domingo, 24 de fevereiro de 2019

Reforma: Flávio Dino contempla aliados, mantém controle sobre pastas estratégicas e preserva comando das áreas-chave

Secretários assumem cargos nesta segunda-feira.
Foi bem mais abrangente do que inicialmente estava previsto a reforma administrativa que será sacramentada nesta segunda-feira pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ao empossar 10 novos secretários e os presidentes de duas empresas públicas. O tamanho da mudança na sua equipe de ponta é quase proporcional ao peso político que ela sofreu, se levada em conta a expectativa inicial de que seriam apenas “alguns ajustes”. Foram pelo menos três semanas de negociações intensas envolvendo o governador, seus principais auxiliares e os líderes da sua base partidária, em especial PDT, DEM, PP, PR e PT. A influência política, porém, não afetou o caráter técnico que norteou a escolha dos novos dirigentes das pastas mais exigentes nesse sentido. No final, o governador Flávio Dino consumou a reforma do 1º escalão do Governo com bons nomes, contemplando aliados e garantindo governabilidade plena.

Para começar, o governador não mexeu no comando de pastas consideradas fundamentais, como Educação (Felipe Camarão), Saúde (Carlos Lula), Infraestrutura (Clayton Noleto), Segurança Pública (Jefferson Portela), e Cultura (Diego Galdino). E convocou para pastas consideradas estratégicas nomes do seu círculo mais próximo de aliados. Para a Casa Civil, que é o elo entre o governador e o resto do mundo, convocou o deputado Marcelo Tavares (PSB), que tem a sua confiança e comandou a pasta no primeiro mandato; para a Comunicação e Articulação Política, que era comandada pelo presidente regional do PCdoB e seu assessor mais influente, o atual deputado federal Márcio Jerry, convocou o advogado Rodrigo Lago, que no primeiro mandato criou a tecnicamente importante pasta da Transparência e Controle.

Ainda no campo das pastas estratégicas, convocou para a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, que será turbinada, convocou o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PCdoB), que muitos estão apontando como pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB; entregou a pasta de Esportes e Lazer ao ex-deputado estadual Rogério Cafeteira (DEM), que no primeiro mandato liderou a bancada governista; e convocou para a importante e expressiva Secretaria de Desenvolvimento Social o deputado Márcio Honaiser (PDT), um dos chefes pedetistas e que apesar de estar encantado com o mandato parlamentar, não pensou duas vezes pata aceitar a convocação. Também fora do circuito político o governador definiu Flavia Alexandrina para a pasta de Gestão e Previdência e Lilian Guimarães para a de Transparência e Controle.

Na seara dos acordos políticos, o PR liderado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho vai comandar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, indicando para o comando da pasta a advogada Fabiana Vilar Rodrigues, que atua na equipe de apoio do parlamentar. O deputado federal André Fufuca (PP), que novamente faz parte da Mesa Diretora da Câmara Federal, indicou seu irmão, Rafael Carvalho Ribeiro, para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, fortalecendo os laços do PP com o atual Governo.

A deputada Ana Mendonça (PCdoB), mais conhecida como Ana do Gás, é aliada firme do governador Flávio Dino desde o mandato passado, e foi convocada para comandar a Secretaria de Estado da Mulher, atendendo a uma recomendação do partido, dentro da estratégia de abrir espaço para aliados de governos que estão como suplentes. O sociólogo Jowberth Frank, indicado pelo PT, comandará a Secretaria de Estado Trabalho e Economia Solidária.

Num lance bem pesado e medido, o governador Flávio Dino juntou administração e política ao desvincular a área de Turismo da Secretaria de Cultura e dar-lhe uma dimensão bem maior do que a atual. A nova Secretaria de Turismo será comandada pelo advogado Antônio José Bittencourt de Albuquerque Jr., ex-secretário da Prefeitura de Caxias, estreitando os laços com o prefeito Fábio Gentil (PRB), com o deputado Zé Gentil (PRB) e com o influente vereador Antônio José Bittencourt de Albuquerque, o Catulé, atual presidente da Câmara Municipal da Princesa do Sertão.

Além dos 10 novos secretários, o governador Flávio Dino empossará na segunda-feira o ex-prefeito de Porto Franco e ex-deputado federal Deoclídes Macedo (PDT) na estratégica  Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), e Maycon Murilo Pinheiro na presidência da Empresa Maranhense de recursos Humanos e Negócios Públicos. E Fabíola Mesquita vai comandar a Aged.

Essa movimentação cumpriu com sucesso a estratégia do governador Flávio Dino de fortalecer sua base política, que confirmou acertos feitos com aliados que ficaram na condição de suplentes ao abrir vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. É o caso do suplente de deputado federal Gastão Vieira (PROS), que assumirá a cadeira liberada pelo deputado Rubens Jr., e dos suplentes de deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), que já assumiu a vaga aberta pelo deputado Marcelo Tavares, e Zito Rolim (PDT) e Ariston Souza (Avante), que assumirão nas vagas Ana Mendonça e Márcio Honaiser. Eles abriram caminho também para Valéria Macedo (PDT), que ficará na 1ª suplência da coligação dinista, podendo retornar à Assembleia Legislativa a qualquer momento, se mais uma vaga for aberta no secretariado e o governador preenche-la convocando um deputado estadual.

Do Blog do Ribamar Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário