domingo, 11 de abril de 2021

Exposição mostra imagens raras do Festejo de São Raimundo Nonato no ano de 1948 em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Exposição O Maranhão por Pierre Verger, criada pela curadora Paula Porta e montada nas dependências do Centro Cultural Vale Maranhão, mostra como foi a passagem do fotógrafo francês pelo Maranhão, em 1948. 

As 80 imagens foram selecionadas dentre as 516 fotografias feitas por ele no estado, entre os dias 20 de agosto e 3 de setembro daquele ano, pertencentes ao Acervo da Fundação Pierre Verger, responsável pela guarda de 62 mil negativos produzidos por Verger ao longo de sua trajetória, além de seu acervo documental, biblioteca e objetos.

Sendo agosto, Verger teve a oportunidade de conhecer o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus em seu local de origem: o povoado Mulundus, zona rural de Vargem Grande, produzindo imagens também raras, poucos anos antes dessa festa – uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão – ser transferida para a sede do município.

Verger fotografa o festejo em seu local de origem e a capela que já não existe. Registra também a estrutura de apoio aos romeiros, os caminhões que os transportavam e as diversões associadas à festa, como jogos de azar, leilões, bailes e a roda cadeiras suspensas, conhecida como Onda Marinha, que contava com músicos tocando no centro.

Confira as imagens raras:






Veja a Exposição O Maranhão por Pierre Verger na íntegra AQUI.

Biografia: Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes.

2 comentários:

  1. Reportagem fantástica, a magia desse festejo magnífico nas fotos é perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima reportagem... Ver essas fotos e tentar se situar no espaço e tempo das fotografias é fantástico... Parabéns Repórter .

    ResponderExcluir