sexta-feira, 6 de março de 2020

Assassinato do ex-prefeito de Presidente Vargas Bertin completa 13 anos

Ex-prefeito Bertin.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Hoje, dia 06 de março de 2020, completam exatos 13 anos do assassinato do então prefeito de Presidente Vargas Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o Bertin, que na época tinha 47 anos. Pedro Pereira de Albuquerque, o Pedro Pote, que também estava no carro com o prefeito, conseguiu sobreviver e foi peça fundamental na identificação dos assassinos e nas investigações.

CONDENAÇÃO

Os policiais José Evangelista Duarte Santos, Benedito Manoel Martins Serrão e Raimundo Nonato Gomes Salgado foram condenados pelo crime em dezembro de 2018. Os três acusados foram considerados culpados por decisão dos jurados cidadãos do Conselho de Sentença, sendo todos condenados à mesma pena de 34 (trinta e quatro) anos, 4 (quatro) meses e 15 (quinze) dias de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente fechado. Mas, já estão em liberdade e não perderam a farda da PM (saiba mais).

O CRIME

De acordo com informações do inquérito policial que apurou a ocorrência, no dia 6 de março de 2007, por volta das 22h45min, na altura do Km 193 da BR 222, em Itapecuru- Mirim, no povoado "Cigana", as vítimas Raimundo Aguiar e Pedro Albuquerque viajavam no sentido Itapecuru-Mirim - Vargem Grande, em carro conduzido pelo primeiro, quando outro carro os alcançou, forçando a parar, sob a mira de armas de fogo, tendo sido disparados dois disparos, na porta esquerda do veículo das vítimas. 

Em seguida, os três denunciados, todos militares, renderam as vítimas, tentando algemá-las uma à outra. Um denunciado efetuou dois disparos em Bertin - um na região frontal, e outro na região mandibular -, e os outros denunciados tentaram imobilizar a segunda vítima, Pedro Pote, tendo um denunciado efetuado um disparo na região mamária direita, transfixando o tórax. 

Depois de lutar contra o soldado Salgado, a vítima Pedro Pote conseguiu se livrar das algemas mas ao tentar fugir foi perseguido e golpeado, com estocadas de faca na cabeça. Após os crimes, os acusados fugiram ao notar a chegada de um terceiro veículo trafegando na BR.

4 comentários:

  1. Os que mandaram matar ainda estão solto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soltos e se elegendo aqui em Presidente Vargas meu amigo.

      Excluir
  2. Se os que mataram, estão soltos e nem perderam a farda imagine os mandantes...

    ResponderExcluir
  3. RETRATO DO BRASIL...INPUNIDADE TOTAL.

    ResponderExcluir