terça-feira, 4 de outubro de 2022

2º TURNO! Bolsonaro recebe apoio de Moro e governadores; Lula garante PDT e Ciro Gomes

Lula e Bolsonaro disputam 2º turno.
Bolsonaro

ZEMA

Romeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais, declarou apoio formal à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno presidencial contra Lula (PT). O encontro de ambos ocorreu nesta terça-feira (04) no Palácio da Alvorada, em Brasília. “Eu estou aqui para declarar meu apoio à candidatura do presidente Bolsonaro, porque eu, mais que ninguém, herdei uma tragédia”, disse Zema em seu discurso. Zema comparou os governos do PT a um atleta com anabolizantes: “O que o PT fez com o Brasil foi isso: maquiou um problema econômico”.

CLÁUDIO CASTRO

Cláudio Castro (PL), o governador reeleito do Rio de Janeiro, declarou apoio público à candidatura de Jair Bolsonaro no 2º turno presidencial contra Lula. O apoio era esperado, uma vez que Castro faz parte do partido de Bolsonaro e chegou ao cargo após o impeachment de Wilson Witzel, com as bênçãos da família do presidente. E isso foi lembrado no discurso do governador, no Palácio do Alvorada. “Eu, como sou do partido do presidente, como sou do presidente, como sou apoiador do presidente, não tinha como não vir aqui e tentar me esforçar muito para que o Rio seja a capital da vitória do presidente Bolsonaro”, disse. “Gratidão não prescreve, e eu pratico isso”.

MORO

Sergio Moro (União Brasil) declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno da disputa presidencial. Em publicação no Twitter há pouco, o ex-ministro, que foi eleito senador pelo Paraná, disse ser contra o “projeto de poder do PT”. “Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro”, escreveu o ex-juiz da Lava Jato.

RONALDO CAIADO E RATINHO JR

Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (04), que já possui apoio dos governadores reeleitos de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), para o 2º turno das eleições presidenciais contra Lula.

RODRIGO GARCIA

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo que ficou fora do 2º turno, irá se encontrar com Jair Bolsonaro na tarde desta terça-feira (4) em São Paulo, durante uma agenda do presidente com o público evangélico. Ambos se encontram no aeroporto de Congonhas. Um apoio do atual governador do estado ao presidente irá depender, no entanto, de uma definição do PSDB nacional sobre a disputa, que deve ser tomada ainda hoje. Se o partido liberar suas bancadas a apoiar candidatos livremente, a expectativa é que Garcia declare apoio direto a Bolsonaro. Se o PSDB definir apoio à campanha de Lula, Garcia deve se declarar neutralidade na disputa presidencial.

Lula

PDT E CIRO GOMES

O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou há pouco que o partido aprovou, por unanimidade, apoio à candidatura de Lula no segundo turno. “Reunimos toda a executiva nacional do partido, e tomamos uma decisão unânime, sem um voto contrário, de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”, disse o presidente do partido. “Ele [Ciro Gomes] disse que endossa totalmente a decisão do partido. Tem uma decisão tomada pelo partido. Não é o que a gente lutou para ser, mas é aquilo que era mais próximo do que deveria ser. Não admitimos nenhum pedetista apoiando o Bolsonaro. Ciro não vai viajar e vai ficar no Brasil”, declarou Lupi, sobre o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes. Ciro participou da reunião da executiva nacional do partido, da qual participaram deputados estaduais, deputados federais, vereadores e diretores da sigla. Segundo Lupi, Ciro também endossou o apoio ao ex-presidente Lula.

Apesar da manifestação de apoio, a tendência é que Ciro não subirá no palanque do ex-presidente da República e deve incorporar uma espécie de “apoio crítico” ao petista. O próprio Lupi admitiu há pouco que ainda há mágoas e ressentimentos por parte do Ciro após a intensa campanha pelo “voto útil” capitaneada pelo PT na reta final do 1º turno. “Vivenciei isso com Lula e Brizola”, disse Lupi, lembrando das antigas rixas entre o ex-presidente e o ex-governador do Rio de Janeiro.

Esse endosso à candidatura petista, no entanto, foi condicionado à incorporação de três propostas de Ciro Gomes: o programa de renegociação de dívidas, um projeto de renda mínima de R$ 1 mil e um projeto de escolas em tempo integral.

De O Antagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário