Carlos Vinicius levou para casa a bola do jogo. Foto: Getty Images |
Sem nenhuma surpresa, o Tottenham avançou domingo (10) para a quarta fase da Copa da Inglaterra ao golear o Marine FC, da oitava divisão inglesa, por 5 a 0. Se o resultado confirmou as expectativas, o mesmo não se pode dizer sobre o destaque do jogo. Pouco conhecido por aqui, o "nômade" brasileiro Carlos Vinícius roubou a cena na equipe de José Mourinho ao marcar três gols.
Quem é Carlos Vinícius?
Natural de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, Carlos Vinícius chegou à base do Santos aos 17 anos, onde jogou no meio-campo e na zaga. Dois anos depois, se transferiu às categorias inferiores do Palmeiras. Lá, por convite do técnico Marcos Valadares, o jogador de 1,90m de altura passou a atuar no ataque.
Após deixar o Verdão, teve duas passagens sem grande destaque por Caldense e Grêmio Anápolis, onde esteve prestes a abandonar o futebol. Já no fim de seu contrato, porém, Carlos Vinícius se destacou ao marcar dois gols em uma partida contra a Aparecidense, despertando o interesse do Real Sport Clube, que atuava na segunda divisão portuguesa.
Em sua primeira temporada em solo português, o atacante rapidamente se destacou e, menos de seis meses após sua chegada, já com 12 gols marcados, assinou um contrato de cinco anos com o Napoli, da Itália. Como é de praxe na Europa, Carlos Vinícius não foi utilizado de imediato pelo clube italiano, que o emprestou para o Rio Ave.
Com 14 gols em apenas 20 partidas na primeira divisão portuguesa, o brasileiro chamou a atenção do Monaco, que em janeiro de 2019 o contratou por empréstimo. No principado, o jogador ajudou o clube a evitar o rebaixamento no Campeonato Francês. Seis meses depois, voltou a Portugal.
O destino da vez foi o Benfica, que adquiriu os direitos econômicos de Carlos Vinícius por 17 milhões de euros. Pelos encarnados, o jogador conquistou a artilharia do Campeonato Português na temporada 2019-20, com 18 gols em 32 jogos, sendo vice-campeão da liga e da copa local.
No início da atual temporada, indicado pela comissão técnica de Mourinho e agenciado pelo renomado empresário Jorge Mendes, Carlos foi cedido ao Tottenham por empréstimo para ser uma opção de reserva com características similares a Harry Kane -- altura, força e boa finalização.
Apesar de ter atuado em apenas nove jogos, somando 430 minutos em campo, o brasileiro já marcou seis gols -- ostentando uma expressiva média de um tento a cada 71 minutos. Além dos três marcados domingo (10), o jogador de 25 anos balançou a rede três vezes pela Liga Europa -- uma contra o Royal Antwerp, da Bélgica, e duas contra o Ludogorets, da Bulgária. A concorrência na equipe londrina é dura, mas o brasileiro tem aproveitado bem as oportunidades dadas por Mourinho.
Do UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário