quinta-feira, 8 de junho de 2023

VÍDEO: Homem que furtou chocolates tem pés e mãos amarradas e é carregado por policiais militares

Momento registrado em vídeo.
Amarrado com uma corda pelos pés e pelas mãos, um homem negro suspeito de ter furtado chocolates em um mercado de São Paulo foi arrastado por policiais militares. Os agentes também o jogaram em uma maca, depois de o segurarem pela corda e pela camiseta, para que fosse levado ao carro da polícia. Parte da ação foi filmada, e as imagens são fortes. Abaixo, veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:

Onde e quando aconteceu? Um mercado na Vila Mariana, bairro da Zona Sul da capital paulista, foi furtado neste domingo (04). Os policiais abordaram o suspeito numa rua nas proximidades. Ele foi levado para a UPA Vila Mariana para atendimento, onde o vídeo foi gravado. Uma testemunha na UPA chegou a questionar o motivo de o suspeito estar amarrado e foi levada à delegacia. Um dos policiais estava com os joelhos ralados.

O que aconteceu no mercado? Segundo o boletim de ocorrência, três pessoas participaram de um "arrastão" para furtar alimentos do mercado. Também de acordo com o documento, um funcionário do estabelecimento contou que três pessoas entraram no comércio por volta das 23h30 e levaram produtos — uma caixa de chocolate, cerveja, bebida alcoólicas, energéticos e macarrão.

Como o suspeito foi identificado? O funcionário do mercado indicou aos policiais que faziam patrulhamento pelo local as roupas dos suspeitos e para onde eles teriam corrido. Na Rua Morgado de Mateus, os PMs encontraram o homem com duas caixas de chocolate. De maneira informal, ele teria confessado o furto. O boletim de ocorrência também informa que outra viatura começou a fazer patrulha na região após receber, em grupos de WhatsApp, imagens do furto no mercado.

O que dizem os policiais sobre o homem ter sido amarrado? O rapaz não teria obedecido a ordem dos policiais para que se sentasse e, segundo o boletim, foi "necessário o uso da força para algemá-lo". Foi pedido apoio para outra viatura e, ao todo, quatro PMs usaram uma corda para amarrá-lo pelas mãos e pelos pés. Em determinado momento, ainda segundo o BO, ele disse que “se levantaria e correria” e falou, supostamente, que “pegaria a arma dos policiais e daria vários tiros” neles.

O que aconteceu com os policiais? A Polícia Militar (PM) afastou os policiais. Um inquérito foi aberto para apurar a conduta dos agentes de segurança. Por meio de nota, a Polícia Militar disse que a conduta dos agentes não é compatível com o treinamento e com os valores da instituição e que as ações gravadas "estão em desacordo com os procedimentos operacionais padrão da instituição".

Quem é o homem e o que aconteceu com ele? Robson Rodrigues Francisco, de 32 anos. Ele foi detido por furto, crime de resistência, ameaça e corrupção de menores. Um outro adulto, de 38 anos, também foi preso e um adolescente, de 15, foi apreendido. Foi verificado que ele tinha passagem por furto e em "situação de completa vulnerabilidade social”, conforme o boletim de ocorrência.

Confira as IMAGENS FORTES:


Do G1.

Um comentário: