terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Bombeiros que atuaram em Brumadinho recebem a mais alta condecoração do Maranhão

Bombeiros participaram das buscas em Brumadinho por 22 dias.
(Foto: Gilson Teixeira).
Em cerimônia no Palácio Henrique de La Rocque, na tarde desta segunda-feira (18), o governador Flávio Dino condecorou com a Ordem dos Timbiras os 22 bombeiros militares maranhenses que atuaram por mais de vinte dias no trabalho de resgate de vítimas em Brumadinho (MG).

A Ordem dos Timbiras é a mais alta comenda ofertada pelo poder executivo estadual. Os bombeiros foram enviados pelo Governo do Maranhão em missão humanitária e social, para dar apoio às buscas avançadas na cidade mineira após o rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro, que vitimou centenas de pessoas.

Durante a cerimônia, o governador Flávio Dino exaltou a coragem, bravura e o espírito de solidariedade dos Bombeiros que se dedicaram à missão, numa tragédia que comoveu todo o país. “Nós assistimos essa equipe do Corpo de Bombeiros mostrando dedicação, solidariedade e capacidade técnica. Esta condecoração é a mais alta do nosso estado e eu sempre reservo para momentos muito especiais, como este caso, por exemplo. Aqui estamos homenageando, em primeiro lugar, toda a instituição, que mais uma vez mostrou a qualidade dos seus integrantes e, claro, sublinhando a importância destes atos de solidariedade”, disse.

Os bombeiros maranhenses, que participam do grupamento de salvamentos especiais, trabalharam nos serviços de escavação e triagem da lama, na busca por vestígios de locais com maior probabilidade de concentração das vítimas.

O Major Patrício Daniel, comandante dos Bombeiros em Itapecuru-Mirim, foi quem comandou a Missão Brumadinho. Para ele, as condições inóspitas e perigosas em que passou a equipe e, principalmente, a gravidade e comoção coletiva, exigiu ainda mais coragem dos homens destacados. “Foi a missão mais desafiadora de toda a minha carreira ao longo desses 13 anos de Bombeiro e marcou muito porque era uma missão humanitária, principalmente para amenizar a dor das famílias”, disse o comandante.

“Então, ter esse reconhecimento por parte do poder executivo Estadual simboliza que nosso trabalho foi de grande valia. Era um ambiente desolador, cheio de tristeza, em que a cidade estava debaixo de lama e, mesmo com risco da própria vida, toda equipe estava empenhada”, relatou.

Confira a lista dos bombeiros militares maranhenses condecorados: 

1 – MAJ QOCBM Patrício Daniel dos Passos Penha
2 – MAJ QOCBM Nilson da Silva Azevedo Júnior
3 – CAP QOCBM Jonatan Silva Coutinho
4 – CAP QOABM Claudionor Ribeiro Moraes
5 – 1° TEN QOCBM David martins Soares
6 – 1° TEN QOCBM Cleyston José Raimundo Nunes Moreira
7 – 2° TEN QOCBM Elenilton Ribeiro de Souza
8 – ST BM Adelson Vales Santos
9 – 1º SGT BM Marcos Aurélio Ribeiro
10 – 1º SGT BM Alexsandra Lisboa Rodrigues Galvão
11 – 2º SGT BM Carlos Arnoldo Cardoso Silva
12 – 2º SGT BM Antônio Cláudio Silva Santos
13 – 2º SGT BM Jorge Luis da Conceição Bottentuit
14 – 3° SGTBM Elismar de Souza
15 – 3° SGT BM Christiano Cabral Oliveira
16 – 3° SGT BM Rafael Gustavo Ribeiro Ramos
17 – 3° SGT BM Anderson Max Silveira de Oliveira
18 – CB BM Brenda Aline Barros Matos
19 – CB BM Julyano Edino de Freitas Nascimento
20 – SD BM Jefferson mauro Serra Rabelo
21 – SD BM Wanderson dos Santos Neves
22 – SD BM Alex dos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário