terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Secretaria de Meio Ambiente de Nina Rodrigues esclarece causa de contaminação no Rio Iguará

Rio Iguará.

A população e o governo de Nina Rodrigues foram surpreendidos nos últimos dias com a contaminação do Rio Iguará, que causou uma grande mortandade de peixes. O crime ambiental causou profunda revolta e vem tendo enorme repercussão em redes sociais.

Tão logo tomou conhecimento do problema, o secretário de Meio Ambiente de Nina Rodrigues, Antonio Teixeira Costa Gulart Filho (Totô), acionou o Ministério Público e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), além da Secretaria de Meio Ambiente de Vargem Grande. Segundo o secretário Totô, averiguação feita por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Nina Rodrigues constatou que a água contaminada chegou até o rio Iguará através do Riacho da Pedra, que procede de Vargem Grande, onde recebe um volume muito grande de esgoto e lixo. 

Hoje pela manhã uma equipe da Sema esteve no local para apurar as causas, a gravidade do crime ambiental e tomar as medidas cabíveis. Amostras da água contaminada foram encaminhadas para os laboratórios da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para análise das substâncias que provocaram a mortandade de peixes. Além das medidas cabíveis que serão aplicadas pela Sema aos eventuais culpados, o Ministério Público vai instaurar inquérito para apurar as responsabilidades e acionar judicialmente os eventuais culpados.

A população e o governo de Nina Rodrigues esperam e vão cobrar uma a punição exemplar por parte de quem praticou tamanho crime ambiental, até para que fatos lamentáveis como este não se repita.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nina Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário