quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Governo fortalece agricultura familiar em Pedreiras, Peritoró e Cantanhede


Com o objetivo de fortalecer o trabalho de pequenos agricultores, o Governo do Maranhão acompanhou ações desenvolvidas na área por meio do Sistema de Agricultura Familiar em Pedreiras, Peritoró e Cantanhede na última semana. O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, participou do II Festival da Juventude Rural da Regional do Médio Mearim, em Pedreiras, visitou obras do mercado da comunidade Independência, em Peritoró, e lançou o Programa Cisternas Primeira Água, que beneficiará escolas da zona rural em Cantanhede.

Em Pedreiras, Adelmo Soares e o secretário adjunto da SAF, Chico Sales, dialogaram com 250 jovens no II Festival da Juventude Rural da Regional do Mearim, realizado na última quinta-feira (9). O evento é uma promoção da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema) com o apoio do Governo do Estado. O objetivo do festival foi debater políticas públicas de juventude por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade.

Na ocasião, Adelmo Soares falou das ações desenvolvidas pelo Sistema SAF para a agricultura familiar e a juventude rural. “Esperamos que seja um momento bastante produtivo, de debates, discussões, análises e proposições para que possamos realizar um grande trabalho em prol da sucessão rural”.

“As juventudes do campo não são somente uma promessa para o futuro. São a energia que impulsiona os movimentos sociais e as transformações que queremos e precisamos ver em nosso país”, disse a secretária da Fetaema, Lígia Daiana. 

Mercado Municipal Independência

Em Peritoró, a comitiva do Sistema SAF visitou o espaço do antigo Mercado da comunidade Independência. O mercado encontra-se em obras que fazem parte de um projeto de reestruturação do local. O Mercado Municipal do povoado Independência foi construído em 1971, quando Peritoró ainda era distrito de Coroatá. Desde então, nunca havia passado por reforma. 

Cisternas escolares

Ao lado do prefeito de Cantanhede, Ruivo, a comitiva do Sistema SAF lançou o Programa Primeira Água, que destina água de qualidade para escolas da zona rural. Dez escolas serão beneficiadas com a implementação de dez cisternas de 52 mil litros.

“O poço da comunidade está com problemas e de lá que vinha a água para a escola. Com a cisterna na escola, não teremos mais dificuldades com o consumo de água. Vai melhorar a vida dos alunos e dos funcionários”, disse Maria Nascimento, diretora da Escola José dos Santos.

O programa beneficia 63.350 alunos e professores em todo o estado. Serão instaladas um total de 1.267 cisternas em escolas espalhadas por 106 cidades maranhenses. A água armazenada nas cisternas de 52 mil litros poderá ser usada para consumo e preparo da merenda escolar.

Ainda em Cantanhede, Adelmo Soares entregou um automóvel para garantir assistência técnica no Programa Dom Hélder Câmara, que vai apoiar a produção agrícola de 98 famílias no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário