quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Terminais de ferryboats preparados para demanda de final de ano

A movimentação de passageiros e veículos nos terminais de Ponta da Espera e Cujupe se intensifica com a chegada das festividades de final de ano. Do dia primeiro a dezenove de dezembro fizeram a travessia entre a Ilha de São Luis e o Cujupe 20.931 veículos e 100.381 passageiros.

Os números foram apresentados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, responsável pela gestão dos dois terminais, evidenciando um aumento de veículos de 19,5% em relação ao mesmo período de 2016 – e variação de 11,2% na movimentação de passageiros.

A movimentação de passageiros e veículos nos terminais
de Ponta da Espera e Cujupe se intensifica com a chegada
das festividades de final de ano. (Foto: Divulgação).
Para oferecer um serviço de qualidade, com segurança e sem transtornos em razão do aumento de fluxo nos períodos festivos e de feriados prolongados, a EMAP em conjunto com a Agência Estadual de Transporte Aquaviário e Mobilidade Urbana – MOB, organiza uma força-tarefa para as operações nesses períodos. Participam da ação a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar,  além das operadoras de ferryboat.

“Estamos cada vez mais preparados para o aumento natural de fluxo nos períodos de pico como natal, ano novo, carnaval e feriadões. Já é nossa rotina alinhar junto aos parceiros com atuação no terminal, de modo que possamos receber as pessoas com o máximo conforto, segurança e tranquilidade. Mesmo nos dias de maior fluxo as operações de embarque e desembarque vêm transcorrendo de forma segura e organizada”, avalia o gerente de Terminais Externos da EMAP, Glauco Vaz.

O plano de ação elaborado pelo Governo do Estado incluiu a disponibilização de viagens adicionais – com venda de passagens antecipadas, combate à superlotação de veículos (ônibus e vans), reforço policial (com viaturas e motos) e orientação de tráfego e Van para transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Equipes da EMAP e da MOB estão presentes durante todo o período para prestar informações e orientar sobre o fluxo de embarque e desembarque. Para o natal e ano novo as passagens para veículos estão esgotadas, mas ainda é possível comprar bilhetes para passageiros.

Novidades

Visando garantir e intensificar a segurança, o terminal de Ponta da Espera conta agora com uma Companhia da Policia Militar. Recentemente entregue à população pelo Governador Flávio Dino, a nova unidade de segurança pública reforça o controle nessa que é uma área sensível por onde transita grande número de pessoas e veículos.

Já as obras do Novo terminal de Cujupe seguem em ritmo acelerado. Com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2018, a nova estrutura terá o dobro da área atual e contará com uma rodoviária integrada ao sistema de transporte aquaviário, além de boxes para comercialização de alimentos, amplo salão de embarque e estacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário