terça-feira, 15 de abril de 2025

VÍDEO: Maranhense de Coroatá tenta matar esposa e acaba morto pela polícia em Goiás

Marcelo morreu após confronto com policiais.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um maranhense identificado apenas como Marcelo, natural do povoado Flor do Dia, localizado na zona rural de Coroatá, morreu neste domingo (13) após trocar de tiros com a polícia militar de Goiás. As informações são do Mais Goiás.

Segundo apurado, Marcelo tentou matar sua companheira a tiros e também a facadas em Trindade, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia. Josilene Silva Lopes foi atacada dentro de sua própria residência e está internada em estado grave.

Informados sobre a tentativa de feminicídio, policiais militares da Companhia de Policiamento Especializado iniciaram diligências e conseguiram localizar Marcelo, que, ao perceber a presença da guarnição, atirou contra os policiais, que revidaram. O indivíduo ainda foi socorrido, mas morreu antes de chegar no hospital. Um revólver calibre 38 foi apreendido com ele.

Veja mais detalhes na reportagem da TV Record Goiás:


segunda-feira, 14 de abril de 2025

Detento de alta periculosidade foge do Presídio de Coroatá

Ronaldo Pires.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um detento considerado de alta periculosidade, identificado como Ronaldo Pires dos Reis, conseguiu fugir recentemente da unidade prisional de Coroatá. A informação veio à tona nesta segunda-feira (14) após publicação do Portal Coroatá Online.

Segundo apurado, Ronaldo fugiu na última quarta-feira (09) por um portão lateral da unidade, nas proximidades da cozinha. Apesar das buscas realizadas imediatamente após a fuga, inclusive com apoio do GEOP (Grupo Especial de Operações Penitenciárias) e de servidores do presídio, o fugitivo não foi localizado.

O presidiário responde por um duplo homicídio violento. Na ocasião, ele desferiu golpes de martelo e de picareta nas vítimas, que não resistiram aos ferimentos. As autoridades competentes ainda não se manifestaram sobre o caso.


Após protesto na BR-222, moradores do Povoado Leite se reúnem com DNIT e PRF

Reunião em São Luís.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta segunda-feira (14), uma reunião envolvendo moradores do povoado Leite e representantes do DNIT e da PRF aconteceu em São Luís. O encontro foi resultado direto da manifestação realizada recentemente na BR-222, entre Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, para que sejam implantadas lombadas com faixa de pedestre no povoado (relembre).

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, os moradores reforçaram o pedido às autoridades, visando garantir a segurança da comunidade em virtude do grande fluxo de veículos. Já o DNIT ponderou que a região não possui ocorrências significativas que justifiquem a implantação de redutores de velocidade, no entanto, garantiu que realizará um estudo de viabilidade, além de revitalizar a sinalização do trecho.

Vamos aguardar as novidades!

Prefeito Jones Braga garante avanços na Saúde de Nina Rodrigues

Inauguração da nova sede da Semus.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Saúde é, sem sombras de dúvidas, uma das prioridades da gestão do prefeito Jones Braga em Nina Rodrigues e os últimos dias têm sido a prova disso.

Na sexta-feira (11), acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Saúde Patrícia Braga, Jones Braga inaugurou a nova sede da secretaria, agora localizada na Avenida João de Araújo Braga. "Essa secretaria é uma demonstração de como queremos atender à população, onde o profissional da saúde sinta-se em um ambiente saudável para produzir um trabalho de qualidade", disse Jones.

"Hoje estamos inaugurando a nova sede da Semus, viabilizada com todo carinho pelo prefeito Jones, que é um prefeito empreendedor e que entende que todos os técnicos precisam ter o melhor ambiente de trabalho pra desenvolver as suas capacidades e as suas competências. Agora estamos com uma estrutura muito boa, com móveis e equipamentos novos", ressaltou Patrícia.

Paralelo a isso, a prefeitura tem feito melhorias significativas na farmácia básica do hospital municipal Madalena Braga. "Renovamos a infraestrutura e readequamos o sistema de recebimento e de distribuição dos medicamentos. Seguimos trabalhando para melhorar a vida da população!", garantiu o gestor.


Confira todos os detalhes:

Motociclista realizando 'grau' provoca acidente em Vargem Grande; veja vídeo

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste domingo (13), por volta das 21h, um grave acidente foi registrado na Rua Benedito Alexandrino Viana, em frente à Praça Thales Ribeiro, no centro de Vargem Grande.

Segundo informações compartilhadas nas redes sociais, o acidente foi causado por um motociclista que realizava manobras perigosas na via pública, conhecidas popularmente como 'grau', quando atingiu frontalmente um veículo de passeio. Os veículos ficaram bastante danificados, no entanto, ninguém ficou ferido.

Ainda conforme apurado pelo Titular do Blog, o motociclista havia pegado o veículo emprestado momentos antes de provocar o acidente, deixando o prejuízo financeiro para o proprietário, que vai arcar com os danos materiais do automóvel e da moto.


Confira o relato do motorista no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Câmara Municipal de Vargem Grande aprova projeto que proíbe contratação de condenados na Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio

Mesa Diretora.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Câmara Municipal de Vargem Grande realizou, nesta sexta-feira (11), a quinta sessão ordinária do 1º período legislativo do ano de 2025. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Casa, vereador Antônio Filho, tendo em vista a ausência justificada do presidente do parlamento, vereador Thiago Braz.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram um projeto de lei de autoria do vereador Thiago Braz que dispõe sobre a proibição de contratação e de nomeação de condenados pela Lei Federal n° 11.304/2006 (Lei Maria da Penha) e da Lei n° 13.104/2015 (Lei do Feminicídio) por parte dos poderes executivo e legislativo de Vargem Grande.

Também foi aprovado o projeto de lei, de autoria do poder executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - CMDRS. A vereadora Juliana Leite propôs e os colegas aprovaram as concessões dos Títulos de Cidadão Vargem-grandense a Maria Helena Santos de Araújo e Florismar Garreto de Sousa.

Por fim, foram aprovados dois requerimentos visando que sejam realizados os serviços de recuperação da pavimentação asfáltica da Rua Hildenora Gusmão e da Travessa Hildenora Gusmão, de autoria dos vereadores Silvan da Pesca e Dr. Júnior Castro, respectivamente.

MAIS DETALHES: Os encontros semanais são transmitidos ao vivo pelo YouTube (@camaramunicipaldevargemgrande) e pela Rádio Líder FM. Você também pode encontrar a Câmara no Instagram (@camaramunicipalvg).

Vigilante mata técnica de enfermagem e depois tira própria vida dentro do posto de saúde do Coroadinho

Unidade Mista do Coroadinho.
No início da manhã desta segunda-feira (14), um vigilante matou uma técnica de enfermagem dentro da Unidade Mista do bairro do Coroadinho, em São Luís. O crime aconteceu por volta das 6h40 e, segundo testemunhas, foi praticado por Hilton Abreu, que era segurança da unidade de saúde.

O homem teria ido ao local de descanso dos técnicos de enfermagem e atirou contra Geane Farias Fonseca, que morreu na hora. Após o crime, o homem tirou a própria vida com a mesma arma usada para matar Geane. 

Geane Farias tinha 44 anos de idade e era moradora do bairro Vila Embratel. As polícias militar e civil estão no local para fazer os levantamentos sobre o caso. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Aguardem mais informações!

Do G1 MA.

Pai do futuro ministro de Lula foi multado por desmatamento perto de terra indígena

Pedro Lucas será ministro das Comunicações.
Pai do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), escolhido pelo presidente Lula (PT) para o Ministério das Comunicações, o prefeito de Arame Pedro Fernandes, de 76 anos, foi multado em R$ 575 mil pelo Ibama por desmatar 115 hectares de vegetação nativa amazônica na Fazenda Monte Verde, em fevereiro. Na propriedade, ele mantém criação de gado de corte .

A área fica a 15km de distância da Terra Indígena Araribóia, lar do povo Guajajara – da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL) – e de um grupo de indígenas isolados, os Awá-Guajá. Após identificar o desmatamento, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) embargou a fazenda, proibindo o uso das terras para pastagens ou outras atividades econômicas.

Procurado, o prefeito, também filiado ao União Brasil, afirma estar “em processo de regularização ambiental do imóvel junto aos órgãos competentes” e alega não ter sido formalmente notificado sobre a infração. “Surpreende o fato de o repórter já ter conhecimento do valor da suposta multa”, completa. A informação sobre o valor da penalidade aplicada pelo Ibama, no entanto, é pública e pode ser consultada no site do órgão federal. Segundo o sistema, o prazo para apresentação de defesa ainda está em curso.

Continue lendo a matéria AQUI.

Do Repórter Brasil.

domingo, 13 de abril de 2025

Vargem Grande: Estudante do CAEE morre aos 28 anos

Douglas da Silva.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A secretaria municipal de Educação de Vargem Grande comunicou, neste domingo (13), por meio de suas redes sociais, o falecimento do jovem Douglas da Silva Marques, de 28 anos. Ele tinha síndrome de down e era estudante do Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE.

"Sua ausência será sentida por colegas, professores, funcionários e todos que tiveram a honra de conviver com sua força e doçura. Neste momento de dor e saudade, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a equipe do CAEE", diz um trecho da nota de pesar. 

O prefeito Preto também se pronunciou sobre a perda precoce. "Neste momento de dor, nos solidarizamos com sua família e amigos", lamentou. Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, a morte se deu em razão de complicações cardíacas. Nossos sentimentos e que Deus possa confortar a todos.

Servidor da Prefeitura de Itapecuru-Mirim estupra criança de apenas 3 anos dentro de escola

Imagem ilustrativa.
Na manhã deste sábado (12), um trabalho da polícia civil do Maranhão, por intermédio da delegacia Especial da Mulher (DEM) de Itapecuru-Mirim, resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra uma criança de apenas três anos de idade.

A delegacia especializada recebeu denúncias de que o investigado teria abusado da criança dentro de uma escola da cidade. Dados preliminares revelaram que o suspeito, que é funcionário da escola há pouco mais de dois meses, teria usufruindo da função para cometer o delito.

A partir das diligências realizadas, a equipe policial reuniu provas técnicas e testemunhais que apontam para a responsabilidade do suspeito. O trabalho investigativo foi reforçado por laudos periciais que confirmam a materialidade do crime, o que possibilitou a representação pela prisão preventiva do investigado, prontamente deferida pelo poder judiciário.

A prisão foi realizada pela polícia civil, com o apoio do 28º batalhão de polícia militar. O investigado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações continuam visando o completo esclarecimento dos fatos. O prefeito Fillipe Marreca repudiou, por meio das redes sociais, a violência praticada e informou que o servidor já foi afastado de suas funções.

Veja mais detalhes da operação policial:


Da Ascom PCMA.

Morte de Luís Cardoso deixa de luto a imprensa maranhense

Luís Cardoso.
O jornalista e blogueiro Luís Cardoso foi encontrado sem vida, na noite deste sábado (12), em São Luís, aos 65 anos. Com seu estilo irreverente, Cardoso foi uma das figuras de destaque no jornalismo maranhense e um dos blogueiros mais acessados não apenas no Maranhão, mas em todo o Nordeste.

Com sua escrita afiada e seu olhar crítico, Cardoso conquistou a confiança e o respeito de muitos leitores ao longo de décadas. Seu blog se tornou uma referência para quem buscava informações relevantes e análises sobre a política e a sociedade maranhense. Ele não apenas informava, mas também instigava discussões importantes, sempre com uma pitada de bom humor e autenticidade.

Neste fim de semana, em que a imprensa se coloca de luto, sua trajetória iniciada em grandes veículos e jornais impressos se finda, deixando uma lacuna na comunicação. Agora, nossos sentimentos estão com sua família, amigos e todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e acompanhar seu trabalho. Descanse em paz, Luís Cardoso. Sua paixão pelo jornalismo e seu compromisso com seus leitores serão eternamente lembrados.

Velório e sepultamento – O corpo do  jornalista está sendo velado na Pax União, no Canto da Fabril, Centro de São Luís, neste domingo, 13. A cerimônia de sepultamento está marcada para esta segunda-feira, 14, às 10h, no Memorial e Crematório localizado, em Paço do Lumiar.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Ao lado do governador Carlos Brandão, comitiva de Vargem Grande prestigia evento de agronegócios em Mata Roma

Dia de Campo na Fazenda Europa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Preto e o ex-prefeito Carlinhos Barros prestigiaram recentemente o Dia de Campo da Sementes Pampeana, realizado na Fazenda Europa, em Mata Roma. O evento de agronegócios foi promovido pela empresa Genética e Sementes Pampeana e contou com a presença do governador Carlos Brandão e de vários prefeitos do Baixo Parnaíba.

O Dia de Campo é uma ocasião para trocar informações técnicas sobre a produção agropecuária, aumentar as oportunidades de negócios na área e, ainda, de aprendizagem, visto que são realizadas palestras com especialistas em sementes, produção agrícola, tecnologia e manejo eficiente.

"O agro movimenta, transforma e impulsiona o desenvolvimento da nossa região. Estivemos em Mata Roma, no Dia de Campo da Fazenda Europa, ao lado do governador Carlos Brandão, fortalecendo o compromisso com o crescimento do Baixo Parnaíba e de todo o Maranhão. Juntos por um Maranhão mais produtivo e cheio de oportunidades!", disse Carlinhos Barros em suas redes sociais.
Dia de Campo na Fazenda Europa.
"O Dia de Campo mostra o potencial da fazenda, mostra as experiências, em especial na produção de sementes. O que temos aqui é tecnologia de primeiro mundo. Essa soja que sai daqui é plantada em vários estados, resultando no aumento da produção e da produtividade, ou seja, a qualidade das sementes é extremamente importante para alcançar bons resultados", destacou o governador Carlos Brandão.

O produtor Sérgio Strobel, que acompanhou o governador durante visita ao evento, contou sobre a história dele dentro do agronegócio. "Estamos há 20 anos nessa região e somos pioneiros nessa área. Apesar das dificuldades, que nos fizeram crescer, conseguimos alcançar algumas tecnologias e, com essas tecnologias, alcançamos evoluções e adaptamos cultivos para a região. Hoje, servimos não somente à nossa fazenda, mas todo o agro local, o estado inteiro e outros estados", destacou.

Integravam a comitiva de Vargem Grande os vereadores Thiago Braz e Germano Barros e os secretários municipais José Barros Filho (Infraestrutura) e Nonato Costa (Educação).

Morre Silvestre Corrêa, ex-presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande

Silvestre Corrêa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Câmara Municipal de Vargem Grande comunicou o falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Casa Manoel Silvestre Corrêa, carinhosamente conhecido como Fogoió Corrêa, ocorrido na noite deste sábado (12), em São Luís, aos 86 anos. Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o velório/sepultamento ocorrerá no povoado Batata, na zona rural do município.

Confira a nota de pesar:

A Câmara Municipal de Vargem Grande manifesta profundo pesar pelo falecimento do senhor Manoel Silvestre Corrêa — Fogoió Corrêa.

Ex-vereador e ex-presidente desta Casa Legislativa, Silvestre Corrêa deixa um legado de compromisso com o povo vargem-grandense e de dedicação à vida pública.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com todos os amigos e familiares. Que sua memória seja sempre lembrada com gratidão e respeito.

Câmara Municipal de Vereadores de Vargem Grande.

Jovem morre afogado no Rio Munim em Chapadinha

Jovem morreu afogado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os bombeiros militar da 5ª Companhia Independente de Chapadinha encontraram, na tarde deste sábado (12), o corpo de um jovem de 22 anos que havia desaparecido no rio Munim, na altura do povoado Mangabeira, localizado na zona rural do município.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o jovem foi identificado como Ruan e se afogou ao entrar nas águas do rio na tarde da última sexta-feira (11), por volta das 17h30. Desta forma, os militares foram acionados e passaram a realizar buscas, sendo possível encontrá-lo quase 24h depois, com apoio de pescadores da região.

sábado, 12 de abril de 2025

Indivíduo é preso com armas de fogo e drogas em Vargem Grande

Momento da prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Vargem Grande prendeu um indivíduo identificado como Antônio Wesley Diniz da Silva, de 26 anos, no povoado Baixa Grande, pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o indivíduo foi preso com diversas armas de fogo, dentre elas, revólver calibre 38, espingarda bate-bucha e garrucha municiada, bem como munições e porções de drogas do tipo maconha e crack. Desta forma, ele foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Treinador de handebol é preso por estuprar alunas no Maranhão; vítima relata abuso sofrido 25 anos atrás

Treinador preso.
Um treinador de handebol foi preso, na manhã desta quarta-feira (09), em Santa Inês. Joaquim Ribeiro, de 54 anos, é suspeito de praticar o crime de estupro de vulnerável contra suas alunas, incluindo menores de 14 anos de idade.

Segundo a polícia civil, o treinador foi alvo de um mandado de prisão preventiva, que é resultado de uma investigação coordenada pela 7ª delegacia regional de Santa Inês, a qual teve como base denúncias de vítimas que estudam em uma instituição de ensino da cidade. “Duas vítimas compareceram na delegacia e relataram situações de atos libidinosos, de que ele chamava as vítimas para sua casa e lá no quarto ou no fundo da casa cometia vários atos. Ele pedia para as vítimas tirarem a roupa, tirava fotos, fazia vídeos e praticava atos sexuais com as vítimas, menores de 14 anos, que é considerado estupro de vulnerável”, relatou o delegado Alisson Guimarães, da delegacia regional de Santa Inês.

As investigações apontam, ainda, que o homem fazia promessas para as vítimas, inclusive financeiras, para praticar os crimes em sua própria residência, mais especificamente em um quarto no fundo do imóvel. ”Ele prometia muita coisa, bens, dinheiro, prometia ascensão no esporte, conseguir vagas em outras escolas. E (segundo as vítimas) isso vinha acontecendo há muitos anos. E parece que, a priori, as famílias não estavam acreditando nas denúncias. E as vítimas relataram com detalhes tudo isso”, destacou Alisson Guimarães.

Uma das vítimas do treinador se manifestou sobre o caso. Em entrevista, a mulher de 37 anos, que preferiu não se identificar, relatou que foi estuprada por ele quando tinha apenas 12 anos de idade. Por causa do trauma, ela passou a sofrer de ansiedade e depressão, precisando fazer uso de medicamentos.

Confira mais detalhes na reportagem da TV Difusora:


Do G1 MA.

Acidente entre carreta e caçamba deixa um morto no interior do Maranhão

Local do acidente.
No final da madrugada desta sexta-feira (11), por volta das 04h50, no km 149 da BR-010, no município de Porto Franco, no sudoeste do estado do Maranhão, próximo à divisa MA/TO, ocorreu um grave sinistro de trânsito envolvendo dois veículos de carga, sendo uma carreta e uma caçamba. 

Os veículos colidiram e pegaram fogo. As primeiras informações dão conta que um dos condutores morreu no local. O acidente deixou a rodovia totalmente interditada, com longas filas nos dois sentidos. A carga de um dos veículos (pisos/cerâmicas) se espalhou pela via. Equipes da PRF e do corpo de bombeiros encontram-se no local.

A qualquer momento novas informações.

Fonte: PRF.

Hildo Rocha viabiliza novas moradias para Itapecuru-Mirim e Presidente Vargas

Reunião com moradores.
Itapecuru-Mirim e Presidente Vargas estão entre os municípios maranhenses beneficiados com a construção de casas para população de baixa renda que moram na zona rural. O benefício é o resultado do trabalho realizado por Hildo Rocha, nos anos 2023/2024, período em que ele trabalhou no Ministério das Cidades, exercendo, inclusive, o cargo de secretário executivo.

Durante a solenidade de assinatura de contratos entre as associações beneficiadas, a Caixa Econômica Federal (CEF) e os beneficiários, Hildo Rocha destacou a importância do ato. “Hoje estamos reunidos aqui no distrito do Leite para realizar a última etapa do processo para que dezenas de famílias do município de Itapecuru Mirim e do município de Presidente Vargas comecem a ver a construção das suas cassas. Os contratos individuais que estão sendo assinados agora pelas famílias beneficiadas, juntamente com as entidades responsáveis, é o fim do processo burocrático e o início da concretização do sonho da casa própria”, explicou Hildo Rocha.

Apoio do presidente Lula e do ministro Jader Filho

Hildo Rocha ressaltou que até chegar à etapa que antecede o início das construções dos imóveis foi necessário um grande esforço a fim de viabilizar os investimentos. “Durante o período em que eu exerci o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades, a convite do presidente Lula, eu tive a honra de participar da recriação do Programa Minha Casa, Minha Vida. E, como bom maranhense que sou, eu pedi ao presidente Lula e ao ministro das Cidades, Jader Filho, a construção de casas para as famílias dessas duas comunidades beneficiadas pelo programa. A partir de agora, as casas já podem começar a ser feitas,” disse Hildo, celebrando a conclusão do processo.


Faccionados são condenados por assassinato de adolescente de 13 anos no Maranhão

Tribunal do Júri.
Em sessão do Tribunal do Júri realizada na última terça-feira, 08, em Imperatriz, Isack Cunha de Sousa, Jeferson Lima da Conceição, conhecido como “Porcão”, e Tiago Gomes da Silva, vulgo “TH”, foram condenados por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e vítima menor de 14 anos), bem como roubo majorado por concurso de pessoas, restrição de liberdade da vítima e uso de arma de fogo, e, por fim, associação criminosa armada.

Isack de Sousa foi condenado a 30 anos, 2 meses e 20 dias de prisão; Jeferson da Conceição teve pena de 30 anos, 2 meses e 20 dias; e Tiago da Silva foi sentenciado a 35 anos e 5 meses de cadeia. Os três são integrantes de uma facção criminosa. Atuou no júri o titular da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Tiago Quintanilha Nogueira.

CRIMES

Os fatos aconteceram em 12 de fevereiro de 2023, quando os réus, acompanhados de outra pessoa não identificada tomaram de assalto um veículo, após solicitarem corrida por aplicativo. O motorista foi deixado por horas em uma área de matagal, amarrado, sob monitoramento de outro criminoso.

Os réus buscaram um outro comparsa e seguiram para o bairro Ouro Verde, onde Isack de Sousa atirou contra Ariel Vieira do Nascimento, de 13 anos, que estava acompanhado de sua irmã, de apenas 11 anos. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no caminho para o hospital. De acordo com depoimentos, Ariel do Nascimento, apesar de não ser integrante de uma facção criminosa rival à dos condenados, costumava se intitular e fazer registros fotográficos com o símbolo da organização.

Redação: CCOM-MPMA.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Prefeito de Pio XII é cassado por distribuir cestas básicas e asfaltar ruas no período eleitoral

Prefeito e vice foram cassados.
A Justiça Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral de Olho D’Água das Cunhãs julgou procedente uma ação movida contra o prefeito reeleito de Pio XII, Aurélio da Farmácia, e sua vice, Márcia Costa, ambos do PL, por abuso de poder político nas eleições de 2024. O magistrado determinou a cassação dos diplomas, a aplicação de multa e a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos.

A ação judicial foi movida pelo vereador Veloso Neto, que acusou o prefeito reeleito de distribuir cestas básicas em massa e realizar asfaltamento de ruas em período pré-eleitoral, utilizando esses atos para autopromoção nas redes sociais. De acordo com a promotoria, as condutas infringiram o artigo 73 da Lei nº 9.504/97, que proíbe o uso promocional de bens públicos para fins eleitorais.

De acordo com o juiz eleitoral, os investigados “fizeram distribuição de cestas básicas a comunidades carentes do município, com escancarada conotação eleitoral”, ressaltando que as entregas foram realizadas pessoalmente pelos candidatos, que ainda registraram os momentos em vídeos divulgados nas redes sociais.

O magistrado destacou o asfaltamento de ruas realizado entre julho e agosto de 2024, já em plena campanha eleitoral, com ampla divulgação dos trabalhos nas redes sociais do prefeito. “A presença do primeiro Investigado nos dois eventos é suficiente para associar a sua imagem aos produtos distribuídos e ao serviço de asfaltamento realizado pelo Município, atingindo frontalmente o equilíbrio na disputa eleitoral”, afirmou na sentença.

Do Blog do Clodoaldo Corrêa.

Ministério Público deflagra nova fase da Operação Rolezinho em São Luís

Veículos apreendidos.
Foi realizada nesta quarta-feira, 09, a sexta etapa da Operação Rolezinho, que atua no combate à poluição sonora e supressão de placas de identificação de veículos em São Luís. Nesta ação, que ocorreu nas regiões da Vila Embratel e Anel Viário, próximo ao Ceprama, foram apreendidos 29 veículos com indícios de crimes. Um dos veículos apreendidos nesta fase da operação foi uma motocicleta com registro de roubo.

Participam da força-tarefa o Ministério Público do Maranhão, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (Icrim). Desde 18 de março, também foram realizadas operações na Cohab, Av. Daniel de La Touche, Av. Litorânea, Cidade Operária, Cidade Olímpica e Forquilha. No total, foram apreendidos 136 veículos apenas este ano.

De acordo com os promotores de justiça José Cláudio Cabral Marques e Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, titulares da 1ª e 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, respectivamente, as operações trazem impactos diretos no trânsito, ordem pública e segurança, já que motos sem placas estão diretamente ligadas à prática de crimes.

Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) apontam que os 408 roubos identificados na Grande Ilha de São Luís, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, foram cometidos com a utilização de motocicletas sem placas. “A intensificação da fiscalização tem sido essencial para identificar e punir infratores, tornando São Luís uma cidade mais segura para todos”, avaliou Cláudio Guimarães.

Redação: CCOM-MPMA.

Jones Braga faz balanço dos primeiros 100 dias de governo em Nina Rodrigues

Governo Jones Braga.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Jones Braga acaba de divulgar, por meio de suas redes sociais, um balanço dos primeiros 100 dias do seu terceiro mandato como prefeito de Nina Rodrigues, feito inédito na história política do município. Segundo o gestor, foram 100 dias de muito trabalho e compromisso com a população Ninense.

"Em cada um desses dias, nossa cidade tem visto de perto que o trabalho não para. Investimos em todas as áreas, valorizamos os profissionais e estamos garantindo mais qualidade de vida para a nossa gente. Seguimos firmes, com o coração cheio de esperança e a certeza de que esse é só o começo de dias ainda melhores para Nina Rodrigues!" disse.


Confira o balanço na íntegra:

Polícia Militar de Vargem Grande recupera moto roubada

Veículo recuperado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta quinta-feira (10), por volta da 1h, uma guarnição da polícia militar de serviço em Vargem Grande conseguiu recuperar uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor prata, que havia sido tomada de assalto.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o veículo possui rastreamento e a empresa responsável pelo serviço repassou a localização para a PM, sendo possível encontrar a moto em uma residência abandonada, localizada no bairro São Francisco. Os autores do crime não foram identificados e a moto foi devolvida à proprietária.

Homem que matou esposa na frente filhos é condenado a 24 anos de prisão no Maranhão

Momento do julgamento.
Um homem que estava sendo julgado pelo crime de feminicídio foi condenado a 24 anos e meio de prisão, após realização de julgamento em Buriticupu. O júri popular, presidido pelo juiz Flávio Gurgel, titular da 1ª Vara de Buriticupu e respondendo pela 2ª, ocorreu nesta segunda-feira (07), no salão do Tribunal do Júri do fórum local. Ao final da sessão, Claudenor Oliveira Maciel foi considerado culpado. Na denúncia, consta que ele, em 9 de julho de 2023, teria matado Cleuma Viana, sua esposa, com um tiro no rosto. O caso teve grande repercussão na região e na imprensa (relembre).

Em inquérito policial, a polícia apurou que, na data citada, no bairro Caeminha, a vítima estava deitada no quarto descansando, enquanto seus filhos L. S. M, de 16 anos, e R. S. M, de 09 anos, aguardavam a chegada de um entregador de pizza, quando então o denunciado chegou no local em visível estado de embriaguez, indo em seguida em direção ao quarto em que estava a esposa. Após breve discussão, ele teria afirmado o seguinte: “Fala mais alguma coisa aí pra ver como te dou seis tiros na tua cara”.

Não satisfeito, o denunciado teria retornado ao quarto e, quando chegou perto da mulher, teria disparado um tiro à queima-roupa na face de Cleuma. Após cometer a prática delitiva, o denunciado, ainda com a arma em punho, falou para a filha que havia matado Cleuma e logo após se evadiu do local do crime. Durante a apuração dos fatos, foram colhidos depoimentos testemunhais, que afirmaram que o relacionamento do denunciado e a vítima era bastante conturbado, sobretudo pelo fato do mesmo proferir ofensas, agressões e ameaças de morte quando fazia uso de bebida alcoólica.

REPERCUSSÃO

Após ter praticado o delito, o denunciado ainda encaminhou um áudio para uma testemunha, no qual confessou a autoria do feminicídio. “O crime bárbaro praticado pelo denunciado chocou a população da cidade, bem como repercutiu em matérias de jornais de grande circulação e em redes sociais, como se pode verificar facilmente através dos links citados (...) Dos autos verifica-se que a motivação para o crime decorreu de mera discussão e pelo fato da vítima de não ter atendido a ordem do denunciado para que ficasse calada, de onde se extrai a desproporcionalidade e a futilidade do motivo”, pontuou o Ministério Público na denúncia.

Para o MP, o denunciado valeu-se de recurso que dificultou a defesa da vítima, pois Cleuma foi alvejada na cabeça com tiro à queima-roupa quando estava deitada na cama. “Por fim, a conduta praticada pelo denunciado constituiu a figura do feminicídio, pois teve como vítima a mulher em circunstâncias de violência doméstica”, pontuou.

Para o juiz Flávio Gurgel, a celeridade nos julgamentos, especialmente em casos de feminicídio, é fundamental para que a resposta do processo seja alcançada de forma oportuna, seja ela qual for. “Levar o caso ao Tribunal do Júri neste momento teve exatamente esse propósito, que é assegurar que as famílias e a sociedade, como um todo, recebessem uma resposta célere e consoante o entendimento dos jurados, que, neste ato, representam a comunidade local”, observou.