quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Vargem Grande faz pagamento aos trabalhadores da cultura com o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc

Prefeito Carlinhos Barros com trabalhadores da cultura.
Foto: Alemão/Arquivo.

O prefeito Carlinhos Barros finalizou o pagamento do setor cultural de Vargem Grande, através dos recursos do governo federal, pela Lei Aldir Blanc. O auxílio emergencial para cultura foi criado em 2020, em homenagem ao compositor brasileiro Aldir Blanc, falecido durante a pandemia do coronavírus. A Lei visa socorrer os trabalhadores da área cultural, um dos setores mais atingidos pela pandemia, pois devido o avanço da Covid-19, todo o calendário cultural foi afetado, interrompendo eventos e festas tradicionais, deixando os profissionais da cultura sem possibilidades de trabalho.

O cancelamento dos eventos afetou fortemente Vargem Grande, que vinha realizando um dos maiores carnavais do Maranhão e possui grande diversidade de grupos culturais e brincadeiras juninas. Além disso, o município é o local do tradicional Festejo de São Raimundo dos Mulundus, que recebe milhares de fiéis e movimentava economicamente a região com grandes eventos. Com o isolamento social obrigatório, todo o setor de cultura e de turismo foi atingido, gerando uma queda na renda dos trabalhadores que dependiam das festas nesse período.

Para o recebimento do recurso da Lei Aldir Blanc, os municípios tiveram que solicitar a verba junto ao governo federal e realizar um longo processo interno que exigia várias etapas como: plano de ação, mapa cultural municipal, adequação da lei orçamentaria, seleção dos grupos e instituições culturais.

Em Vargem Grande, todo o processo foi concluído, beneficiando 61 grupos e instituições culturais, dentre eles, músicos, bandas, brincadeiras de São João, carnaval e manifestações tradicionais. O auxílio emergencial da cultura chega em boa hora, visto que, apesar da vacina, não se vislumbra um retorno dos grandes eventos a curto prazo. 

O setor cultural foi um dos primeiros a parar e será, provavelmente, um dos últimos a voltar às atividades normais, já que as aglomerações continuam proibidas em todo o país. Esperamos que em breve todos os trabalhadores da cultura possam voltar a alegrar nossas mentes com arte, cultura e lazer para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário