quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Flávio Dino entrega IEMA ampliado em Cururupu com tecnologia e laboratórios

Comitiva do Governador em Cururupu.
O governador Flávio Dino visitou o município de Cururupu para inaugurar uma série de obras em benefícios das comunidades da região. São melhorias para impulso da educação, garantia de saneamento básico e de acesso à cidadania. As obras estruturais vão proporcionar mais qualidade de vida e dignidade a moradores em diversos povoados.

A medida consolida a política do Governo do Estado em atuar, de forma parceira, com todos os municípios maranhenses. Na ocasião da agenda, nesta quarta-feira (4), Flávio Dino foi homenageado por estudantes e população e recebeu o Título de Cidadão Cururupurense, concedido pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Antônio dos Santos Filho.

O coral de libras, formado por estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), fez apresentação ao governador, abrindo a programação da agenda. O instituto funciona desde 2018 e, com a obra de ampliação e reforma, ganhou laboratórios e uma cozinha. Recebeu pintura interna das salas e ginásio, gramado na área externa, além de acessibilidade com a construção de rampa de acesso aos blocos e da rodovia da unidade. Foram realizadas, também, melhorias na área verde, que foi preservada.

“Estamos todos aqui compondo a história do Maranhão e do Brasil, pois quando você melhorar a educação, você muda para sempre e de verdade uma nação. Com educação de qualidade se amplia a justiça social, ampliam-se as oportunidades à juventude e combate às desigualdades”, pontuou o governador Flávio Dino.

A estrutura física está dividida em dois pavimentos com setores administrativos incluindo coordenação, gestão escolar, administração, biblioteca e auditório. São 12 salas, laboratórios de física, química, matemática, biologia e informática, além da cantina. O prédio possui cozinha industrial, um refeitório amplo e arejado e ainda, uma quadra poliesportiva.

A Unidade Plena do Iema em Cururupu conta em sua grade com os cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Jurídicos, Meio Ambiente e Alimentos, atendendo à vocação regional. Além da comunidade estudantil de Cururupu, dará suporte a educação de municípios próximos como Cedral, Guimarães, Serrano do Maranhão, Bacuri, Mirinzal e Apicum-Açu. São 320 estudantes e para 2020, a expectativa que ultrapasse os 400 alunos.

Comunidades pesqueiras artesanais do povoado São Benedito foram contempladas com a entrega de 37 motores do tipo rabeta, para canoas. Os equipamentos vão substituir os antigos remos, dando mais agilidade e contribuindo para o aumento da renda destas comunidades. A iniciativa integra o programa TrabPesca, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e tem como objetivo fortalecer os grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, associativismo, autogestão e sustentabilidade.

Nos povoados Aquiles Lisboa e Roça de Baixo, o governador Flávio Dino entregou dois Sistemas de Abastecimento de Água, garantindo água potável a 100 famílias das áreas. Os sistemas contam com poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Encerrando a agenda, Flávio Dino inaugurou uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no município de Altamira do Maranhão, que vai garantir a moradores da regional o acesso a diversos programas sociais, entre os quais Bolsa Família, Bolsa Escola, Benefício de Proteção Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), carteira do idoso e o programa Minha Casa Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário