sábado, 16 de fevereiro de 2019

Flávio Dino entrega Escola Digna e agroindústria da mandioca em Itapecuru

Flávio Dino durante entrega da agroindústria de Mandioca
da Vila Cabanagem. (Foto: Nael Reis)
Um prédio novo, de alvenaria, com banheiros, carteiras e quadros modernos, marcam a entrada de cerca de 90 crianças do Assentamento Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim, no século XXI. É que a Escola Municipal Maria Aragão, entregue pelo governador Flávio Dino, nesta sexta-feira (14), representa para a comunidade. A estrutura atual é bem diferente da estrutura antiga, de taipa e palha, que tinha piso de chão batido e umas poucas cadeiras de madeira para os estudantes. Ainda na passagem pelo assentamento, o governador entregou a Agroindústria de Mandioca da Vila Cabanagem, dinamizando a produção familiar no lugar.

“Continuamos no caminho certo, investindo em políticas sociais. Hoje estamos inaugurando equipamentos de apoio à agricultura familiar e ao mesmo tempo uma escola. Mostrando esse casamento em produção e educação, que são duas alavancas autênticas do projeto de desenvolvimento para todos, com justiça social”, destacou o governador Flávio Dino, durante a entrega dos dois equipamentos que darão mais qualidade de vida aos assentados.
Flávio Dino durante entrega da agroindústria de Mandioca
da Vila Cabanagem (Foto: Nael Reis).
A Escola Maria Aragão é mais uma entrega do Programa Escola Digna, estabelecido pelo governador Flávio Dino como um diretriz de governo, que tem substituído estruturas precárias de ensino e aprendizagem, que penalizavam alunos e professores de várias partes do Maranhão, por ambientes dignos e adequados para uma educação de qualidade.

Os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras do campo que vivem no assentamento contarão, agora, com duas salas de aula, mobília nova, banheiros com acessibilidade, cantina, secretaria e diretoria. 

Farol do Saber
Farol do Saber Maria do Rosário Barros Amorim foi completamente
revitalizado e recebeu novo acervo. (Foto: Nael Reis).
Na ocasião, foi entregue, na cidade de Itapecuru, a revitalização do Farol do Saber Maria do Rosário Barros Amorim. O espaço, que passa pela primeira reforma, desde 2006, abre suas portas após dois meses de obras e mudanças em toda a sua estrutura – como teto, piso, novas instalações elétrica e hidráulica, climatização, acessibilidade e novo acervo com 200 obras literárias.
Agroindústria de mandioca

Aproximadamente 100 famílias da Vila Cabanagem, no assentamento Cristina Alves, serão beneficiadas com a chegada da agroindústria, que é voltada para produção de farinha de mandioca plantada pelos agricultores familiares. A estrutura conta com lavador e descascador, triturador, prensa hidráulica, além de forno elétrico e manual, que possibilita um processo mais artesanal da produção da farinha. A partir de melhorias na estrutura física, será possível impulsionar a comercialização dos derivados da mandioca para o mercado convencional e institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário