Nos dias 29 e 30 de novembro, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou dois projetos de Educação para o Trânsito na cidade de Itapecuru-Mirim: Detran-MA vai às escolas e a I Oficina de Treinamento de Educadores sobre Trânsito. Participaram das atividades, estudantes de três instituições e professores de escolas estaduais, municipais, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) do município.
A ação do projeto Detran-MA vai às escolas envolveu alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Uma equipe multidisciplinar do Detran-MA formada por analistas de trânsito e psicólogos trabalharam várias dinâmicas com os estudantes. A atividade começou com uma palestra sobre a responsabilidade de cada um no trânsito e seguiu com jogos educativos.
O psicólogo Raphael Rocha chamou atenção dos alunos sobre as escolhas no trânsito: “Os adolescentes presentes na atividade são pedestres e ciclistas, estão inseridos no trânsito e já vivenciam situações que podem colocá-los em risco de acidente. Com eles, já é possível trabalhar a importância da consciência e do conhecimento para termos um trânsito seguro”.
Durante a atividade com os alunos, alguns professores participaram da demonstração do teste do etilômetro depois do consumo de bombons de licor e enxaguante bucal com álcool, e a turma pôde ver que nas duas situações o etilômetro não acusa presença de álcool, ou seja, são desculpas dadas por motoristas irresponsáveis que não serão levadas em consideração em uma fiscalização.
Guilherme Araújo, de 13 anos, é aluno do 8º ano da Unidade Integrada João da Silva Rodrigues e participou da ação. Ele disse que nunca mais vai esquecer o que aprendeu: “Achei muito interessante tudo que falaram sobre o trânsito, eu nunca tinha refletido que posso ajudar também a deixar o trânsito da minha cidade melhor”.
Na I Oficina de Treinamento de Educadores sobre Trânsito, os professores foram orientados a colocar a Educação para o Trânsito dentro do conteúdo das aulas, como um tema transversal que pode estar presente em questões de Português, Matemática, Inglês, entre outros.
Chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito, Gilmárcio Lopes defende que falar de trânsito na escola é uma maneira de estimular a cultura de paz na sociedade. “Ao falar de trânsito, o professor pode ensinar ética, valores morais, transmitir mensagens que têm reflexo na vida de todos”, explicou.
Durante a oficina, houve uma atividade do projeto Humanizar. Antonio Nunes, que se tornou cadeirante depois de um acidente, deu o seu testemunho. “Estou nesse projeto para ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de suas escolhas no trânsito. A imprudência me causou a perda de movimento nas pernas, mas ela pode matar”, destacou.
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