sexta-feira, 30 de junho de 2023

TSE torna Bolsonaro inelegível até 2030 por ataques ao sistema eleitoral

Jair Bolsonaro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nesta sexta-feira (30). Com a decisão, a Corte declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030.

O julgamento começou em 22 de junho e terminou nesta sexta, na quarta sessão. Mesmo com recursos ainda possíveis ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão da Justiça Eleitoral já está valendo. O vice na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto, que também estava sob julgamento, foi absolvido por unanimidade.

Bolsonaro foi condenado pela realização de uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro, ocorrido em julho de 2022, foi transmitido pela TV oficial do governo.

Veja como se posicionou cada um dos sete ministros da Corte:

Benedito Gonçalves, relator: pela condenação
Raul Araújo: pela absolvição
Floriano de Azevedo Marques: pela condenação
André Ramos Tavares: pela condenação
Cármen Lúcia: pela condenação
Nunes Marques: pela absolvição
Alexandre de Moraes: pela condenação.

Do G1.

3 comentários:

  1. Nem precisava, esse bosta não conseguiu a reeleição com o poder na mão!

    ResponderExcluir
  2. Nem precisava, esse bosta não conseguiu a reeleição com o poder na mão!

    ResponderExcluir
  3. Diferente do luladrão que tem o poder e o dinheiro do povo na mão compra quem ele bem entender, Bolsonaro não perdeu a eleição. AS ELEIÇÕES FORAM FRAUDADAS.QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. Quero saber até quando vai essa manipulação do TSE e desse governo (desgoverno) antidemocrático e inoperante.

    ResponderExcluir