Restaurante Popular leva segurança alimentar para Governador Newton Bello. (Foto: Ana Laura). |
A população da cidade de Governador Newton Bello foi contemplada, nesta terça-feira (4), com a entrega de uma unidade do Restaurante Popular. Iniciativa do Governo do Estado, este é o 25º restaurante popular do Maranhão. O espaço tem capacidade para servir 200 refeições diariamente, no valor simbólico de R$ 2.
Na cerimônia de inauguração do equipamento, o governador Flávio Dino destacou o compromisso da gestão com as políticas sociais e de garantia do acesso à alimentação a quem precisa. “O governo tem um conjunto de ações sociais e que garantem igualdade de direitos de maior importância, a exemplo da alimentação adequada e digna. Esta é a primeira cidade do programa Mais IDH que recebe esse equipamento e representa uma conquista”, pontuou Flávio Dino. O Restaurante Popular foi aberto ao público logo após a cerimônia.
O equipamento alimentar é uma demanda antiga da região. (Foto: Ana Laura) |
Na ocasião, o governador citou outras ações do Governo do Estado na cidade como a implantação do programa de alfabetização Sim, Eu Posso; presença da Força Estadual de Saúde no atendimento de saúde básica; e medidas de apoio à agricultura familiar.
O restaurante está localizado no prédio do Centro de Referência de Segurança Alimentar, na BR-316, Centro, e além das refeições, vai oferecer atendimento de saúde, atividades físicas e capacitações. O novo espaço estimulou a dona casa Francisca Maia a aprender mais e hoje ela é uma das alunas inscritas nas capacitações. “Agradeço a Deus e ao nosso governador, que nos trouxe algo que esperávamos tanto. Essa cozinha equipada e com estes cursos disponíveis é uma esperança para todos nós que precisamos aprender uma profissão e queremos melhorar nossa vida”, disse.
O espaço será ainda um polo gerador de trabalho e renda à comunidade agricultora do assentamento, que irá abastecer o restaurante com suas produções e contribuir para que sejam servidos pratos ainda mais saudáveis. Trabalhador rural e morador de assentamento, Averaldo Moraes lembra que é uma oportunidade única. “A gente da zona rural não tinha opção para almoçar. Aqui, o alimento é de qualidade, a gente pode fazer um curso e ainda ter uma alternativa de trabalho que ajudar na renda. Parabéns ao nosso governador pelas obras que ele está fazendo na cidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário