terça-feira, 23 de outubro de 2018

Trineta de Cândido Mendes de Almeida tem recepção digna de chefe de estado em Brejo

Trineta de Cândido Mendes.
O domingo, 21 de outubro de 2018, será uma data lembrada por muitos brejenses e moradores de municípios vizinhos à cidade de Brejo, por conta da visita da advogada e pró-reitora internacional da Universidade Cândido Mendes, Dra Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro, trineta do saudoso escritor, advogado, jornalista e senador Cândido Mendes de Almeida (CMA).

A advogada veio ao Maranhão para as comemorações do Bicentenário do ilustre maranhense, nascido no dia 14 de outubro de 1818, no município de Brejo, distante 350 quilômetros de São Luís, na região do Baixo Parnaíba, a nordeste do estado. A ação foi promovida pela Academia Ludovicense de Letras (ALL) em parceria com outras instituições acadêmicas e de classe, a exemplo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB/MA), dentre outras. A visitante é Pró-Reitora internacional da Universidade Cândido Mendes e reitora do Campus Ipanema, no Rio de Janeiro. 
Trineta de Cândido Mendes.
A ALL organizou programação para a visitante contemplando a participação dela em eventos na capital e no interior do estado. A convidada chegou na capital maranhense na última quinta-feira (18) e, no dia seguinte, proferiu a primeira palestra, realizada na Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI), evento organizado pela ALL e pelo IHGM. Em seguida à palestra, no mesmo espaço, aconteceu o lançamento de um livro sobre a vida e a obra de CMA, trabalho realizado pelos acadêmicos Célio Sardinha e Roque Macatrão.

No sábado (20), palestra na Feira Literária de Itapecuru Mirim, evento organizado pela Academia Itapecuruense de Letras e Artes. No final do dia a caravana seguiu para a cidade de Chapadinha e, no domingo, para a cidade de Brejo. Na chegada, na praça da igreja, ao lado do busto de CMA, a surpresa para os integrantes da caravana. Uma turba convidada pela Prefeitura Municipal de Brejo e pela Academia de Letras do município aguardavam a visitante ilustre, entre os quais o presidente da Academia, o prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara Municipal, secretários municipais, vereadores, diretores de escola, professores, dentre outros. Uma afinada banda de música da cidade tocou o hino do município, que tem no refrão um verdadeiro louvor ao filho mais ilustre. 

A recepção contou ainda com uma missa, fotos no busto de Cândido Mendes, visita à escola que tem o nome do homenageado e à Academia de Letras e Artes de Brejo e ao memorial do acadêmico Roque Pires Macatrão, um grande museu da cultura sertaneja. Em seguida o grupo seguiu para um almoço caprichado em um restaurante à beira de um riacho. A estada no município brejense foi finalizada com uma visita à casa onde morou o desembargador e membro da Academia Maranhense de Letras (AML) Henrique Costa Fernandes, avô da acadêmica Ceres Costa Fernandes, que integrou a caravana. 
Trineta de Cândido Mendes.
A última atividade da agenda da visitante Andreya Mendes de Almeida em solo maranhense foi uma palestra na sede da OAB/MA, ocorrida às 19h desta segunda-feira (22). O evento é aberto ao público e está sendo promovido pela AMLJ, OAB/MA e ALL. A convidada retorna ao Rio de Janeiro na terça-feira (23).

A vinda da doutora Andreya Mendes de Almeida S. Navarro faz parte da programação da Academia Ludovicense de Letras (ALL), que neste ano decidiu homenagear algumas personalidades ilustres que prestaram relevantes contribuições ao estado do Maranhão, a exemplo de Graça Aranha (no sesquicentenário do seu nascimento), Fran Paxeco (por ocasião do centenário da Faculdade de Direito), Benedito Leite (161 anos) e Cândido Mendes de Almeida (no seu bicentenário).

Fonte: ALL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário