segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Maranhão: 2º turno das eleições transcorreu com normalidade, diz TRE


Neste domingo (28/10), no Maranhão, ocorreu o 2º turno das eleições para presidente e a nova eleição para prefeito do município de Bacabal, que foi avaliada como positiva pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Duailibe. O magistrado anunciou a apuração de 98,8% dos votos para presidente da República e 100% dos votos para prefeito de Bacabal às 20h29, em entrevista coletiva na sede do órgão. O final da apuração para presidente encerrou às 23h48. 

“Com tranquilidade e a consciência do dever cumprido, a Justiça Eleitoral do Maranhão encerra com êxito as eleições gerais de 2018", comemorou Duailibe, acrescentando que o sucesso do processo deve-se a todo o empenho dos magistrados, servidores, mesários e colaboradores que trabalharam com afinco, dedicação e responsabilidade. Destacou, ainda, a participação e parceria da imprensa. 

Durante a votação, foram apresentadas 87 ocorrências com relação as urna eletrônicas com necessidade de 54 substituições (21 na capital e 35 no interior). Apesar dos incidentes, o Regional considerou o percentual pequeno e dentro do esperado. 

Já o número de ocorrências ligadas à segurança diminuiu consideravelmente em relação ao 1º turno. A Polícia Militar informou ter realizado 9 apreensões, entre violação do sigilo do voto, fotos e vídeos feitos na seção e descumprimento da Portaria 800/2018 da Secretaria de Segurança Pública, que regulamentou a proibição, fornecimento e o consumo de bebida alcoólica. 

Bacabal 

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, a cidade de Bacabal no Maranhão, e outras 7 no país (Planalto da Serra -MT, Croata-CE, Turvelândia-GO, Planaltina-GO, Davinópolis-GO, Divinópolis de Goiás-GO, Serranópolis-GO), foram às urnas neste domingo, 28 de outubro, escolher entre candidatos para presidente e prefeito. 

O eleito em Bacabal foi Edvan Brandão com 23.355 votos (50,49%). A totalização do resultado foi anunciada pelo juiz Jorge Antonio Sales Leite, titular da 13ª zona eleitoral. O número de eleitores da cidade aptos a votar era 58.494, distribuídos em 214 seções de 85 locais de votação. A abstenção registrada foi de 8.245 eleitores (14,10%). 

Em segundo lugar ficou Cesar Brito (PPS 23) pela coligação “Bacabal vai vencer”, com 20.817 (45%), seguido de Luizinho Padeiro (PSB 40) com 877 votos, Giselle Veloso (PR 22) pelo Partido da República com 681 e Professor Maninho (PRB 10) pelo Partido Republicano Brasileiro com 529. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário