quarta-feira, 19 de junho de 2019

Othelino Neto participa da culminância do projeto "Teia de Sustentabilidade" e recebe homenagem

Homenagem ao deputado Othelino.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e os deputados Wendell Lages (PMN) e Duarte Jr. (PCdoB) foram homenageados, nesta segunda-feira (17), durante a culminância do projeto “Teia de Sustentabilidade”, desenvolvido pela 2ª Vara da Comarca de Justiça de Itapecuru-Mirim e parceiros. Na ocasião, os parlamentares receberam a placa de reconhecimento ao incentivo e apoio dado às ações do projeto. O deputado Felipe dos Pneus (PRTB) também prestigiou o evento.

“Esse é um projeto que vai servir de modelo para outras regiões do estado. É um projeto muito bem articulado, construído pela Dra. Mirella, juíza local, assim como pela Dra. Carla, promotora, envolvendo outras instituições, como o Poder Legislativo, o Poder Executivo local e mostrando que, de forma articulada, é possível envolver a sociedade e estabelecer uma relação sustentável com o uso dos recursos naturais”, afirmou Othelino Neto, que agradeceu a homenagem recebida.

“É um projeto que muito nos encanta e, quem o conhece, não o deixa mais. E esse é um dos objetivos, ir espalhando a quantidade de pessoas que se ligam a essa causa do desenvolvimento sustentável e do cuidado com o meio ambiente. Então, nesse sentido, a união em torno desta causa, que é de todos nós, é fundamental”, completou o presidente da Alema.

Programação
Projeto “Teia de Sustentabilidade”
O evento contou com uma vasta programação, iniciada com uma visita ao povoado Monte Cristo, escolhido, no mês de março deste ano, para ser a primeira comunidade “Lixo Zero” de Itapecuru. Também foi realizada uma audiência pública, no auditório do IFMA, para apresentação dos resultados do projeto Teia de Sustentabilidade. Participaram representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, secretários, entidades de classe, cooperativa de catadores, sociedade civil organizada, estudantes e comunidade local.

Segundo a juíza Mirella Freitas, titular da 2ª Vara e diretora do Fórum da Comarca de Itapecuru, o Teia de Sustentabilidade alcançou o índice de mais de 10 toneladas em coletas seletivas, reciclagem, fomento da cooperativa de catadores, ações para compostagem e reciclagem no povoado Monte Cristo.

“Esse é um projeto diferenciado, pois ele não foi construído de forma isolada, mas em conjunto, por uma série de poderes e instituições e que tem o objetivo de reduzir a poluição, ter a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, incentivar a reciclagem e, também, a coleta seletiva. Então, hoje é um dia de muita comemoração, pois estamos fazendo uma prestação de contas daquele que foi feito desde a primeira audiência pública e, também, apresentando os resultados para a população”, destacou.

“Essa Teia de Sustentabilidade é muito importante para o estado do Maranhão. O projeto está de parabéns e é um momento para despertarmos, inclusive, para a importância do Rio Itapecuru, pois temos preocupação com isso, até porque essa bacia sustenta toda a Ilha de São Luís. Então, essa Teia de Sustentabilidade, com certeza, vai prosperar”, assinalou o desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Ao final da culminância houve a apresentação do grupo teatral “Pão com Ovo”, que contou com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), além de exposição de artesanatos e produtos feitos com materiais recicláveis, premiação das Ecogincanas e apresentações musicais e de dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário