sábado, 22 de junho de 2019

Prova da OAB: Candidatos aprovados no último exame recebem homenagem em São Luís

Alunos da Estácio São Luís aprovados no Exame da OAB.
Terminar a faculdade é, para muitos estudantes de Direito, a parte mais fácil na caminhada rumo à vida profissional. A etapa considerada mais difícil mesmo por muitos deles é ser aprovado no Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para atuarem como advogados. Por isso, conquistar a aprovação é motivo de comemoração.

Com cerca de 60 alunos aprovados no exame mais recente aplicado pela OAB, e ciente de que a instituição de ensino deve sempre primar pela qualidade dos estudos dos alunos, a Faculdade Estácio São Luís homenageou esta semana os alunos que obtiveram a aprovação na última fase da prova.

Segundo a coordenadora geral do curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís, Renata Reis, a ideia de homenagear os alunos aprovados é uma forma de reconhecer a vitória de cada um. “O intuito é de valorizar essa conquista. A vitória alcançada por eles tem reflexo direto na instituição, pois prova que estamos preparando e capacitando nossos alunos da forma correta. Acreditamos estar contribuindo para que esses jovens deem o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho”, enfatiza.

Superação

A prova da OAB é obrigatória apenas para alunos do 10º período e recém-formados, mas alunos do 9º período também podem experimentar o teste. Foi o que fez Antônio Sousa, aluno do 9º período de Direito da Estácio. Ansioso em conhecer a prova, o jovem universitário respondeu pela primeira vez a prova e logo passou. “Fiquei muito feliz quando recebi o resultado. Na primeira fase, não me preparei. Já na segunda, eu me esforcei bastante e recebi o incentivo dos professores, o que foi muito significativo. Agora, só preciso me preocupar com a monografia e finalizar o estágio”, conta animado.

Amanda Betânia, aluna do 10º período do curso de Direito.
Feliz com a aprovação dos alunos, o Diretor Geral da Faculdade Estácio São Luís, Antônio Teixeira, destacou o caráter motivador da ação. “Quando reconhecemos os esforços dos nossos alunos estamos mostrando a eles que nos preocupamos e torcemos pela vitória de cada um. Além disso, esse reconhecimento também é uma forma de incentivar os futuros alunos que passarão pela mesma experiência”, pontua.

Quem também teve a felicidade de passar na prova foi a aluna do 10º período do curso de Direito, Amanda Betânia. Para ela, a aprovação só foi possível graças à experiência adquirida no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio São Luís. “O NPJ foi fundamental para a minha aprovação na OAB. Lá recebo a orientação dos professores e consigo aplicar o conhecimento que aprendo em sala de aula, o que foi essencial nas peças jurídicas da prova”, reconhece.

Convidado para contar sua experiência com o exame da OAB e parabenizar os recém-aprovados, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Maranhão, Dihones Muniz, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos alunos de Direito ao fim da graduação. “O final de uma graduação sempre traz grandes preocupações. É a produção do TCC, estágios obrigatórios e ainda o peso de ser aprovado na OAB. Hoje, a prova da OAB é um dos exames mais criteriosos que há. No entanto, encontramos aqui um desempenho significativo que mostra a união de uma boa base acadêmica aliada à dedicação de cada estudante em conquistar seus objetivos. E ficamos muito felizes com esse resultado”, conta o presidente.

Honrada em participar do evento, a coordenadora do projeto OAB nas universidades, Caroline Carvalho, destacou o papel fundamental da OAB dentro das universidades. “Formei-me recentemente e sei o quanto é importante discutir as questões relacionadas à OAB ainda no ambiente acadêmico. Hoje, como coordenadora do projeto OAB nas universidades, vejo o papel fundamental desta ferramenta na aproximação do acadêmico de Direito da prova da Ordem, mostrando para esses alunos que a prova não é tão difícil”, destacou.

Núcleo de Práticas Jurídicas

Criado para atender à população de baixa renda de São Luís, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio São Luís, criado há cinco anos, serve de laboratório para os alunos da Casa e futuros advogados, prestando consultoria jurídica de forma gratuita. O serviço é realizado por acadêmicos, a partir do 7º semestre, do curso de direito, sob orientação e supervisão dos professores.

Segundo a coordenadora do núcleo, Hilza Paixão, o NPJ é uma excelente oportunidade dada aos alunos para praticarem o que aprendem em sala de aula e se preparem para a prova da OAB. “O NPJ representa a oportunidade de os acadêmicos de Direito colocarem em prática o que aprendem na academia, assim como, amplia a possibilidade da população em obter informações na área jurídica”, conta.

O núcleo funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h na sede da instituição (Rua Grande, Canto da Fabril, Centro), com atendimento à comunidade o núcleo faz parte do programa de prática profissional do estágio obrigatório exigido pelo Ministério da Educação e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para a formatura dos bacharéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário