quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Forças de segurança reforçam operações de combate a crimes no período festivo

Operações direcionadas ao controle da criminalidade
foram intensificadas

O sistema de Segurança Pública prossegue com ações estratégicas para as festas de fim de ano, na Região Metropolitana de São Luís. Operações de controle da criminalidade foram reforçadas, pontos de atrações festivas estão mapeados como prioridade e o policiamento foi mobilizado para garantir a tranquilidade do cidadão. O trabalho é executado pela Polícia Militar com apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, órgãos estaduais e municipais. A operação mobiliza cerca de 1 mil policiais e se estende até dia 1º de janeiro.

O policiamento está mobilizado em pontos do Centro, Praia Grande, no Parque do Rangedor (Calhau) e no Forte Santo Antônio (Ponta d’Areia), onde há decoração natalina e programação de videomapping. Operações direcionadas ao controle da criminalidade foram intensificadas, a exemplo do monitoramento em coletivos, terminais de integração e outros pontos de parada. 

Houve reforço do policiamento ostensivo nos principais centros comerciais (Centro-Rua Grande, Cohab-Cohatrac, João Paulo, Cidade Operária) e monitoramento ostensivo em áreas com denúncia de tráfico de drogas.

“A Polícia Militar executa o plano de operação para este período natalino, que historicamente é mais familiar. Dessa forma, o foco se mantém na orientação das pessoas às normas sanitárias por conta do novo coronavírus, na atenção com pertences pessoais e na contenção de algum delito. O plano será reforçado nas festas de Ano Novo. Trabalhamos para ter mais uma festa de Natal e Reveillon de paz e segurança”, destaca o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro.

As praias da capital e região, que no período são bastante frequentadas pelos cidadãos, também recebem cobertura do policiamento. “Sabemos que, mesmo com a pandemia, pode haver um fluxo considerável na orla marítima e estaremos a postos para orientar a população e prevenir atitudes de risco”, pontua o comandante Pedro Ribeiro. O trabalho da Polícia Militar conta ainda com barreiras policiais em grandes avenidas; reforços nos terminais da Ponta da Espera e Rodoviária.

A Polícia Civil atua com efetivo de plantão nas delegacias especializadas e plantões, para garantir atendimento à comunidade. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) estará presente com estrutura para salvamentos e atendimentos de emergência. O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) participa com operações da Lei Seca. Integram ainda o plano de segurança, as Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Turismo (Setur), Vigilância Sanitária e órgãos municipais – Segurança com Cidadania (Semusc), Trânsito e Transportes (SMTT) e Blitz Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário