terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Presidente da Assembleia participa de inauguração da praça Othelino Filho em São Luís

Praça Othelino Filho.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, no final da tarde desta segunda-feira (28), ao lado da esposa Ana Paula Lobato e de familiares, a inauguração da praça Othelino Filho, em homenagem ao seu pai, jornalista cearense que deixou um relevante legado como grande profissional da imprensa no Maranhão, desde que chegou para morar em São Luís, no ano de 1968.

O novo espaço de lazer, entregue pela Prefeitura de São Luís, localizado na esquina da avenida Antares com a Estrada Nova do Vinhais, no bairro Recanto dos Vinhais, conta com academia ao ar livre, quadra poliesportiva, playground, pista de skate e de caminhada, iluminação de LED e paisagismo. 

“Uma justa e gentil homenagem do prefeito Edivaldo Holanda Jr. ao meu pai, um homem de muitas letras, que deixou uma história e sua colaboração para o bom jornalismo do nosso estado. Este reconhecimento alegra e emociona nossa família, principalmente, a mim, minha mãe e minhas irmãs, que moramos por muitos anos, junto com ele, neste bairro”, destacou Othelino. 

Antes do descerramento da placa, o prefeito Edivaldo Holanda Jr. falou da justa homenagem. “Estamos aqui para inaugurar a praça jornalista Othelino Filho no bairro que marcou a sua vida, porque ele morava aqui. Ao lado do presidente Othelino, que, assim como eu, também morou aqui, tenho a satisfação de inaugurar esta praça e homenagear um homem que teve toda uma história no estado do Maranhão e na nossa capital”, enfatizou, ressaltando ainda o volume de investimentos realizados na região. “Além da praça, pavimentamos todo o bairro e fizemos novos acessos que ligam o Recanto à Via Expressa”, completou o prefeito. 

Yolete Maria Gomes agradeceu o reconhecimento a Othelino Filho.

Emocionada, a esposa do homenageado, Yolete Maria Gomes, agradeceu o reconhecimento a Othelino Filho, com quem foi casada por 48 anos. “Tenho orgulho de dizer que fomos os primeiros moradores do Recanto dos Vinhais. Esse momento representa muito para nossa família, porque Othelino foi um jornalista muito atuante e, além disso, nós dois lutamos muito por esta praça. Agradeço ao prefeito Edivaldo por esta homenagem ao meu marido. É muito emocionante porque a saudade ainda é grande”, disse. 

As filhas do jornalista homenageado, também muito emocionadas, reviveram momentos felizes vividos ao lado da família no bairro onde moraram. “Uma felicidade muito grande. Meu pai esperava e sonhava que o Recanto tivesse um espaço de vivência como este. Nossa gratidão ao prefeito, que nos ofereceu essa homenagem de uma forma tão autêntica. Eu nasci e me criei aqui, então, para mim, é realmente uma emoção muito grande”, acentuou a advogada Flávia Alves Maciel.

“Nós estamos muito felizes e muito emocionados desde o momento que recebemos a notícia de que seria essa homenagem, porque aqui fomos criados em um ambiente de muita harmonia. Então, prestar essa homenagem ao nosso pai nos deixa em uma felicidade grande, porque ele foi para mim um ‘professor de amor’, não só dos filhos, mas de quem se aproximasse”, ressaltou a primogênita e professora universitária, Cláudia Zeneida.

Além de jornalista, Othelino Filho foi escritor e advogado. Ele exerceu vários cargos públicos, entre eles, o de diretor de Comunicação do Legislativo maranhense por dez anos, entre 1993 e 2003.

“Uma homenagem muito justa ao Othelino Filho, que deixou todo o seu legado no nosso estado e neste bairro, Recanto dos Vinhais, onde ele foi um dos primeiros moradores, presidiu a Associação dos Moradores e constituiu sua família. Então, estamos muito satisfeitos como amigo da família de prestigiar a inauguração desta obra”, disse o jornalista Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Assembleia, presente no evento. 

Praça Othelino Filho.

Biografia 

O jornalista Othelino Filho nasceu em Sobral, no Ceará, no dia 22 de dezembro de 1949. Faleceu no dia 14 de dezembro de 2017, reconhecido como um dos grandes profissionais da imprensa do Maranhão. Veterano repórter e redator, Othelino trabalhou durante muitos anos como editorialista do Jornal Pequeno, e deixou uma obra literária marcada por sua vasta coleção de artigos e crônicas.

Filho de mãe cearense (Zeneida Parente Alves) e de pai maranhense (Othelino Nova Alves), o jornalista Othelino Filho nasceu em Sobral, no Ceará, no dia 22 de dezembro de 1949. Pai de três filhos, que já lhe deram cinco netos, Othelino Filho não escondia de ninguém seus ídolos da primeira hora: Jesus Cristo e Che Guevara. 

Autor de quatro livros, que traduzem o dia-a-dia de uma extensa carreira jornalística, Othelino Filho ficou conhecido em São Luís pela maneira singular com que se dedicava, sobretudo, à cobertura de assuntos políticos. Nos últimos anos, mesmo limitado por problemas de saúde, ele continuava acompanhando e analisando fatos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário