65 empresas compradoras e vendedoras da região participaram do evento. |
Empreendedorismo, formação de parcerias, fechamento de negócios, prospecção de clientes e network. Assim foi o I Encontro de Negócios das Microrregiões de Itapecuru Mirim, Chapadinha e Baixo Parnaíba, evento promovido recentemente pelo Sebrae Maranhão em Chapadinha, e que gerou cerca de R$ 1,6 milhão em negócios. O evento contou com a participação de 65 empresas de diversos municípios, que são atendidas pela instituição por meio do Programa Comércio Brasil.
Na ocasião, empresas compradoras e vendedoras do segmento de alimentos e bebidas tiveram a oportunidade de fomentar parcerias, ofertando produtos e serviços por meio de exposições e rodadas de negócio, seguindo a dinâmica do Programa Comércio Brasil, que é executado por uma Rede Estadual de gestores, coordenadores e Agentes de Mercado do Sebrae.
O Grupo Mateus, uma das maiores empresas varejistas do país, foi uma das empresas que participaram do encontro com o intuito de obter novos fornecedores para suas lojas, especialmente para a de Chapadinha, que deve ser inaugurada até dezembro deste ano. “A ação é muito importante para nós, pois possibilita a aproximação entre a cadeia produtiva e a comercial. Estamos nos instalando em Chapadinha e nossa intenção é fomentar a produção local, conhecer os produtos que a região oferece e fechar parcerias com essas empresas”, explicou o coordenador de compras para a área de hortifrúti do Grupo Mateus, Paulo Alexandre.
Um das empresas que fechou parceria com o Grupo foi a Horta da Peruana, de Anapurus, que vai fornecer itens para o supermercado. “Nós já fornecemos para algumas empresas da região, mas conseguir levar nossos produtos para um grande grupo como o Mateus é um desafio. O encontro de negócios foi uma oportunidade ímpar e ficamos felizes por todo o incentivo e acompanhamento que o Sebrae à nossa empresa, nos ajudando a levar nossa marca e fazer nossa empresa crescer na região”, disse a empresária Rosário Del Pilar.
Além do Grupo Mateus, o evento contou com a participação também de outras empresas compradoras, como Mercadinho Maythá, Cachaçaria Bebidas Fortes, Supermercado Almeida, Nutrilar, Sorveteria Dois Irmãos, Horta da Peruana, Via Açaí e Associação Maranhense de Supermercadistas (AMASP).
Para o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, a ação fortaleceu a competitividade dos pequenos negócios da região. “Este encontro propôs uma dinâmica diferenciada, com uma metodologia que facilitou o acesso aos novos canais de comercialização, o intercâmbio de informações, conhecimentos de novos produtos e soluções. Tivemos um nível de negociação muito alto entre as empresas, que gerou cerca de 1,6 milhão de reais, com todas as empresas fechando parcerias ou prospectando clientes”, ressaltou Amorim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário