quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Ações do Setembro Amarelo seguem sendo desenvolvidas em Vargem Grande

Equipes que participaram da ação.
Na manhã desta terça-feira (17), a prefeitura de Vargem Grande, através da secretaria municipal de Saúde e em parceria com as demais secretarias, realizou uma panfletagem de conscientização da Campanha Setembro Amarelo, que vem sendo desenvolvida desde o início do mês e a cada dia com programação diferente.

O material vem mostrando os quatro passos para ajudar uma pessoa sob risco de suicídio, incluindo as conversas, o acompanhamento, a busca por ajuda de um profissional e a dica do proteja.

A panfletagem aconteceu em diversos pontos da cidade.
De acordo com a psicóloga Mona Mara, "a bipolaridade, a ansiedade e a depressão são alguns dos transtornos que mais contribuem para o suicídio. O mais indicado é acompanhamento psicoterápico com uma abordagem que atenda a necessidade do indivíduo, a participação de grupos de ajuda e atividades do cotidiano, são formas de incentivo para ocupar a mente”.

"A prevenção ao suicídio é uma responsabilidade que deve ser compartilhada entre os setores da saúde, da educação, da assistência social e da sociedade em geral. Todos devemos estar atentos diante de uma possível situação de sofrimento. O acolhimento e o suporte são ferramentas indispensáveis para a prevenção do suicídio, a saúde disponibiliza de profissionais na área, portanto, observando alguns sinais, nos procure”, ressaltou Nicoly Mesquita, secretária municipal de Saúde.

Da Semus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário