terça-feira, 23 de outubro de 2018

Presidentes do TSE e TREs alinham ações para segundo turno das eleições

Encontro realizado nesta segunda.
A ministra presidente do Tribunal Superior Eleitoral reuniu-se nesta segunda-feira (22/10) com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais para alinhar as ações para o segundo turno do pleito, que ocorrerá no dia 28 de outubro. Durante o encontro, também foram mencionadas as medidas que vêm sendo tomadas para combater as chamadas fake news, informações falsas que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Do TRE-MA, participou o desembargador Ricardo Duailibe (presidente), acompanhado do secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) e da assessora Danielle Cavaignac (Comunicação e Imprensa).

Rosa Weber afirmou que as intercorrências provocadas pelas fake news durante o primeiro turno foram enfrentadas com serenidade e firmeza pelos presidentes dos TREs, ressaltando que este fenômeno é um desafio para a Justiça Eleitoral, que está aprendendo a lidar com o problema, adiantando as medidas de enfrentamento que estão sendo tomadas pelo TSE para evitar a proliferação delas durante o segundo turno.

Ricardo Duailibe e Rosa Weber.
Uma delas foi a criação de uma página específica no portal do TSE para esclarecer os eleitores sobre a veracidade das informações que circulam durante o pleito, especialmente as difundidas nas redes sociais. Na página, é possível acessar informações que desconstroem boatos ou mensagens que buscam confundir os eleitores brasileiros. Os esclarecimentos são prestados por meio de informações oficiais da Justiça Eleitoral e de outras instituições públicas, e também a partir dados oriundos de agências de checagem de conteúdo. O conteúdo informativo alerta para os riscos da desinformação, clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

A assessora-chefe da Assessoria de Comunicação Social do TSE, Ana Cristina Rosa, apresentou a página durante a reunião e também exibiu 3 vídeos de uma série que vem sendo produzida pelo Tribunal para combater notícias falsas veiculadas sobre o trabalho da Justiça Eleitoral. Os vídeos terão sua divulgação reforçada no dia das eleições. “A ideia é distribuir esses vídeos pelo WhatsApp, que demonstrou ser a ferramenta mais utilizada para a disseminação das fake news”, explicou a assessora-chefe. “Queremos responder na mesma linguagem, porém com um antídoto mais eficaz para o enfrentamento das notícias falsas, que é a verdade”, disse.

Do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário