quinta-feira, 1 de abril de 2021

Estudante maranhense tira nota máxima na redação do Enem e quer realizar sonho de cursar medicina

Foto: Reprodução/TV Mirante.
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, 28 candidatos tiraram nota mil na redação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesse grupo seleto, aparece o nome de uma maranhense: Júlia Vieira, de 18 anos, que esteve entre os mais de 2,7 milhões de estudantes que fizeram o exame.

De Imperatriz, segunda maior cidade do estado, Júlia disse que teve dificuldades de acessar a plataforma por causa de instabilidades no sistema, mas que ficou feliz com a surpresa dos resultados.

"Primeiro, eu não acreditei. Fico olhando pro site e não acreditei. Depois, a ficha vai caindo e começa a aparecer um misto de alegria e gratidão. Até por ver outras pessoas que investiram em mim, acreditaram em mim, felizes junto comigo. É bom ver o todo esforço sendo recompensado", disse a estudante.

Segundo o Inep, houve queda no número de estudantes com desempenho máximo e isso pode ter relação com a altíssima taxa de abstenção: na edição impressa do Enem 2020, aplicada durante a pandemia, mais da metade dos inscritos faltou.

Júlia, no entanto, esteve presente e fez a versão impressa do Enem, cujo tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Ela já havia escrito redações sobre esse assunto e contou sobre o desenvolvimento do texto.

“Eu lembro de ter abordado sobre o preconceito contra as pessoas que sofrem de transtornos mentais e também abordei a questão da gente ter a expectativa de que as pessoas tenham uma vida perfeita e a gente se frustrar com isso, justamente pelas redes sociais, e por tudo que a gente tá vivendo agora. Essa expectativa da vida perfeita, da mente equilibrada, tudo isso também acaba contribuindo pra essa estigmatização”, relata a estudante, que faz o Enem desde o 9º ano do fundamental.

Com o resultado do Enem em mãos, a estudante agora vai em busca de realizar seu sonho: fazer medicina em uma universidade pública. Além disso, para quem vai fazer a prova nos próximos anos, Júlia é precisa ao dizer que praticar faz toda diferença. "Eu costumava fazer duas redações por semana para não perder a prática. Então, não tem outra, o jeito é praticar. É achar o seu jeito de escrever, sua forma, seu modelo, e a prática faz com que a gente fique mais confiante", aconselhou.

Do G1 MA.

2 comentários:

  1. Sentimos muita satisfação em aplaudir o mérito da jovem Julia, na classificação entre as melhores redações no Enem. Percebe-se que ela não tirou do nada. Treinou, estudou e até enfrentou dificuldades tecnológicas. Diferentemente de outros privilegiados ( filhinhos de figurões,com vantagens de acesso à bens materiais, etc ), que costumam passar na frente, Messi nosso país . A medicina é assim, sacrifício, estudo constante, empenho. Você tem todo perfil de uma excelente médica. Que assim seja. Leda Nascimento de Sao Luis

    ResponderExcluir
  2. Sentimos muita satisfação em aplaudir o mérito da jovem Julia, na classificação entre as melhores redações no Enem. Percebe-se que ela não tirou do nada. Treinou, estudou e até enfrentou dificuldades tecnológicas. Diferentemente de outros privilegiados ( filhinhos de figurões,com vantagens de acesso à bens materiais, etc ), que costumam passar na frente, nesse nosso país . A medicina é assim, sacrifício, estudo constante, empenho. Você tem todo perfil de uma excelente médica. Que assim seja. Leda Nascimento de Sao Luis

    ResponderExcluir