, com foco na recuperação de veículos roubados, furtados e com adulteração nos elementos de identificação.

Dezenas de Policiais Rodoviários Federais e Policiais Civis do Maranhão atuaram em conjunto na identificação de fraudes veiculares, que também contou com o apoio do serviço de inteligência policial de ambas as instituições de segurança pública.

As ações foram desencadeadas em nove municípios maranhenses: Caxias, Governador Luiz Rocha, Gonçalves Dias, Tuntum, São Domingos do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, Presidente Dutra, Colinas e Fortuna.

Em cinco dias atuando na área operacional, os agentes da PRF apreenderam 146 veículos, sendo 125 com ocorrência de roubo/furto e 21 adulterados. Além disso foi apreendido um revólver e uma pessoa presa pelo crime de embriaguez ao volante.

Dos 146 veículos apreendidos na Operação Jamnapari II, 125 são motocicletas, representando aproximadamente 85% das ocorrências. As motocicletas são mais visadas pelas quadrilhas devido a facilidade na subtração, destinação e comercialização. Todas as ocorrências foram encaminhadas à Polícia Civil.

Histórico

A primeira edição da Operação Jamnapari ocorreu em dezembro de 2015 e recuperou um total de 68 veículos alvos de roubo, furto e com sinais de adulteração em seus elementos de identificação. No último quadriênio a PRF vem intensificando o combate a esse tipo de crime, resultando na recuperação de 923 veículos em todo estado.

As apreensões deram à PRF condições de elaborar um mapa da procedência dos veículos produto de roubo ou furto que chegam ao Maranhão. Destacam-se Estados da região Sudeste e Centro Oeste, como São Paulo, Goiás e Distrito Federal, além de Estados vizinhos, Pará, Piauí e Tocantins. Também foi possível identificar os principais municípios maranhenses receptores dos veículos irregulares.

O nome da operação diz respeito a uma raça de cabra. No jargão policial, "cabrito" é um veículo com procedência ruim, podendo ser roubado, furtado ou adulterado.

Fonte: PRF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário