sexta-feira, 2 de junho de 2023

Bombeiros de Itapecuru-Mirim recebem capacitação na área de salvamento veicular

Capacitação em Itapecuru-Mirim.
Um total de 22 bombeiros do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), localizado no município de Itapecuru-Mirim, participaram do curso de Instrução Nivelamento de Conhecimento (INC) em Salvamento Veicular. A capacitação ocorreu no período de 29 de maio (segunda-feira) a 1º de junho (quinta-feira).

Com aulas práticas e teóricas, a ação teve como objetivo aumentar a capacidade técnica-operacional de resposta dos bombeiros militares para este tipo de ocorrência. Uma simulação de grave acidente de trânsito, na qual os bombeiros tiveram que resgatar as vítimas, marcou o último dia da capacitação. Durante os quatro dias de curso, os bombeiros tiveram aulas sobre os "Princípios, Conceitos e Segurança no Salvamento Veicular", de "Técnica de Desencarceramento Veicular Básica e Complexa", de "Biomecânica do Trauma", entre outras disciplinas.

"O objetivo deste treinamento é aprimorar o conhecimento técnico dos militares, além de promover o exercício de atividades operacionais com emprego de novas doutrinas do salvamento veicular. O treinamento à nossa tropa é uma prioridade do Governo do Maranhão, iniciativa que possibilita atuação mais eficiente e segura dos nossos bombeiros no atendimento a um acidente", destacou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Além de possibilitar melhor entendimento dos militares sobre princípios, conceitos e gerenciamento de segurança no salvamento veicular, o curso proporciona mais dinamismo para o gerenciamento dos materiais utilizados nas ocorrências.

"Seguimos as diretrizes da corporação e de acordo com o plano anual de instruções do 11⁰ BBM, realizamos a 1º curso de Instrução Nivelamento de Conhecimento de Salvamento Veicular. O treinamento fortalece nossa atividade fim, atualiza e doutrina o efetivo para atuarmos nos acidentes veiculares que demandam uma estatística significativa em nossa área de atuação”, pontuou o comandante do 11º BBM, major Tiago de Oliveira Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário