segunda-feira, 14 de abril de 2025

Pai do futuro ministro de Lula foi multado por desmatamento perto de terra indígena

Pedro Lucas será ministro das Comunicações.
Pai do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), escolhido pelo presidente Lula (PT) para o Ministério das Comunicações, o prefeito de Arame Pedro Fernandes, de 76 anos, foi multado em R$ 575 mil pelo Ibama por desmatar 115 hectares de vegetação nativa amazônica na Fazenda Monte Verde, em fevereiro. Na propriedade, ele mantém criação de gado de corte .

A área fica a 15km de distância da Terra Indígena Araribóia, lar do povo Guajajara – da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL) – e de um grupo de indígenas isolados, os Awá-Guajá. Após identificar o desmatamento, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) embargou a fazenda, proibindo o uso das terras para pastagens ou outras atividades econômicas.

Procurado, o prefeito, também filiado ao União Brasil, afirma estar “em processo de regularização ambiental do imóvel junto aos órgãos competentes” e alega não ter sido formalmente notificado sobre a infração. “Surpreende o fato de o repórter já ter conhecimento do valor da suposta multa”, completa. A informação sobre o valor da penalidade aplicada pelo Ibama, no entanto, é pública e pode ser consultada no site do órgão federal. Segundo o sistema, o prazo para apresentação de defesa ainda está em curso.

Continue lendo a matéria AQUI.

Do Repórter Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário