sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Cadeia Produtiva da Juçara da Região do Alto Turi e Gurupi recebe incentivos do Governo do Estado

Durante todo o dia desta última quarta-feira (22), a população da região do Alto Turi Gurupi recebeu diversos benefícios do governo do Estado, principalmente ações de fortalecimento da cadeia produtiva da juçara na Região. As ações tiveram início na cidade de Amapá do Maranhão e se estenderam para os municípios de Candido Mendes, Godofredo Viana, Luís Domingues e Carutapera.

Durante a visita, o governador enfatizou que as ações são para fortalecer a Cadeia Produtiva da Juçara, abundantemente produzidos nesta região. O governador, juntamente com a equipe do Sistema SAF (Agerp, Iterma e SAF), reestruturou uma agroindústria, entregou 3 toneladas de sementes e kits de irrigação.

“Os produtores rurais lutavam praticamente sozinhos. Nós estamos agora com assistência técnica, entrega de equipamentos e kits de irrigação, além de proporcionar conhecimentos para que esses agricultores possam se desenvolver. Cada um desses municípios nós entregamos kits, sementes de arroz e milho, carro e moto para desenvolver a assistência técnica. Com esse apoio nós acreditamos que o maranhão vai consolidar mais essa importante cadeia produtiva”, declara Flávio Dino.

Para o secretário de estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, as ações reforçam o compromisso da administração do atual governo para com o homem do campo.

“Estamos todos juntos aqui, comprometidos com o fortalecimento da agricultura familiar e somando forças para construir um estado mais forte, mais justo e mais igualitário. Estes benefícios vão melhorar a vida do nosso povo”, diz o secretário Adelmo Soares.

O agricultor familiar, Lauro Miranda, morador do povoado Vertente, de Amapá do Maranhão, celebrou a conquista dos kits de irrigação para a sua plantação.

“Ver que o governador do Maranhão está aqui conosco hoje, só nos mostra o quanto este governo está empenhado em favorecer a vida do trabalhador do campo. A presença do secretário da agricultura familiar também nos mostra que dias melhores estão vindo pela frente”, afirma.

Para a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo, cadeia da juçara/açaí vai beneficiar até 70 extrativistas por municípios nos municípios de Amapá, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Carutapera e Luís Domingues com investimento mais de R$ 540 mil reais para reforma de Agroindústria, aquisição de equipamentos, aquisição de veículos, instalação UD agroflorestal e diversas outras ações para o beneficiamento da juçara.

“Hoje foi assinado a ordem de serviço para reforma da agroindústria de polpa da juçara. Com a agroindústria a produção das pessoas vai ser valorizada, porque com o beneficiamento o produto ganha valor”, pontuou Luciene.

Para o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- Agerp, Júlio César Mendonça, o governador está dando condições para os técnicos da Agência prestar uma assistência técnica de qualidade e desenvolver a agricultura familiar no Maranhão.

Além destes benefícios, a população da região do Alto Turi Gurupi recebeu 100 casas através do programa Minha Casa, Meu Maranhão, uma motocicleta que irá ajudar no transporte de insumos para as 5 cidades, kits de materiais esportivos e novo asfaltamento, através do Programa Mais Asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário