quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Estudantes do Florence são obrigados a participar de Congresso, caso contrário, ficarão com zero na disciplina

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os alunos do curso de odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, localizado no centro de São Luís, estão revoltados com a faculdade. Segundo relatos dos estudantes ao Blog e em conversas de grupos de WhatsApp, eles reclamam que a faculdade cancelou as aulas e os obrigou a participarem de um congresso que acontece entre os dias 8 e 10 deste mês.

Todos os alunos terão que pagar a importância de R$ 70,00 e participar do congresso, caso contrário, ficarão com nota zero nas disciplinas, entre elas, clínica de Integrada Adulto. Os discentes já pagam por um alto valor nas mensalidades para terem direitos as aulas e agora ainda são obrigados, de forma ditatorial, diga-se de passagem, a participar do congresso, pois o Florence se nega a dar aula.

Vejam as conversas:







Com a palavra o Florence...

11 comentários:

  1. Esse povo aumenta muito a hst , os alunos estão reclamando de barriga cheia , no ceuma é 1 semana de jornada e não tem aula , mas indiretamente os alunos são obrigados a participar

    ResponderExcluir
  2. Tudo foi esclarecido , essa notícia é sensacionalista 😓, por isso que cada vez mais os jornalista e jornais estão ganhado mais reconhecimento

    ResponderExcluir
  3. Acredito Alpanir Mesquita que você foi muito infeliz nessa postagem, o evento em seu primeiro dia está sendo muito edificante para todos os acadêmicos, com palestras muito construtivas, como a do nosso secretario de saúde Carlos Lula que deu um verdadeiro show em sua fala, os alunos não fazem ideia de como é difícil para o florence organizar um evento dessa magnitude, ate entendo a dificuldade financeira de muitos, só acho que pra curtir o safadão não existe dificuldade.
    Deus ta vendo essa hipocrisia.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo como aumentar a história, pois é realmente o que está acontecendo, por mais que outras pessoas achem construtivas ou não, não da o direito e obrigar os alunos a irem. Os alunos deveriam ter a liberdade de escolher. Até pq a aula que não teve é direito do aluno e está paga conforme o que diz o contrato.

    ResponderExcluir
  5. Só acho que os alunos deveriam ter a liberdade de escolher participar ou nao do evento, pois a aula que foi cancelada é direito do aluno e está paga conforme esta no contrato de prestação de serviços.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo como dê pra aumentar a história, pois é exatamente o que está acontecendo, por mais que outros venham ter a opniões que esse congresso é construtivo ou não, não importa. Pois os alunos deveriam ter liberdade de escolha. Pois o congresso é pago e não era apenas no horário da aula, aula essa que é direito do aluno que está inclusa no pagamento da mensalidade como está no contrato de prestação de serviços.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo como dê pra aumentar a história, pois é exatamente o que está acontecendo, por mais que outros venham ter a opniões que esse congresso é construtivo ou não, não importa. Pois os alunos deveriam ter liberdade de escolha. Pois o congresso é pago e não era apenas no horário da aula, aula essa que é direito do aluno que está inclusa no pagamento da mensalidade como está no contrato de prestação de serviços.

    ResponderExcluir
  8. Não vejo como dê pra aumentar a história, pois é exatamente o que está acontecendo, por mais que outros venham ter a opniões que esse congresso é construtivo ou não, não importa. Pois os alunos deveriam ter liberdade de escolha. Pois o congresso é pago e não era apenas no horário da aula, aula essa que é direito do aluno que está inclusa no pagamento da mensalidade como está no contrato de prestação de serviços.

    ResponderExcluir
  9. É uma palestra sobre odonto legal? A presença de Carlos Lula é sempre construtiva, afinal de contas, estamos falando de um brilhante advogado. Mas e o restante dos palestrantes?! As palestras tem vínculo direto com as disciplinas que exigiram a participação dos alunos? Nas basta apenas que falem de modo geral sobre saúde. Não é pq as palestras são boas que podem ser exigidas dessa forma.

    ResponderExcluir
  10. Não sei como ocorre em outras instituições de ensino, sinceramente pouco me importa. Porém, independentemente da qualidade do evento e da competência de seus ministrantes, exigir que os alunos participem do evento, de forma compulsória, mediante pagamento de inscrição e como forma de obtenção de nota parcial de várias disciplinas, não é correto por vários motivos.

    De acordo com o projeto pedagógico da disciplina de odontologia, elaborado pela própria instituição, eventos como:

    •Palestras;
    •Seminário;
    •Congressos;

    São tidos como atividades complementares exigíveis e que computam apenas as horas necessárias a conclusão do curso.

    Como também mencionado nos comentários, é bom esclarecer que a instituição também possui uma semana académica a qual está presente no projeto pedagógico, porém, em nada se confunde com a presente situação.

    O evento deve estar sendo muito bom, disso não discordo. Só que não é justo coagir os alunos a participarem de uma palestra elaborada pela própria instituição, mediante a ameaça de que parte da nota será composta por um relatório e a frequência computada pela inscrição. O próprio projeto pedagógico diz que os alunos só precisam alcançar as horas complementares exigidas, em nada faz referência a necessidade de que os eventos sejam elaborados pela própria Faculdade. Desse forma, onde iremos chegar?

    Imagino que deva ser difícil a elaboração de palestras dessa magnitude, porém, o risco é assumido por quem elabora, não podendo ser repassado aos alunos da instituição. Aliado a isso, todos os envolvidos são remunerados pelo seu trabalho.

    Outro ponto a ser questionado é:
    As palestras realmente tem vinculação com a proposta pedagógica de cada disciplina que exigiu a presença dos alunos?
    Se é para exigir a presença de alunos da própria instituição, porque os valores são iguais aos cobrados para quem não é da Faculdade?

    Desta forma, resta-se apenas injusta a atitude da instituição. Nao sou contra a elaboração de palestras ou seminários, não estou aqui buscando discutir a qualidade ou o árbitro de quem prefere participar de um show e acaba não indo a estes eventos. Porém, desde que seja feito de forma correta, predeterminada, programada e não venha a prejudicar uma gama de alunos que infelizmente foram pegos de surpresa. Afinal, nem todos os que lá estão, possuem as mesmas condições.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente essa é a realidade do Florence, oprime os alunos, não contrata professores novos pra repor outros que sairam. E fazem de tudo pra abafar os fatos. Deus realmente ta vendo essa hipocrisia!

    ResponderExcluir