sábado, 19 de dezembro de 2020

Presidente da Famem faz balanço de gestão em entrevista à Rádio Timbira

Entrevista à Rádio Timbira AM.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Eric Costa, fez nesta sexta-feira, 18, um balanço da gestão 2019-2020 da diretoria da entidade e expectativas dos gestores para 2021. O balanço foi feito durante entrevista ao programa Comando da Manhã, da Rádio Timbira AM (Nova 1.290 Mhz) com o jornalista Gilberto Lima.

Durante a entrevista, Eric fez um balanço da gestão que começou com o presidente titular da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier. Destacou que assumiu a presidência da entidade municipalista para dar continuidade ao trabalho que Xavier vinha desenvolvendo. 

Entre as inúmeras ações realizadas durante dois anos, o atual prefeito de Barra do Corda enfatizou a campanha da Federação de apoio aos municípios no combate ao Covid-19. “Realizamos a distribuição de proteções pessoais, álcool em gel, máscaras e viabilizamos a compra de testes rápidos”, disse Eric.

Parcerias 

Sobre as parcerias com as instituições e órgãos públicos, Eric Costa destacou o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA), além da parceria do Governo do Estado. “Temos buscado sempre o diálogo para o fortalecimento do municipalismo, para que possamos trabalhar em sintonia”, disse o presidente da Famem.

Casa Famem

Eric Costa também destacou a atuação da Federação no apoio aos prefeitos, principalmente na capacitação sobre gestão eficiente. Citou, a participação dos gestores na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em 2019 pela Confederação Nacional dos Municípios. Na ocasião, o Maranhão foi uma das maiores comitivas presentes no evento. A entidade municipalista articulou e viabilizou toda estrutura para a ida dos gestores. 

Costa ainda enfatizou sobre a Casa Famem, que permite uma retaguarda aos prefeitos quando vão a Brasília para tratar de assuntos dos seus municípios. Além da hospedagem, a equipe da casa oferece logística de recepção política.

O presidente da Federação falou ainda da parceria com o senador Weverton, que ofereceu uma sala para os prefeitos no seu gabinete no Senado Federal. O espaço oferece aos gestores condições para que realizem reuniões de trabalho, preparem documentos e acessem informações necessárias para o andamento de seus projetos e liberação de recursos em Brasília.  O parlamentar colocou sua equipe técnica à disposição dos prefeitos para atuar de forma eficiente na busca de recursos e benefícios para os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário