quinta-feira, 30 de novembro de 2017

3ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Itapecuru-Mirim completa três anos

Bombeiros Militares da 3ª Companhia Independente.
Criado no dia 30 de novembro de 2014, o Quartel “Honorato Almeida Santos”, correspondente à 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militares, iniciou suas atividades na região do Vale do Itapecuru. O nome do quartel foi uma homenagem ao sargento reformado ‘Honorato Almeida Santos’, primeiro itapecuruense a integrar as fileiras da Corporação Bombeiro Militar no Maranhão.

A 3ª Companhia Independente integra o Comando Operacional de Área 2 do CBMMA, juntamente com as 4ª Companhia Independente e 5ª Companhia Independente, nas cidades de Barreirinhas e Chapadinha, respectivamente, sendo instalada através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), proporcionando a manutenção dos serviços emergenciais do Corpo de Bombeiros Militares no município diuturnamente. 

Conforme distribuição circunscricional realizada pelo Alto Comando da Corporação, a 3ª Companhia Independente é responsável por atender treze municípios de sua região geográfica. Sendo eles: Anajatuba, Bacabeira, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Rosário, Santa Rita e Vargem Grande, totalizando mais de 350 mil pessoas.

A 3ª Companhia Independente conta com quatro viaturas operacionais totalmente equipadas, sendo um Auto-Bomba Tanque (ABT) do Tipo Caminhão da Marca FORD para combater os incêndios urbanos e florestais, uma Unidade de Resgate (UR) do Tipo DUCATO da Marca FIAT que opera como Ambulância de Suporte Básico de Vida para atender as vítimas de Traumas e Emergências clínicas, uma viatura Auto-Resgate (AR) Tipo Pick-up S-10 para realizar as operações de salvamento, resgate e desencarcerar vítimas presas em ferragens provenientes dos acidentes automobilísticos e uma moto operacional da Marca Honda XRE 300 cilindradas.

Viaturas operacionais da 3ª Companhia Independente.
Quando inaugurada em 30 de novembro de 2014, a 3ª Companhia Independente teve o Sr. Major ABNER Ferreira de Carvalho, atualmente Tenente Coronel BM como seu primeiro comandante, que por sua vez, passou o comando, naquele período, ao Capitão PATRÍCIO Daniel dos Passos Penha no dia 22 de maio de 2015, ficando o novo comandante afastado entre os meses de setembro a dezembro de 2015 para frequentar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia Coronel Walterler em Natal-RN, momento em que o Capitão Wadson Mayckel assumiu interinamente o comando da unidade até dezembro de 2015, onde o Major PATRÍCIO reassumiu o comando da companhia após conclusão do curso e promoção ao posto atual.

"Agradecemos em primeiro lugar ao nosso bom Deus pela concessão de disposição ao trabalho, ao Governo do Estado do Maranhão pela sensibilidade de presentear a população do Vale do Itapecuru com a instalação de uma unidade do CBMMA e ao alto comando do CBMMA na pessoa do Sr Comandante Geral pela confiança dispensada ao nosso trabalho", comentou o Major Patrício Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário