sexta-feira, 28 de julho de 2017

Primeira Temporada do 'Mais Cultura e Turismo' é encerrada com sucesso de público em Vargem Grande

Público lotou a Praça Matriz de Vargem Grande.
O programa ‘Mais Cultura e Turismo: Teatro’, levou espetáculos para dez cidades maranhenses este mês. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com as prefeituras. As plateias lotaram os espaços de apresentação nos municípios.

A comédia “Pão com Ovo”, da Santa Ignorância Cia de Artes, e o espetáculo “Sganarelle e o Amor de Suzete”, do grupo Cambalhotas, fizeram apresentações de forma itinerante, de 9 a 26 de deste mês, julho, nos municípios de Estreito, Tuntum, Lago da Pedra, Santa Luzia, Santa Helena, Igarapé do Meio, Arari, Anajatuba, Coroatá e Vargem Grande.




Com altos índices de aceitação em sua primeira temporada, o projeto reuniu, segundo estimativas da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e da Guarda Municipal de cada cidade, uma média de 2.500 espectadores por noite de apresentação, atingindo um total, ao final da programação, de 25 mil pessoas. Uma parte do público assiste, pela primeira vez, a um espetáculo de teatro.

A secretaria adjunta de Cultura e Turismo, Vanessa Leite, afirma que a idéia é proporcionar ao cidadão o direito à cultura e ao lazer, que é garantido em lei. “A Caravana do ‘Mais Cultura e Turismo: Teatro’ partiu dessa necessidade de ampliar a disseminação da cultura em todo o estado, aumentando a oferta de serviços e bens culturais em todas as cidades, sejam elas pequenas ou grandes. A intenção é de que mais outras 10 cidades sejam assistidas na segunda temporada deste projeto exitoso”.

Para o ator e diretor de teatro, César Boaes, o programa é uma oportunidade de levar teatro para o interior do Maranhão. “Estou muito honrado e muito feliz em ter feito parte desta primeira temporada do programa que integra o Projeto Mais Cultura e Turismo. Foi ótimo poder dividir o palco com os colegas da Cia Cambalhotas. viva o teatro!”, comemorou o artista, da comédia Pão com Ovo, que vem ganhando projeto nacional. “Esperamos poder compor novos trabalhos levando espetáculos para muito mais cidades, quanto mais teatro houver, muito melhor para a formação de platéia, agradecemos muito por termos sido a porta de conhecimento para outras companhias teatrais se apresentarem”.




Sellenny Barros, 22 anos, moradora da cidade de Vargem Grande, exalta o projeto e deseja que haja mais em sua cidade. “A gente percebe que a cidade vai dormir bem feliz. Sabemos que é um direito nosso, mas, mesmo assim, hoje, Vargem Grande agradece pelo empenho do Governo do Estado em nos proporcionar esta possibilidade de obtenção de cultura e lazer de maneira gratuita, acessível, e é muito bonito ver crianças, jovens e adultos sorrindo e interagindo com os atores, estou muito feliz hoje”.

A edição de férias do programa ‘Mais Cultura e Turismo’ também aconteceu em São Luís e em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. Shows gratuitos aconteceram em todos os fins de semana. Em São Luís há mais atrações, neste fim de semana, fechando o mês de julho no Centro Histórico, Praça da Lagoa da Jansen e Concha Acústica, na Lagoa da Jansen, e no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário