domingo, 15 de dezembro de 2019

Cordelista Bráulio Bessa encanta público maranhense em show na Praça Dom Pedro II

Bráulio Bessa atraiu milhares de pessoas para a Vila Natalina.
(Foto: Gilson Teixeira)
A Praça Dom Pedro II, no “coração de São Luís”, parece pequena para o grande número de maranhenses e turistas que diariamente visitam a Vila Natalina, montada em vários pontos do Centro Histórico da capital. Neste sábado (14), uma programação pra lá de especial atraiu ainda mais gente. Centenas de pessoas foram conferir de perto a grande atração da noite, o poeta cordelista Bráulio Bessa, famoso nacionalmente por divulgar a cultura nordestina na Internet e em um quadro semanal no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

No palco montado em frente ao Tribunal de Justiça, Bráulio Bessa mesclou a riqueza da rima do cordel com a mensagem de esperança e de amor ao próximo que fazem parte da magia do Natal.

“Eu acho que a poesia tem um poder muito forte de abraçar as pessoas. Uma vez pediram para eu definir o que era minha poesia e eu fiquei aperreado, não sabia dizer. Na hora eu falei que era um abraço, porque um abraço tem um poder de se adaptar e fazer bem a qualquer pessoa. E isso dialoga muito com esse espírito de Natal, de abraçar, de falar de solidariedade, de amor ao próximo, de esperança principalmente”, disse o poeta.

Autor dos best-sellers “Poesia que Transforma” e “Poesia com Rapadura”, Bráulio Bessa ficou conhecido como “embaixador do Nordeste” ao se tornar um fenômeno da Internet com vídeos de resgate à tradicional cultura da literatura de cordel.

No show em São Luís, Bráulio Bessa bateu papo com Moizes Nobre, expoente maranhense da literatura de cordel.  O poeta cearense se disse “apaixonado pela cultura e pelo povo” do Maranhão. Para ele, estar em São Luís é como estar em casa.

“Eu sou apaixonado por cultura popular. Eu sou um cara que sempre lutei muito para levar a cultura do Nordeste o mais longe possível. Comecei um projeto em 2011 na Internet para falar de cultura nordestina. Eu sou completamente apaixonado pela cultura daqui, pelo povo daqui. Eu acho muito parecido, inclusive, com o povo do Ceará. Então, quando eu estou aqui, eu me sinto realmente em casa”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário