sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Parque do Rangedor tem câmeras de segurança e monitoramento em tempo real

Policiais circulam no parque. (Foto: Gilson Teixeira)
Desde que foi inaugurado, no dia 7, o Parque do Rangedor virou o espaço de lazer preferido da família de Márcia Araruna Santos, Luís Fábio Santos e os quatro filhos do casal. Já no primeiro dia de funcionamento, eles conheceram tudo e agora voltam todos os dias. Antes do parque, a família não tinha o hábito de se exercitar diariamente. “Foi um grande atrativo para a gente, como moramos perto, a gente vem e volta de bicicleta e tem sido muito bom, realmente acertaram no presente”, diz a dona de casa Márcia Araruna Santos.

Um dos pontos que chamaram a atenção dela e do esposo foi a segurança que perceberam no lugar. “A gente está percebendo que tem sido bem monitorado, tem bastante policiamento, e, por isso, a gente veio. Como a gente se sentiu seguro para vir com a família, no sábado viemos os quatro”, conta a mãe, que durante a semana leva o pequeno Gabriel, de 1 ano, para os passeios de bicicleta.

Segurança 

Tenente-Coronel Medeiros. (Foto: Gilson Teixeira)
A percepção da Márcia e do Luís Fábio não é isolada. Com um posto do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) instalado dentro da unidade de conservação e o apoio de outros batalhões da Polícia Militar, como o Tiradentes, a segurança no parque é realizada por policiais com a utilização de viaturas, motocicletas, bicicletas e a pé. Além deles, com o videomonitoramento, tudo que acontece no Rangedor é registrado por câmeras e policiais que acompanham todo o sistema.

“Todo o parque é monitorado através de câmeras. Essas imagens ficam guardadas aqui no posto da Polícia Militar, do Batalhão Ambiental, e o videomonitoramento é essencial. A gente pega todas aquelas pessoas que entram, que saem do parque, estacionamentos e a pista onde as pessoas fazem suas caminhas”, explica o comandante do BPA, tenente-coronel Medeiros.

Jaqueline Galvão é moradora do Turu e já na primeira visita para conhecer o Parque do Rangedor, elogia a segurança e a preservação ambiental. “Está tudo preservado e eu espero que continue assim, bem cuidado, é isso que precisamos. Gostei muito, também, da segurança, com certeza vou voltar e trazer meus filhos”, comenta.

Parque 

Com 120 hectares de muito verde, o Parque Estadual do Rangedor tem oito praças com equipamentos de esporte e playground. A principal praça é a de esporte. Nela há duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e uma de tênis, além de academia e parquinho para as crianças. Há, ainda, pista para caminhada e ciclovia de 3,5 km.

O parque fica localizada no Calhau e tem entradas pelas Avenida Luís Eduardo Magalhães (ao lado do Multicenter Sebrae) e pela Rua Búzios (paralela à Avenida dos Holandeses). Há estacionamento para cerca de 500 veículos e o funcionamento é de domingo a domingo das 5h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário