segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Autoridades investigam emboscada que provocou mortes de indígenas no MA

Índios Guajajaras.
Do Portal MA10 - A Semana de Direitos Humanos começou no Maranhão com o registro de mais um ataque aos povos indígenas. Neste fim de semana, pistoleiros ainda não identificados – utilizando um veículo Celta de cor branca – mataram dois líderes Guajajaras no município de Jenipapo dos Vieiras, a 500 quilômetros da capital maranhense.

As vítimas foram identificadas como Firmino Silvino Guajajaras e Raimundo Benicio Guajajara. Dois outros indígenas ficaram feridos e foram levados para o hospital, onde estão sob proteção policial. 

A principal suspeita é que tenha ocorrido uma emboscada provocada pelo conflito existente em terras indígenas envolvendo madeireiros pela posse das terras; a polícia segue investigando o caso. Após o crime, indígenas bloquearam a BR-226, entre os municípios Grajaú e Barra do Corda. A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão também vem acompanhando os casos de violência praticados contra índios no estado.

Os casos de morte envolvendo índios no Maranhão vem chamando a atenção das autoridades governamentais. Recentemente, no início do mês de novembro, outro índio foi assassinado no Maranhão. Paulo Paulino Guajajara foi morto a tiros na Terra Indígena Arariboia. Paulino era um guardião da floresta, responsável por fiscalizar e denunciar invasões na mata. A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular está acompanhando o caso junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional do Índio.

Os indígenas feridos foram encaminhados para o hospital, com apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão. O governador Flávio Dino e o Ministro da Segurança e Justiça, Sergio Moro, se manifestaram sobre o duplo homicídio envolvendo indígenas. Para a Comissão de Direitos Humanos da OAB, é preciso haver um maior planejamento e rigor para prevenir casos de mortes de índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário