segunda-feira, 13 de março de 2023

Donos de Cerâmicas são presos em Operação da Polícia Civil em Itapecuru-Mirim, Pindaré, Santa Rita e Rosário

Operação Alta Tensão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No último sábado (11), a polícia civil do Maranhão, através da SEIC-DDSD, com a colaboração da SECOR, SPCC e ICRIM, deflagrou a Operação Alta Tensão e deu cumprimento a oito mandados de busca e apreensão em indústrias do ramo de cerâmicas localizadas em Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Rosário.

Segundo o delegado superintendente da SEIC Augusto Barros, a operação traz o desfecho de uma investigação de quatro meses, que apura o furto de energia elétrica mediante fraude em Unidades Consumidoras de Alta tensão (Indústrias).

"Dos oito alvos, quando da realização das ordens de busca, cinco resultaram na prisão em flagrante dos respectivos proprietários, após os peritos criminais constatarem a manipulação ardilosa no sistema de medição de energia através de Jumper, os quais quando instalados desviavam 100% da energia consumida pelas Indústrias. Os prejuízos já alcançaram a cifra de R$ 8 milhões, conforme a concessionária", explicou.

Ainda conforme as informações, os primeiros sinais de fraude foram detectados pela Equatorial do Maranhão, que percebeu a variação no consumo de energia através da telemedição remota, principalmente nos finais de semana, quando praticamente não há fiscalização, oportunidade em que instavam a fraude, daí a razão dos cumprimentos terem sido realizados no sábado.

A Operação Alta Tensão contou com a participação de mais de 45 policiais, entre delegados, escrivães, investigadores e peritos criminais, além de mais de 26 técnicos eletricistas que auxiliaram as equipes nos exames. "As investigações continuam, pois já se sabe do envolvimento de outras pessoas especialistas nas instalação destas fraudes", finalizou o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário