O governador Flávio Dino entregou, nesta sexta-feira (10), mais 20 motoniveladoras para municípios maranhenses melhorarem as estradas vicinais. Com esse novo lote, já são 58 entregues pelo Governo do Estado, com investimentos de mais de R$ 30 milhões.
A ação faz parte do programa Caminhos da Produção. A máquina ajuda a abrir estradas e a torna-las trafegáveis. A máquina também é conhecida como patrol e tem contribuição decisiva para tirar povoados do isolamento.
Como o custo de cada unidade é alto – mais de R$ 600 mil –, muitas cidades não têm condição de arcar com o valor. Daí a importância do Caminhos da Produção. “Nós vamos ampliar o programa, ainda teremos algumas entregas. É um importante apoio aos municípios e aos sistemas produtivos”, disse o governador Flávio Dino.
Flávio ressaltou que, mesmo num período de término do ano fiscal, o Governo do Estado tem dado prioridade às parcerias com os municípios. “Acreditamos no federalismo cooperativo, em que o Estado ajuda os municípios na medida do possível e em programas que são essenciais, como este, gerando emprego e renda”, observou.
Parceria
Maurício Fernandes, prefeito de São Benedito do Rio Preto, avaliou que a máquina “ajuda muito neste período de crise e dificuldade; com certeza é um apoio importante”.
O prefeito de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho, contou que a cidade tem mais de 1,3 mil quilômetros de estradas vicinais, com mais de 50% da população vivendo na zona rural. “O Governo teve essa sensibilidade e está fazendo um belíssimo trabalho doando essa máquina, que é uma ferramenta muito importante”, afirmou.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que as motoniveladoras ajudam a escoar a produção e a dar à população acesso aos serviços públicos. “Serão no total 90 unidades entregues no Maranhão”, informou.
De acordo com o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, as máquinas são “uma forma muito efetiva de apoiar os municípios e a agricultura familiar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário