terça-feira, 14 de novembro de 2017

Com investimento de R$ 500 mil, agricultores familiares de Paço do Lumiar têm vendas garantidas pelo PAA


O Governo do Estado por meio do Sistema de Agricultura Familiar (AGERP, IETRMA, SAF) está beneficiando 150 agricultores familiares do município de Paço do Lumiar com recurso de R$ 582.879,00 para comercialização por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Além da comercialização, o governo do Estado está desenvolvendo a produção de alimentos do município com a entrega de kit de irrigação para fortalecer a produção.

Nesta quinta-feira, 09, 50 agricultores realizaram a primeira entrega de alimentos pelo PAA. Os produtos serão doados às entidades: União dos Moradores do Rio Grande; Associação Príncipe Menor; Lar Calábria; Centro Comunitário Mulheres em Ação; União dos Moradores da Agrovila Pedro Careca; Associação Comunitária Divina Espírito Santo do Conjunto Tambaú; União dos Moradores da Vila Nossa Senhora da Vitória.

"Dessa forma o Governo do Estado gera renda e dignidade aos nossos agricultores familiares. O recurso circula dentro do município e os alimentos ainda são doados para entidades da rede socioassistencial. É um programa de alcance social e econômico porque compra de quem produz e doa para quem precisa”, explicou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.


Na oportunidade, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, entregou a Central de Abastecimento do município que foi, totalmente, reestruturada para receber e fazer a pesagem dos alimentos que serão comercializados pelo PAA.

KITS DE IRRIGAÇÃO

O secretário Adelmo Soares visitou as comunidades rurais Tendal e Mercês e dialogou com as famílias que foram contempladas com kits de irrigação e que agora mostram a melhoria na produção de hortaliças, como alface, vinagreira, cebolinha, couve, quiabo e maxixe.

Cada kit de irrigação tem itens, como canos, conectores, acessórios e tubos para distribuição nos canteiros por meio de gotejamento localizado. Depois de montado, o sistema libera a água sem desperdício e na quantidade necessária para o plantio se desenvolver.

"Antes a gente começava a molhar nossa produção de 5h da manhã até 11h do dia. Agora com os kits eu consigo produzir bem melhor.  Estamos produzindo bem mais do que antes, vamos participar mais ativamente de feiras e comercializar como sempre desejamos", disse o agricultor familiar Juvenal da Silva Filho, 42 anos.

Na ocasião, o prefeito Domingos Dutra parabenizou o trabalho exercido pelo Governo do Estado, através do Sistema SAF.

"Essa parceria com a SAF estamos revolucionando a produção de alimentos aqui no nosso município. Com a entrega desses kits nós almejamos melhorar a infraestrutura produtiva dos agricultores familiares do município porque além de fortalecermos a atividade agrícola no município, proporcionamos mais renda aos produtores contemplados e melhor qualidade de vida no campo”, ressaltou o prefeito.

“Estamos vendo de perto que há o escoamento da produção, a venda da produção, a destinação dos produtos que estão sendo colhidos. É bonito de ver esse acompanhamento do Governo do Estado junto com a prefeitura municipal, vendo todo esse desenvolvimento” , pontuou o Presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas.

Acompanharam a comitiva o Presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, a Superintendente de Comercialização da SAF, Marilene Bandeira, a Superintendente de Organização Produtiva da SAF, Loroana Santana e o secretário municipal de Agricultura, Fortunato Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário