domingo, 30 de junho de 2019

Desenhos com flores de jambeiro se tornaram atração em São Luís

Valteni desenha a calçada da maternidade com flores do jambeiro.
(Foto: Márcio Sampaio)
Flores de jambo. Uma vassoura. Uma calçada. Esse é o cenário da arte de Valteni Moraes da Silva, 42 anos, que transforma a entrada da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, em telas ao ar livre.

O auxiliar operacional de serviços gerais da unidade da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Valteni Moraes da Silva, diariamente, surpreende os usuários da maternidade com os desenhos com flores de jambo na calçada.

A ideia surgiu no Dia dos Namorados. Na ocasião, Valteni Moraes preparou uma homenagem para esposa, Maria Ester da Silva. Desde então, ele continua colorindo a calçada da unidade. “Comecei a desenhar usando as flores do jambeiro que estavam espalhadas pelo estacionamento. Faço um desenho diferente por dia”, disse.

Com temas diversos, cada desenho leva cerca de 30 minutos para ser concluído. A cada manhã, Valteni Moraes da Silva inicia o seu trabalho realizando a limpeza da unidade. Na área do estacionamento, ele sempre encontra flores de jambo espalhadas no chão.

“O desenho vem da minha cabeça. Eu não faço molde em lugar nenhum, apenas um rabisco com a vassoura no chão, para em seguida começar a modelar com as flores. Depois de dar vida ao desenho, aos poucos vou preenchendo e retocando partes que precisam de acertos”, explicou Valteni Moraes da Silva.

Unidade 

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão funciona a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Materna do estado. A UTI Materna é estruturada para atender pacientes obstétricas graves, no período pré, intra e pós-parto, com doenças próprias da gravidez ou nela intercorrentes, que necessitem de internação em regime de cuidados intensivos.

Trabalham na UTI plantonistas especialistas em terapia intensiva e gineco-obstetras, além de uma equipe de enfermagem especializada em UTI. A ala conta, ainda, com o apoio de médicos de diversas especialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário