quarta-feira, 25 de março de 2020

Entidades Médicas pedem ao governador maior rigor no isolamento domiciliar no Maranhão

Entidades Médicas.

Na manhã desta terça-feira, 24, as entidades: Sindicato dos Médicos do Maranhão, Conselho Regional de Medicina e Associação Médica do Maranhão, protocolaram um ofício ao governador Flávio Dino solicitando que sejam aplicadas todas as medidas possíveis para intensificar ao máximo o isolamento domiciliar da população maranhense.

Segundo o documento, em todos os locais do mundo em que se conseguiu algum êxito na retenção da proliferação dos casos mais graves, foi o isolamento domiciliar compulsório a medida mais eficaz.

A intenção seria evitar o colapso do sistema de saúde, uma vez que uma explosão de casos graves não teria como ser atendida em toda a estrutura pública ou particular no Maranhão, e muitas pessoas não teriam a assistência adequada.

Segundo as entidades médicas, grande parte da população ainda não se conscientizou dos riscos que a Pandemia pode trazer nas próximas semanas, tanto na capital, quanto em todo o estado do Maranhão.

Muitas pessoas continuam circulando normalmente, como se nada estivesse acontecendo, e somente por uma ação restritiva do estado, que tem o direito e o poder de intervir adotando medidas restritivas, em nome do bem comum, é que essas pessoas serão convencidas a permanecer em suas casas.

De acordo com as entidades médicas muitas atividades não essenciais que ainda permanecem funcionando e também deveriam ser paralisadas, como obras públicas e privadas, comércio informal, atendimentos médicos eletivos ambulatoriais públicos ou privados, entre outros.

Somente atividades essenciais deveriam permanecer funcionando nesse momento de extremo risco, tal como atendimento médico de pronto atendimento, urgência e emergência, abastecimento de alimentação, serviços de água, luz, e internet, comunicação, segurança, etc.

PREOCUPAÇÃO COM A ASSISTÊNCIA EM SAÚDE E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

O ofício solicita também que sejam tomadas todas as providências para prover o maior número possível de leitos hospitalares, tanto de enfermaria, quanto de UTI, bem como todos os equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde.

Em documento anterior as entidades médicas já haviam apresentado à Secretaria de Saúde do Estado, várias sugestões para contribuir na organização e segurança do atendimento.

PREOCUPAÇÃO COM OS MAIS NECESSITADOS

A carta das entidades médicas manifesta ainda extrema preocupação com as pessoas que vivem na economia informal e que precisam da ajuda do Estado para se manter em casa pelo tempo que for necessário. Por isso recomenda a adoção de ações de assistência social, tais como: distribuição de cestas básicas e do vale alimentação, cujas distribuições poderiam ser coordenadas pela Secretaria de Assistência Social.

CARTA AOS PARLAMENTARES

A mesma preocupação com os mais necessitados e também com sua assistência médica, foi manifestada pelas entidades médicas: Associação Medica, Sindicato dos Médicos e CRM-MA, em carta aberta aos parlamentares maranhenses de âmbito municipal, estadual e federal, tendo sido protocolada na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Nesta carta conclamam todos os parlamentares para que destinem o maior número possível de verbas de emendas para suprir um programa de assistência social que vise manter a segurança alimentar dos mais necessitados durante o período de quarentena obrigatório e ainda prover recursos financeiros ao Estado, para equipar e manter toda a estrutura necessária, pela possibilidade do surgimento de casos graves, além da compra de grande número de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário