sábado, 15 de junho de 2019

Prefeitura de Vargem Grande realiza blitz educativa de combate ao trabalho infantil

Ação contra o trabalho infantil realizada em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande, através da secretaria municipal de Assistência Social, realiza a Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil que esse ano traz o tema: "Criança não deve Trabalhar. Infância é para Sonhar".

O objetivo da campanha é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

O dia “D’’ da Campanha é 12 de junho, onde ocorreu uma blitz educativa em pontos estratégicos da cidade que são vulneráveis ao trabalho infantil e de grande circulação de pessoas. O objetivo foi alertar a sociedade acerca das consequências negativas, físicas e psicológicas que o trabalho precoce causa às crianças e adolescentes. Entre eles, os mais frequentes, são o baixo rendimento escolar e, consequentemente, a evasão escolar.

Blitz educativa realizada em Vargem Grande.
Toda a equipe da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com a secretaria de Educação, secretaria de Saúde, conselho tutelar, CMDCA, polícia militar e guarda municipal, participaram do momento. No dia anterior também ocorreu uma panfletagem na feira e região central da cidade, que teve como foco sensibilizar e orientar às pessoas acerca dessa triste realidade.

Durante todo o mês de junho, o Cras e o Creas realizarão diversas atividades na rede municipal e estadual de ensino, tanto com os alunos como os pais e professores, com o objetivo de orientar e combater o Trabalho Infantil.

"A divulgação junto à sociedade e nos meios de comunicação tem o intuito de proteger e defender os direitos das crianças e adolescentes. A ideia é sensibilizar que toda sociedade pode fazer sua parte, denunciando no Disque 100, de forma que essas denúncias cheguem até nossos equipamentos e serviços", disse a secretária adjunta da Semas Eranildes Coelho.

ENTENDA

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário