segunda-feira, 26 de junho de 2023

Em visita ao Maranhão, Ministro de Lula confirmou a Sarney que DNIT fica com MDB; veja demais cargos federais

Ao centro, Renan Filho e Sarney.
Na visita que fez ao ex-presidente José Sarney (MDB) durante sua visita a São Luís, na última quinta-feira (22), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assegurou-lhe que o braço do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) no Maranhão será entregue a um representante do MDB – que também é o seu partido. A informação do ministro ao ex-presidente, feita na presença do governador Carlos Brandão (PSB), que o acompanhou na visita, e confirmada por outras fontes presentes, coloca um ponto final na disputa travada entre o MDB e o PSB pela representação do DNIT no estado. E se não houve alguma mudança de plano por parte do ministro Renan Filho ou mesmo do presidente Lula da Silva (PT), a quem cabe apalavra final, o DNIT/MA será comandado pelo ex-deputado federal João Marcelo Souza (MDB), que assim leva a melhor na medição de força com o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto (PSB). Ambos são suplentes de deputado federal.

Como uma batida de martelo, a informação do ministro Renan Filho ao ex-presidente José Sarney pode ser vista como o desfecho de um intenso jogo de pressão sobre o ministério. No caso do DNIT, esse jogo é bem mais intenso, uma vez que o órgão tem orçamento bilionário e responde pela construção, administração e manutenção das rodovias federais, área que leva políticos a verdadeiras quedas de braço. Vale lembrar que nos últimos anos o DNIT esteve sob influência do senador Roberto Rocha (PTB), com o deputado federal Josimar de Maranhãozinho também dando seus “pitacos no pedaço”.

É verdade que os cargos federais mais disputados já foram preenchidos, mas ainda há muitas vagas secundárias em aberto. Dos mais importantes, a Codevasf, o Incra, o Ibama e os Correios já têm novos dirigentes, nomeados pelo presidente Lula da Silva em meio à forte pressão de congressistas por cargos.

Um dos primeiros disputados, o de diretor regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), foi entregue a Clóvis Luís Paz Oliveira, por indicação do senador Weverton Rocha (PDT), que agiu mais rápido em Brasília e garantiu o que os políticos chamam de filet mignon entre os braços da máquina pública federal nos estados, uma vez que tem orçamento bilionário e tem um elenco de atividades que vai da construção de pontes à implantação de sistemas de abastecimento de água em pequenas comunidades. Já a estrutura dos Correios no Maranhão encontra-se sob a influência do deputado federal (União Brasil) e atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que nomeou para o comando Rorício Vasconcelos, homem da sua inteira confiança.

Depois de muita pressão, o PT indicou e o Palácio do Planalto decidiu emplacar o ex-deputado federal Zé Carlos Araújo no comando regional do Incra. Ele foi lembrado para o comando estadual da Caixa Econômica, da qual é funcionário de carreira, tendo sido um dos seus dirigentes no Maranhão antes de entrar para a política, elegendo-se deputado federal pelo PT. Outros pretenderam o cargo, mas ninguém contestou sua nomeação e ele próprio manifestou entusiasmo com o desafio que é administrar problemas fundiários no Maranhão.

A nomeação mais recente aconteceu na semana passada: indicada pelo irmão, deputado estadual licenciado e atual secretário do Governo do Maranhão em Brasília Othelino Neto, o Palácio do Planalto deu sinal verde para a nomeação da advogada Flávia Alves, suplente de deputado federal pelo PCdoB. Avalizada pelo partido, a nomeação teve o aval do PT e do PSB.

Continuam sem comando efetivo a Superintendência Federal de Agricultura e Pesca, a Diretoria de Patrimônio da União (DPU), a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que aguardam o desfecho do jogo de pressões partidárias para voltarem a ter funcionamento normal.

Da Coluna Repórter Tempo/Ribamar Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário