quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Famem e Poder Judiciário firmam parceria para regularização fundiária com 73 municípios

Solenidade de assinatura.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) participou nesta terça-feira (29), da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com 73 prefeituras municipais beneficiadas pelo Projeto “Registro para Todos”. A ação é uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CCJ-MA) em parceria com a Famem e outros órgãos e tem como objetivo promover o direito à moradia aos maranhenses que vivem em área ocupadas irregularmente. A solenidade foi realizada no no auditório do Fórum de São Luís.

A prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles, representou a Famem na solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica e destacou a importância da ação para a população que reside nos municípios maranhenses. "Essa iniciativa possibilita a regularização de posses que estão em áreas de interesse social por um custo zero ou mesmo a custo irrisório para os nossos munícipes. Nós que estamos lá nos municípios sabemos o interesse e a vontade de cada dono de terra ter a documentação em cartório que lhe garanta a posse oficial da sua propriedade", pontuou.

A prefeita enfatizou o empenho da Famem para garantir que o processo de regularização fundiária seja concretizada em benefício da população maranhense. "A Famem está empenhada com toda sua equipe para orientar os municípios a como proceder para concretizar essa importante ação social. Vamos fazer nossa função municipalista de apoio a todos os prefeitos e, consequentemente, aos nossos munícipes", ressaltou.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, destacou que a regularização fundiária é uma política necessária e prioritária para o desenvolvimento dos municípios, para assegurar moradia digna para suas populações. "O problema da Regularização Fundiária no país não é novo e resulta de uma série de políticas que foram iniciadas, tentadas, mas fracassadas, por falta de vontade política, sobretudo, de homens e mulheres públicas, que estiveram à frente do processo”, observou Velten.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, lembrou que o projeto de Regularização Fundiária teve início na gestão do corregedor Paulo Velten, junto ao MATOPIBA-MG e ao Fórum Fundiário Nacional e enfatizou que o registro imobiliário é gratuito para o cidadão. “É um Termo de Cooperação de Trabalho. Vamos trabalhar com o serviço judiciário, extrajudicial, Governo do Estado, Federação dos Municípios e Escola da Magistratura (...). Não é um serviço simples. É um serviço extremamente complexo. Trabalhamos com documentação, perícia, notificações, publicidade de editais, chamamento da população e dos vizinhos da demarcação e precisamos de uma secretaria para dar suporte às prefeituras”, explicou o corregedor.

As autoridades presentes assinaram o Termo de Cooperação Técnica, que formaliza a parceria visando ao início das ações. A próxima etapa do projeto será o início das atividades nos municípios. As ações estão previstas para começar em janeiro de 2023. Cada município beneficiado vai elaborar um plano de trabalho descrevendo as etapas e os prazos, propor a legislação para o Poder Legislativo Municipal e treinar os seus servidores, em curso oferecido pela ESMAM. Será obedecida a ordem cronológica de apresentação desses planos, para o início das atividades.

Assinaram o Termo de Cooperação Técnica, prefeitos, procuradores de Justiça e registradores dos municípios de Açailândia, Afonso Cunha, Alcântara, Alto Parnaíba, Anajatuba, Anapurus, Apicum Açu, Axixá, Bacurituba (São Bento), Barreirinhas, Bela Vista, Bom Jardim, Buriticupu, Buriti Bravo, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Carolina, Capinzal do Norte, Chapadinha, Codó, Davinópolis, Dom Pedro, Formosa da Serra Negra, Governador Edison Lobão, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Humberto de Campos, Itapecuru-Mirim, Joselândia, Lima Campos, Maracaçumé, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Monção, Montes Altos, Morros, Nova Colinas, Nova Olinda, Paraibano, Paulino Neves, Paulo Ramos, Pindaré-Mirim, Pirapemas, Raposa, Ribamar Fiquene, Santo Amaro, Santa Filomena, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão; São Francisco do Maranhão; São João do Caru; São João do Paraíso; São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Vicente Férrer, Senador La Rocque, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Tasso Fragoso, Timbiras, Timon, Tuntum, Turilândia, Vargem Grande, Viana e Vila Nova dos Martírios.

Veja mais detalhes do caso da criança de 12 anos que morreu durante aborto em ritual com 'pai de santo' no Maranhão

Mãe, vítima e pai de santo.
A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) está acompanhando o caso da morte de Wilkelly Flaviane Carvalho de Souza, 12 anos. A jovem morreu após um aborto clandestino em Joselândia. A OAB-MA trabalha com a hipótese de estupro de vulnerável e quer ajudar, junto ao Conselho Tutelar, na identificação do suspeito de ter praticado o crime. A comissão da OAB que acompanha o caso também investiga a mãe de Wilkelly por denúncia de abandono de incapaz (saiba mais).

ENTENDA

Segundo a polícia, Wilkelly Flaviane bebeu um chá de ervas oferecido pela mãe, Eva Rodrigues, influenciada por um suposto líder religioso (pai de santo), identificado como Adailton Mateus Celestino de Souza. Após o procedimento, a menina passou mal, recebeu cuidados médicos, mas morreu no hospital. 

A equipe médica, que estranhou a atitude da mãe, decidiu chamar a policia que passou a investigar o caso. No depoimento a mãe revela que Wilkelly estava grávida de um homem de mesma religião, o que seria proibido, segundo Adailton. Eva e Adailton foram conduzidos para a delegacia onde contaram os detalhes do processo do aborto. Os dois foram presos. 

Mais informações na reportagem de Beatriz Pereira, da TV Cidade:


Do Portal Sua Cidade.

Em entrevista, delegado de Vargem Grande dá mais detalhes sobre homicídio registrado no Bairro São Miguel

Gabriel Nascimento.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado Saul Laurentino, titular da delegacia de polícia civil de Vargem Grande, concedeu entrevista à TV Cidade de São Luís e deu mais detalhes sobre o homicídio que foi registrado no bairro São Miguel no último sábado (26).

Conforme publicamos, a vítima foi identificada como Gabriel Nascimento Pires, que morreu após ser atingido por golpes de facão durante briga com José Orlando Matos de Oliveira, preso pela polícia militar ainda na noite do crime (relembre).

Confira a entrevista na íntegra:

Prefeitura de Vargem Grande realiza entrega de material permanente para escolas da zona rural

Secretário Nonato Costa e equipe da Semed.
A Prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal da Educação, está realizando a entrega de kits de material permanente para as escolas da rede municipal de ensino. 

Nesta etapa, as unidades de ensino do campo estão recebendo itens como TV, congelador, caixa de som, geladeira, armários, entre outros. Todas as escolas da sede e do campo (zona rural) receberão os utensílios.

O secretário Nonato Costa, acompanhado da secretária adjunta Vivia Fortes e da equipe técnica da Semed, realizou a entrega nas escolas dos povoados Boi Manso, Fazendinha, Barrocão e Santa Rosa.

Veja mais fotos:


Da Ascom SEMED.

Prefeitura de Presidente Vargas promove 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conferência Municipal.
Com o tema: "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de Políticas de Integralidade, com respeito à diversidade", foi promovida na manhã de segunda-feira, 28, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Vargas, no Clube Social Espaço Jovem.

Realizada pela prefeitura de Presidente Vargas, por intermédio da secretaria municipal de Assistência Social, a conferência é um espaço coletivo onde todos têm a oportunidade de participar, discutir e avaliar a política pública através dos eixos temáticos abordados. O momento contou com a presença de secretários, conselhos municipais, presidente do CMDCA, representantes do Ministério Público e Conselho Tutelar, servidores públicos, e a presença especial de crianças e adolescentes presvarguenses.

Vale destacar, que na oportunidade houve também a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual. Para a presidente do CMDCA Jéssica Sousa, a conferência foi um sucesso pois alcançou o seu objetivo principal: envolver as crianças e adolescentes nos debates e temas relacionados a eles. A mesma aproveitou o momento e agradeceu o empenho da gestão e de todos os envolvidos.

Da Ascom PMPV.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Urgente! Idoso morre após disparo acidental em Vargem Grande

Arma de fogo da vítima.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um idoso de 74 anos, identificado como Antônio Batista de Souza, conhecido também como Irmão, morreu na noite desta terça-feira (29) em sua residência, em Vargem Grande, após receber um disparo de arma de fogo na perna esquerda.

Conforme apurado, o disparo foi acidental proveniente de uma espingarda cartucheira de propriedade da vítima. Ele ainda foi levado para o hospital municipal Benito Mussoline, mas já deu entrada sem vida. Irmão era comerciante e muito conhecido na cidade, principalmente pela venda/manutenção de relógios. Nossos sentimentos à família e aos amigos.

Aguardem mais informações!

Vargem Grande: Homenagem do Prefeito Carlinhos Barros à Irmã Camilla

Nota de Pesar.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros utilizou suas redes sociais para homenagear Irmã Camilla Bizzotto pela relevante contribuição dada por ela à sociedade vargem-grande ao longo de décadas, tanto no campo religioso, como nas áreas da saúde e da educação. Ela faleceu nesta segunda-feira (28), na Itália, sua terra natal (saiba mais).

"Ir. Camilla, uma italiana de alma vargem-grandense. Saudades eternas e o nosso muito obrigado por tanto amor dedicado ao povo de Vargem Grande! Uma homenagem do prefeito Carlinhos Barros!", disse o prefeito.

Confira a homenagem na íntegra:

Muro desaba e mata criança de 11 anos no bairro Palmeira Torta em Coroatá

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma criança de apenas 11 anos de idade, identificado como Ruan Carlos Teixeira de Sousa, morreu nesta segunda-feira (28) em Coroatá após um muro desabar sobre ele. O caso aconteceu no bairro Palmeira Torta. Ruan Carlos ainda chegou a ser socorrido para a UPA, mas não resistiu aos ferimentos.

O repórter Alan Amorim, do Programa Canal Aberto, tem mais informações:

'Cascudo' é condenado a 21 anos de prisão por ter matado a própria avó no Maranhão

Tribunal do Júri.
O Tribunal do Júri de São Luís condenou Welisson Rodrigues Sousa, conhecido como “Cascudo”, a 21 anos, quatro meses e 15 dias de reclusão pela morte de sua avó Maria do Nascimento Rodrigues Abreu, na noite do dia 11 de fevereiro de 2019, na residência da idosa, com quem ele morava há 10 anos, no bairro Mauro Fecury I, na área Itaqui Bacanga. A motivação do crime teria sido porque a vítima se recusou a dar dinheiro para o denunciado pagar dívidas de drogas.

Welisson Rodrigues, 30 anos, foi condenado por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e feminicídio, praticado contra pessoa maior de 60 anos. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (24), no 3º Tribunal do Júri, durante as atividades da Semana “Justiça pela Paz em Casa, que acontece em todo o país, de 21 a 25 de novembro, intensificando as ações de combate à violência contra a mulher. Além de júri popular, estão ocorrendo audiências nas varas especializadas e competentes em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e atividades externas como cursos, oficinas, simpósios, entre outras.

O juiz José Ribamar Heluy Júnior, titular da 3ª Vara do Júri, negou ao acusado o direito de recorrer da decisão em liberdade e o réu foi levado de volta à Penitenciária de Pedrinhas, onde está preso desde o início da ação penal. Welisson Rodrigues também possui antecedentes criminais, com uma condenação na 5ª Vara Criminal de São Luís. Ele não quis acompanhar o julgamento desta quinta-feira (24) e também não foi interrogado no plenário do júri porque usou o direito de ficar em silêncio.

Na acusação atuou o promotor de Justiça, Samaroni Maia, e na defesa, o defensor público Victor Hugo Siqueira. Durante o julgamento, foi ouvida apenas uma testemunha, o policial militar que efetuou a prisão do acusado, na cabeceira da ponte do São Francisco, dois dias após o crime. A viatura da polícia foi acionada para atender uma ocorrência e, chegando ao local, encontrou o acusado detido por populares.

Conforme o promotor de justiça, perante a autoridade policial, Welisson Rodrigues confessou o crime. Consta na denúncia do Ministério Público que na noite do crime, o denunciado chegou alcoolizado em casa e pediu dinheiro à avó para pagar uma dívida de drogas. Como a vítima não atendeu ao pedido, o neto insistiu, tendo ela se recusado novamente. O acusado, então, deu uma “gravata” na idosa e, em ato contínuo, estrangulou a vítima com um punho de rede, fugiu do local e ficou perambulando pela região do Centro Histórico de São Luís.

Ao depor durante o julgamento, o policial militar que efetuou a prisão do acusado disse que o denunciado ao chegar na delegacia estava lúcido e confessou ter assassinado a avó. O corpo da idosa foi encontrado por outro neto da vítima somente dois dias após o crime.

Vargem-grandense de 29 anos morre após grave acidente em Santa Catarina

Flávia morreu em SC.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta terça-feira (29), por volta das 3h, um grave acidente registrado em Joaçaba, cidade localizada no estado de Santa Catarina, teve como vítima fatal a vargem-grandense Ana Flávia Abreu, de 29 anos. Um primo dela também ficou ferido.

Segundo informações do site do jornalista Eder Luiz, Ana Flávia foi atropelada por um ônibus no estacionamento da empresa Aurora Alimentos, localizada no Distrito Industrial de Joaçaba. Os bombeiros militar foram acionados para socorrê-la, mas, infelizmente, sem sucesso. Ela apresentava escoriações pelo corpo e traumatismo craniano gravíssimo. 

A vítima deixa três filhos menores de idade. Nossos sentimentos à família enlutada.

Othelino ratifica candidatura à presidência da Assembleia com apoio de Brandão


O deputado estadual reeleito e presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PC do B), ratificou neste último domingo (27), durante agenda de trabalho na cidade de Parnarama, seu projeto de ser reconduzido ao posto máximo do Parlamento Estadual para o biênio 2023/24.

O parlamentar afirmou, ainda, que espera contar com o apoio do líder maior do seu grupo político, o governador reeleito Carlos Brandão (PSB). “Serei candidato, sim, e com a confiança de que terei o apoio do nosso líder, governador Carlos Brandão, para que nós possamos continuar fazendo as coisas de forma consensual, assim como foi na Famem, que seja assim na Assembleia para o nosso grupo continuar sendo vitorioso”, disse ao ser questionado sobre o tema. A eleição que definirá a composição da Mesa Diretora da Assembleia acontecerá no dia 1º de fevereiro.

Do Blog do Gláucio Ericeira.

O Adeus dos vargem-grandenses à Irmã Camilla Bizzotto (Por Ana Socorro Ramos Braga)

Irmã Camilla Bizzotto realizando atendimento ambulatorial.
O texto que apresento em seguida é de autoria coletiva. Foi elaborado por muitas mãos, inclusive as de Dr. Ana Maria Nascimento. Mas também as de José de Fátima (1953-2019), jornalista, editor da publicação local A Folha do Iguará, a quem consultei à época sobre a autoria recebendo dele resposta negativa. Por isso, acredito que, dentre outras e por causa do estilo, tenha a colaboração das irmãs de congregação, especialmente Ir. Donata Azzini, única das missionarias pioneiras ainda entre nós. Eu fiz algumas alterações no texto visando a sua atualização, bem como organizei as datas e a grafia correta dos lugares e pesquisei sobre os dados relacionados a Irmã Camilla, buscando concretizar uma primeira biografia. Nesta caminhada, tive a ajuda de Ir. Luciana Tognon, que me enviou algumas informações por e-mail, traduzidas do italiano, bem como de Nini Barros, Nazaré Abreu e todas as pessoas a quem entrevistei para pesquisa para escrita comemorativa do cinquentenário da Missão de São João Antônio Farina no Brasil.

Penso que sua primeira versão é bem anterior àquela que foi escrita por ocasião da inauguração do Centro de Referência da Criança de Vargem Grande, em 2001, por Drª Ana Maria Nascimento, então Prefeita Municipal. O prédio e a filosofia de atendimento e cuidado com a infância, bem como a atenção pré-natal, estão baseados nos ensinamentos de Irmã Camilla, que foi pioneira neste atendimento em Vargem Grande, muito antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Daí a escolha de seu nome por Drª Ana, de quem tornou-se grande amiga e confidente. Irmã Camilla também dá nome ao auditório do Ambulatório Santa Maria Bertilla, mais conhecido como ambulatório das Irmãs, bem como a muitas Camillas e Bertillas nascidas no município, isso porque o trabalho da Congregação das Filhas de São João Antônio Farina é forte referência de saúde, educação e evangelização no município de Vargem Grande e região.

Desta maneira, com um texto aberto e de muitas vozes e mãos, penso que cada um pode também se reconhecer nesta homenagem à inesquecível Irmã Camilla, conversando sobre o que vivenciou e proclamando seu trabalho e sua fé para que sejam vividas e multiplicadas pelas novas gerações.

Outras informações podem ser obtidas no livro A Missão de São João Antônio Farina no Brasil (2019), de minha autoria, disponível na secretaria da Paróquia de São Sebastião ou diretamente no Instituto Farina do Brasil.

UNA ITALIANA-BRASILEIRA OU UNA VARGEM-GRANDENSE NASCIDA EM CITTADELLA?

No ano de 1931, precisamente, em 9 de novembro, a casa de Celeste Bizzotto e Pia Parolin - localizada na Via Ca’. Moro, Padova, na comuna de Cittadella, na região do Vêneto - transbordava de alegria pelo nascimento da pequena Augusta, uma menina de pele branca e de olhos azuis, muito querida e amada por todos. Na República Democrática Italiana, a comuna é a unidade básica de organização territorial, equivalente ao município no Brasil.

A família de Augusta era de pessoas humildes, pobres, mas ricas de esperança de um futuro promissor para seus oito filhos, quatro meninos e quatro meninas.

Quando completou a idade escolar, o senhor Celeste Bizzotto e sua senhora Pia matricularam a pequena Augusta na escola primária para que aprendesse as primeiras sílabas, os elementos essenciais da leitura e da escrita. Ainda pré-adolescente, Augusta percebe a necessidade de ajudar os seus pais e aos 10 anos começou a trabalhar como aprendiz tecelã em Postioma, povoado pertinho de Cittadella, onde permaneceu até os 17 anos de idade. 

Aos 24 anos, exatamente no dia 16 de abril de 1955, respondendo ao chamado de Deus na sua vida, Augusta fez o pedido para entrar no postulantado das Irmãs Mestras de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações, em Vicenza. Em sua formação religiosa, trabalhou no hospital psiquiátrico da comuna de Marostica, e depois no Hospital de Vicenza como enfermeira geral, que equivale aqui no Brasil a técnico de enfermagem.

No dia 24 de outubro de 1957, fez a primeira profissão religiosa e recebeu o nome de irmã Camilla. Logo depois foi enviada ao Hospital Civil Santa Maria dei Battuti, em Treviso, para iniciar o curso de enfermeira profissional. Naquele hospital, tinha trabalhado a Santa Maria Bertilla, sua co-irmã na Congregação das Mestras de Santa Doroteia, Filhas dos Sagrados Corações. Isto teria sido uma coincidência ou uma nova oportunidade para Ir. Camilla concretizar seu sonho de dedicar sua vida a serviço dos sofredores. Graças a sua grande habilidade em lidar com os doentes e a sua capacidade intelectual e de enfermagem, é nominada a participar de um curso de formação profissional para obter a habilitação como enfermeira-chefe.

O ano de 1961 foi um ano especial para irmã Camilla. Especial porque deixou o seu serviço no hospital e retornou à Casa Madre da Congregação, em Vicenza, para se preparar com discernimento sobre o significado definitivo de sua vida: a profissão perpétua. O seu “Sim” para seguir Jesus para sempre!
Inauguração do CEAC, em 2001.
Após a celebração do “Sim” perpétuo, irmã Camilla retornou ao Hospital Civil Santa Maria dei Battuti de Treviso e foi destinada a prestar serviço como enfermeira no departamento de geriatria, onde permaneceu por dez anos consecutivos. 

Em 1970, o Senhor lhe fez uma segunda chamada: “a vocação missionária!”. Chamou-a para uma missão Ad Gentes – decreto conciliar que trata da atividade missionária da igreja católica, reconhecendo e reafirmando que a Igreja de Jesus Cristo tem uma natureza missionária, assim como o próprio Jesus assim convocou: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). 

Irmã Camilla partiu de sua terra com a prontidão que sempre a caracterizou quando alguém precisava da sua ajuda. Ao embarcar para o Brasil, ela deixando para trás a sua família e os amigos, mas ficou feliz porque estava consciente do valor da nova missão que Deus lhe reservara em solo brasileiro. Depois de longa viagem, ela chegou ao seu destino, a cidade de Vargem Grande, no estado do Maranhão no dia 8 de julho de 1971.

Inicialmente a missão de Ir. Camilla foi difícil, pois deveria substituir irmã Alfonsina Piacente, uma das pioneiras da missão das Filhas de São João Antônio Farina no Brasil, muito querida e amada pelo trabalho realizado desde 1967. Foi um grande desafio para esta jovem irmã, mas ela em nenhum momento mostrou preocupação ou medo. Estava consciente das suas capacidades e habilidades, e todos sabiam o quanto era tenaz no seu trabalho.

Antes de tudo, procurou conhecer o povo para poder iniciar literalmente o seu serviço de doação e de caridade, colocando em prática tudo o que ela tinha aprendido nos vários anos de estudos e de prática profissional. Aos seus lindos olhos azuis não escapava nada, e muito menos a grande carência de afeto desses irmãos necessitados não só de saúde, mas inclusive de amor, de compaixão, de compreensão e de proximidade. Ela era uma irmã de língua diferente, um olhar distante, mas sempre atenta aos problemas que a rodeavam. 

Em Vargem Grande, Ir. Camilla teve a oportunidade de encontrar e orientar médicos recentemente formados, tais como Euzébio Napoleão Mendonça, Miguel Rodrigues Fernandes, Artur Messias Filho e Kerly Magalhães Selares, dentre muitos outros. Ela os incentivou e com ele fez parceria que trouxe enormes benefícios de saúde, ampliando o atendimento tanto na sede quanto na zona rural. 

Quem ajudava no trabalho de irmã Camilla era as enfermeiras que vinham sendo preparadas no próprio ambulatório: Maria das Dores Silva Rodrigues, Isaura Gonçalves Barbosa, Maria de Lourdes Ribeiro da Costa, Maria das Graças Almeida Monteiro, Lucia Silva de Aguiar, Rosa Viana, Maria das Graças Silva Rodrigues e Maria do Socorro Botelho, são alguns nomes dentre muitas que se formaram pelas mãos conscientes e disciplinadas das irmãs. As duas últimas mencionadas, inclusive, observavam com grande interesse todos os ensinamentos e atitudes de Ir. Camilla, ao ponto de despertar nelas a vocação religiosa, ingressando para a Congregação das Irmãs Mestras de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações. 

Além das mencionadas, Ir. Camilla teve como auxiliar de enfermagem, Luiza Vânia Barbosa, que depois de ter trabalhado com ela durante vários anos, passou para outra função de apoio: providenciar e distribuir gratuitamente os medicamentos para as pessoas carentes que Ir. Camilla consultava nas desobrigas e/ou a domicílio, ou no Ambulatório Santa Maria Bertilla. 
Isaura Gonçalves Barbosa no Ambulatório Santa Maria Bertilla.
Muitos de nós vargem-grandenses não sabemos o que esta irmã sofreu devido à falta de recursos financeiros, por não conseguir aliviar um pouco o sofrimento ou tratar as doenças dos pacientes que a procuravam. O Ambulatório Santa Maria Bertilla foi construído e equipado com camas, inicialmente reservadas para emergências de mulheres grávidas, mas atendiam quaisquer outras necessidades de urgência. Mas como tudo era urgente, essas camas estavam sempre ocupadas. No entanto, se chegava um paciente que precisava de socorro, ela sempre encontrava um modo de oferecer-lhe o atendimento necessário.

Quantas vidas salvas, e quantas novas vidas recém-nascidas foram recebidos por aquelas mãos?! E ela, com sua grande experiência e determinação profissional, procurava de todos os modos restituir a alegria e a esperança de recuperação.

Quantas vezes a irmã Camilla ouviu o grito de desespero de pessoas que se apresentavam no Ambulatório (ou na casa das irmãs) em busca de ajuda?! Com calma e o equilíbrio diante das situações mais desesperadoras, ela, então, convencia os pacientes e seus familiares de que apesar da situação difícil era necessário ter fé em Deus e muita confiança na Virgem Maria, pois tudo se resolveria bem, segundo o plano de Deus Pai.  E isto se verificava em seguida com a melhoria e cura.

Irmã Camilla sempre se sentiu guiada e protegida pela presença do Espírito Santo. Sua força e seu grande espírito de fé irrompiam a mente e o espírito, substituindo o medo, a dúvida e a incerteza. De acordo com o jornalista José de Fátima, todos nós pensávamos que Ir. Camilla era só nossa, mas no dia 22 de março de 1987 ela foi enviada para mais um serviço missionário no estado do Pará, no município de Igarapé-Açu. Também ali atendeu os doentes, os pobres, às crianças, os idosos e sofredores. Nesta missão, ela permanecera até o dia 8 de dezembro de 1992, quando retorna para Vargem Grande, trazendo consigo grande alegria.

Em 1° de abril de 2003, Irmã Camilla voltou para sua terra natal, a Itália, reconhecendo que não terá mais saúde para continuar sua Missão e que estava sobrecarregando Irmã Luciana Tognon que assumia suas funções sempre que necessário. Para Irmã Luciana, Ir. Camilla, “Nunca deixava que alguém passasse sem se interessar pela sua saúde física, mas também revelava preocupação em relação à vida espiritual, e convidava a refletir, a pensar e a não esquecer que ele/ela é filho/filha de Deus”.

À época, sobre a data de seu retorno, o jornalista José de Fátima escreveu: No Brasil, todo mundo sabe que no dia 1° de abril é conhecido como o “dia da mentira”... Portanto, sentindo falar que a Irmã Camilla havia retornado para a Itália o 1° de Abril de 2003, nós não acreditamos, de fato, tínhamos a certeza, que sua partida era uma mentira, que era uma brincadeira tudo o que se ouvia do povo: Irmã Camilla nos deixou! Irmã Camilla nos deixou!

Em 2009, Irmã Camilla retornou a Vargem Grande para uma visita. Na ocasião, cercada de amor e gratidão, toda a cidade ficou feliz e José de Fátima escreveu: Obrigada, Irmã Camilla e obrigada ao Bom Deus que lhe concedeu um pouco de saúde para enfrentar esta longa viagem e de saudar ainda uma vez todos aqueles que receberam seu carinho, acolhida, compaixão, formação humana-cristã e religiosa, atenção e preocupação pela saúde do corpo e do espírito e sobretudo porque foram contaminados pelo teu compreensivo e materno sorriso!!!

Eu retomo essas palavras para dizer que hoje, mais uma vez, elas reverberam cheias de saudade em cada um de nós: Irmã Camilla nos deixou! 

E ainda nas palavras de José de Fátima, que faleceu prematuramente em 2019, agradecemos: Obrigado por tudo!  Obrigado Ir. Camilla! Adeus!  És no coração de todos nós habitantes de Vargem Grande!!!!! De um Vargengrandense que te considerou sempre como uma mãe, uma irmã e uma grande Amiga, mesmo se às vezes te fez sofrer com o comportamento...pouco católico!!! Mas eu sou um crente !!! Zé de Fatima Souza (Vargem Grande 1° de abril de 2009).

Faço minhas as palavras dele, que se mostrou tão humano e filho agradecido porque todos nós somos vulneráveis, frágeis e sedentos de amor, assim como Zé de Fátima se revelou. Amplio nossas vozes a de todos que desejarem homenagear nossa querida irmã Camilla Bizzotto, e assim revigorar sua fé nas promessas de Salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo e viver o Evangelho na vida cotidiana. 

Que ela (e ele) Descanse em Paz.

Por Ana Socorro Ramos Braga (28 de novembro de 2022)
Profª Drª do Departamento de Artes Cênicas da UFMA

Legenda 1: Irmã Camilla Bizzotto realizando atendimento ambulatorial. A esq. Maria das Graças (Gracinha), assistente de enfermagem. Fonte: Acervo da Congregação. Livro A Missão das Filhas de São João Antônio Farina no Brasil (2019).

Legenda 2: Inauguração do Centro de Atendimento à Criança Irmã Camilla Bizzotto, dia 29 de março de 2001, Aniversário de 63 anos de criação do município. Fonte: (Arquivo da autora). Livro A Missão das Filhas de São João Antônio Farina no Brasil (2019).

Legenda 3: Isaura Gonçalves Barbosa em seu local de trabalho, o Ambulatório Santa Maria Bertilla, à frente do Auditório Ir. Camilla Bizzotto. Ano: 2017. Fonte: Arquivo da Autora.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Mulher que praticou homicídio para não ser estuprada é absolvida em Coroatá

Comarca de Coroatá.
A 1ª Vara de Coroatá realizou, na última semana, uma sequência de sessões do Tribunal do Júri, presidida pela juíza titular Anelise Reginato. Em destaque, a sessão realizada na terça-feira, dia 22 de novembro. No banco dos réus, Catarina Gomes do Rego, julgada sob acusação de prática de crime de homicídio que vitimou Raimundo Nonato Oliveira, fato ocorrido em 13 de junho de 2004. Raimundo Nonato foi morto a pauladas. O conselho de sentença decidiu pela absolvição de Catarina Gomes, acatando a tese da defesa.

Conforme o inquérito policial que apurou o caso, Catarina teve a ajuda de Francinês da Cunha Abreu para cometer o homicídio. Foi apurado, ainda, que elas teriam matado Raimundo Nonato para evitar que ele estuprasse Catarina. A denúncia deste caso foi recebida em 28 de agosto de 2007, sendo que o processo havia sido suspenso quanto à ré Catarina Gomes do Rego em 20 de outubro de 2010, em razão de ela não ter sido encontrada, à época, para citação. Já a ré Francinês da Cunha Abreu foi igualmente absolvida, quando submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri.

MATOU O CUNHADO

Outra sessão de destaque na semana de júris em Coroatá foi o julgamento de Antônio da Rocha Alves. Ele estava sendo julgado sob acusação de prática de homicídio. A vítima foi Manoel Pereira da Silva Neto, morto em 24 de agosto de 2015, com um disparo de arma de fogo. Consta na denúncia que, na data do crime, a vítima ingeria grande bebida alcoólica, chegando em casa com os ânimos exaltados, momento em que teve uma forte discussão com Raimunda Silva Oliveira, sua esposa e irmã da vítima.

Temendo ser agredida pelo marido bêbado, Raimunda saiu, indo se abrigar na casa de familiares. Ato contínuo, Antônio Alves armou-se de uma espingarda do tipo ‘bate-bucha’ e foi ao encontro de Manoel, chamando-o para fora de casa. Quando Manoel saiu, foi alvejado com um tiro, sendo em seguida socorrido por populares, mas não resistiu e faleceu. O denunciado foi preso logo em seguida, em estado de embriaguez.

O Tribunal do Júri entendeu que Antônio Alves foi culpado pela morte de Manoel. Ele, então, recebeu a pena de 13 anos de reclusão. Como já estava preso desde 2015, houve a detração, restando 5 anos e 8 meses. O restante da pena deverá ser cumprido em regime semiaberto. “Incabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos porque a pena aplicada é superior a quatro anos e o crime foi cometido com violência à pessoa, conforme o artigo 44 do Código Penal, assim como é incabível o sursis porque a pena aplicada é superior a dois anos de reclusão”, concluiu a magistrada na sentença.

Conheça as vítimas da chacina registrada em Itapecuru-Mirim

Vítimas da chacina.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Raquel de Jesus Pires, Ivanildo Cardoso Gonçalves e Edilson Lopes Gonçalves. Essas são as três pessoas que foram executadas com vários disparos de arma de fogo no povoado Picos 2, localizado na zona rural de Itapecuru-Mirim (saiba mais).

A polícia civil já está investigando o caso e acredita que a chacina foi motivada por acerto de contas e/ou vingança, visto que, os alvos - pelo menos os dois homens - possuíam envolvimento com tráfico de drogas, assaltos e receptação. 

Conforme relatado pelo delegado regional Samuel Morita, homens não identificados desceram de uma Toyota Hilux SW4 de cor preta e, armados com pistolas calibres .40, 9mm e 380, efetuaram os disparos. As vítimas não esboçaram qualquer reação e morreram no local. Até o momento ninguém foi preso.

Confira mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Morre Irmã Camila Bizzoto, que desenvolveu belíssimo trabalho em Vargem Grande

Irmã Camila.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu nesta segunda-feira (28), na Itália, a Irmã Camila Bizzoto, aos 91 anos, uma das Irmãs Doroteia Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, que desenvolveu por décadas um belíssimo trabalho em Vargem Grande, tanto no campo religioso, como nas áreas da saúde e da educação de crianças e de jovens vargem-grandenses. 

Os mais novos, provavelmente, não tiveram a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, visto que, em razão da idade avançada e por problemas de saúde, precisou retornar à sua terra natal, mas certamente já ouviram falar muito de Irmã Camila, que, inclusive, dá nome ao Centro de Atendimento à Criança (CEAC).

A Paróquia de São Sebastião lamentou a perda: "É com enorme pesar que a Paróquia São Sebastião, Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus, noticia o falecimento da Irmã Camila, peça constituinte da história de Vargem Grande. Irmã Camila contribuiu de várias formas na formação e na vida de inúmeros vargem-grandenses. É com muito amor no coração que expressaremos eterna gratidão a todo o trabalho dela em nossa cidade e nos arredores. Que o Senhor Deus possa recebê-la em Seus braços e que ela leve todos os nossos agradecimentos a Ele. Descanse em paz, Irmã Camila!".

O prefeito Carlinhos Barros também se manifestou: "Nesta manhã, recebi a triste notícia do falecimento de uma grande mulher, serva do senhor, que fez muito pela saúde de Vargem Grande, Irmã Camila Bizzoto. Irmã Camila deixou um legado de amor, solidariedade e fraternidade à toda população vargem-grandense. Estendemos nossa solidariedade à família enlutada e aos amigos, rogando a deus que os conforte pela perda irreparável".

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Farina em Vargem Grande, que foi iniciado em 1967, basta acessar a matéria AQUI.

No início deste ano Irmã Camila gravou vídeo direcionado a Vargem Grande. Veja a íntegra no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Em Parnarama, Othelino destaca inauguração de escola como momento histórico para o município

Othelino em Parnarama.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste domingo (27), da inauguração da Escola Municipal Clóvis Campelo do Bonfim, em Parnarama. Ao lado do prefeito Raimundo Silveira, o parlamentar destacou a entrega da unidade de ensino como um momento histórico para a educação parnamarense.

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, representando o governador Carlos Brandão (PSB); o deputado federal Rubens Júnior (PT), o deputado estadual eleito Leandro Bello (Podemos), além do secretariado municipal, vereadores e outras autoridades.

A escola foi totalmente reconstruída com recursos próprios da Prefeitura e em parceria com o Governo do Estado. Othelino Neto afirmou que a escola é, certamente, uma das maiores do Brasil. “O prefeito Raimundinho Silveira fala dessa obra há muito tempo, vem trabalhando nela e, hoje, ela está sendo entregue para a população. O Governo do Estado ajudou com os equipamentos, consolidando essa grande parceria que tem ajudado a transformar a vida da população de Parnarama”, disse Othelino.

A Escola Municipal Clóvis Campelo do Bonfim possui 27 salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado, sala de informática, laboratório de robótica, sala de atendimento psicossocial, biblioteca, cozinha, refeitório, dois auditórios, quadra poliesportiva e campo de futebol.

O prefeito Raimundo Silveira também destacou a importância da unidade de ensino para o município. “Nós temos parcerias muito boas, que ajudam a nossa cidade a crescer. Essa escola era um sonho de todos nós e estamos muito felizes em poder realizar essa obra para nossa população”, declarou.

Na ocasião, também foi feita a entrega de motores de rabeta e de kits esportivos. O secretário Rubens Pereira reforçou o compromisso do Governo do Estado com o município. “Essa parceria entre a Prefeitura de Parnarama e o Governo do Estado irá continuar porque aqui temos um dos maiores aliados do governador Carlos Brandão, que é o prefeito Raimundinho Silveira, que conta com o apoio do deputado Othelino e do deputado federal Rubens Júnior, sempre lutando por Parnarama”, afirmou.

domingo, 27 de novembro de 2022

Chacina: Três pessoas são executadas com vários disparos de arma de fogo em Itapecuru-Mirim

Corpos das pessoas assassinadas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A população de Itapecuru-Mirim ainda está em choque com a chacina registrada no povoado Picos 2 na última semana, quando homens desconhecidos desceram de uma caminhonete Toyota Hilux SW4 de cor preta e executaram três pessoas com vários disparos de arma de fogo.

Conforme informações apuradas junto à polícia militar, os assassinos utilizaram armas de fogo do tipo pistolas calibres .40, 9mm e 380 e efetuaram a maioria dos disparos nas cabeças das vítimas, sendo dois homens e uma mulher, que não esboçaram qualquer reação. Eles foram identificados como Raquel de Jesus Pires, Ivanildo Cardoso Gonçalves e Edilson Lopes Gonçalves. 

As investigações apontam para um crime com características de acerto de contas, visto que, segundo informações da polícia civil, as vítimas possuíam envolvimento com tráfico de drogas, assaltos e receptação. Até o momento ninguém foi preso.

Confira mais detalhes na entrevista do delegado regional Samuel Morita:


PRF apreende 62kg de cocaína na Ponta da Espera em São Luís

Droga apreendida.
Na noite deste sábado (26), por volta das 20h, uma equipe da PRF, em trabalho realizado no Terminal da Ponta da Espera, cujo acesso se dá pela BR-135, deu ordem de parada ao veículo Renault Logan de cor prata, ocupado por dois homens de 28 e 29 anos. 

Os ocupantes do veículo apresentaram nervosismo na abordagem, fato que chamou atenção dos policiais que decidiram por realizar procedimento de entrevista. Nesse procedimento, os ocupantes do veículo forneceram informações contraditórias às perguntas feitas pelos policiais. 

Após isso, a equipe realizou buscas no interior do veículo, onde descobriu um compartimento escamoteado (escondido) contendo diversos tabletes com substância idêntica à cocaína, totalizando 61,9 kg do entorpecente. A abordagem foi realizada com a participação da Polícia Militar do Maranhão. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Tráfico de drogas. Envolvidos encaminhados para a polícia judiciária para procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF.

Prefeita Fabiana Mendes realiza encontro com as comunidades Boa Hora e Sapucaial e anuncia retomada de obras

Encontro com as comunidades.
Nesta sexta-feira (25), a prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes, acompanhada pela sua comitiva intersetorial, deslocou-se às comunidades Boa Hora e Sapucaial afim de promover um encontro para tratar assuntos de interesse dos moradores; apresentar propostas e estabelecer aproximação entre o poder público executivo e as famílias presvarguenses.

No encontro foi realizado o diálogo com representantes das comunidades que puderam expor suas pautas e demandas à administração pública, que serão devidamente atendidas de acordo com o grau de necessidade. Durante a ação houve também entrega de 250 cestas básicas às famílias presentes.

Obras inacabadas que serão concluidas.
Vale ressaltar, que o momento foi uma grande oportunidade para anunciar a continuidade de duas obras inacabadas dentro dos povoados, uma escola e uma quadra, que serão retomadas com recursos próprios e em parceria com o Governo Federal. Esse é mais um compromisso da prefeita Fabiana Mendes que destaca sempre em seus discursos a importância de fortalecer e apoiar cada comunidade do município.

Da Ascom PMPV.

Homem é assassinado com golpes de facão em Vargem Grande; PM prende autor

Autor e vítima.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste sábado (26), por volta das 22h, um homicídio foi registrado na Rua Projetada 2, no bairro São Miguel, em Vargem Grande. A vítima foi identificada como Gabriel Nascimento Pires.

Segundo informações da polícia militar, Gabriel se envolveu em uma luta corporal com José Orlando Matos de Oliveira, que estava armado com um facão e desferiu diversos golpes, atingindo a região da cabeça, do pescoço e do braço esquerdo. Gabriel morreu antes mesmo de receber atendimento médico.

Ao perceber a chegada da guarnição da PM, José Orlando tentou fugir adentrando em residências próximas, mas foi capturado e recebeu voz de prisão, sendo, então, apresentado na delegacia regional de polícia civil de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Ainda conforme apurado, os dois possuíam uma antiga rixa e a vítima ao saber que o autor havia retornado recentemente do estado do Mato Grosso foi até seu encontro para tomar satisfações. José Orlando já tinha passagem pelo crime de roubo.

sábado, 26 de novembro de 2022

Justiça obriga Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello a realizar concurso público

Presidente da Câmara Marcelo Moraes Carvalho.
Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão, formulado em Ação Civil Pública, a Justiça determinou que a Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello se abstenha de contratar servidores, com exceção do provimento de cargos comissionados e das contratações temporárias que sigam os preceitos constitucionais.

Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária no valor de R$ 2 mil, a ser arcada pelo Município de Governador Newton Bello. Também foi decidido que, no prazo máximo de 60 dias, o Legislativo realize procedimento licitatório para contratação de instituição destinada à realização de concurso público para os cargos efetivos que se encontram ocupados por contratos precários.

De forma complementar, a Justiça determinou que, no prazo máximo de 30 dias após a conclusão do processo licitatório, a Câmara de Governador Newton Bello proceda à expedição de edital para a realização do referido certame. Os cargos e vagas serão definidos pela Câmara, de acordo com a sua real necessidade.

A Ação Civil Pública foi apresentada em outubro de 2018 pela então titular da 1ª Promotoria de Justiça de Zé Doca, Simone Santana Valadares. Atualmente, é a promotora Rita de Cássia Pereira Souza que atua na comarca, da qual Governador Newton Bello é termo judiciário. A sentença foi proferida pelo juiz Marcelo Moraes Rêgo de Souza, titular da 1ª Vara de Zé Doca.

ATUAÇÃO DO MPMA

Desde 2015, o Ministério Público cobrava providências da Câmara de Vereadores de Governador Newton Bello para regularizar a situação do quadro de servidores da casa legislativa. Nesse ano foi emitida uma Recomendação, orientando a exoneração dos servidores contratados em desacordo com as determinações constitucionais, bem como a realização de concurso público.

Em 2016, a presidência da Câmara chegou a convocar um concurso, em atendimento à Recomendação ministerial. No entanto, diante de inúmeras denúncias de irregularidades na preparação do referido certame a própria Promotoria de Justiça requereu a suspensão da prova.

No dia 3 de maio de 2018, o então presidente da Câmara, Raimundo Adonias Siqueira de Araújo, expediu ofício informando que decretou a anulação do concurso, conforme Recomendação do MPMA.

Com o objetivo de firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a realização de concurso público no Legislativo municipal, a 1ª Promotoria de Justiça de Zé Doca convidou o presidente da Câmara para uma reunião, porém ele não compareceu.

“O certo é que se esgotaram todas as tentativas de sanar as irregularidades na via administrativa, seja por meio de ofícios e recomendações ou tentativa de realização de reunião nesta 1ª Promotoria de Justiça. Assim, havendo provas robustas da omissão quanto à realização de concurso público, não nos resta outro meio senão o ajuizamento da presente ação judicial”, argumentou a então titular da 1ª Promotoria de Zé Doca.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA).

PM é preso por roubar e matar professor em São Luís; ele conheceu vítima em aplicativo de relacionamento

Professor Diomar Guterres Filho.
Um soldado da Polícia Militar, identificado como Emanuel Vasconcelos da Silva, de 32 anos, foi preso nesta sexta-feira (25), suspeito de matar o professor e estudante de odontologia Diomar Guterres Filho, que foi vítima de latrocínio, no dia 8 de novembro deste ano, no bairro da Areinha, em São Luís.

O PM, que é lotado no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi preso por investigadores da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), na residência dele na avenida Santos Dumont, no bairro do Anil, na capital, em cumprimento a um mandado de prisão temporária.

Segundo as investigações da SHPP, a vítima foi encontrada morta por um disparo de arma de fogo na região da cabeça, em um terreno abandonado, na rua 46, no bairro da Areinha. Como o veículo e o aparelho de celular do professor foram roubados, o crime foi caracterizado como latrocínio (roubo seguido de morte).

Ainda de acordo com a SHPP, além do mandado de prisão, os policiais civis cumpriram dois mandados de busca e apreensão contra endereços ligados ao investigado. Durante as buscas, foram encontrados dois celulares e uma arma de fogo .40, que passarão por perícia. Em seu interrogatório, o PM usou o direito de permanecer em silêncio. O investigado só deverá prestar esclarecimentos na próxima quarta-feira (30), na companhia do seu advogado.

Segundo o delegado Marconi Matos, da SHPP, o policial militar já é investigado por um crime de roubo, que aconteceu em agosto deste ano, tendo como vítima um técnico de enfermagem, de 28 anos. A vítima procurou a polícia, para denunciar que foi dopado e roubado pelo PM. “A vítima disse que conheceu o investigado através de um aplicativo de relacionamento e se encontraram depois no apartamento da vítima. No caso, ele (o enfermeiro) foi dopado, e o investigado subtraiu os bens da vítima. Depois, ao recobrar a consciência, a vítima procurou atendimento médico e guardou as mensagens das conversas que ele teve com o investigado e isso corroborou com o que nós já tínhamos, que ligava o investigado ao caso do Diomar. Por essa razão apresentamos ao Poder Judiciário, que decretou a prisão temporária do investigado”, explicou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado da SHPP, não se descarta a possibilidade de o professor Diomar Guterres ter conhecido o PM, também, por meio de um aplicativo de relacionamento. “Como a vítima sobrevivente disse a maneira como o investigado agia, nós não descartamos a possibilidade dele ter conhecido a vítima (Diomar) através de um aplicativo de relacionamento. Por essa razão, nós não descartamos, também, uma possibilidade de outras vítimas”, informou Marconi Matos.

O delegado explicou, ainda, que o carro e o celular da vítima ainda não foram recuperados. O que se sabe, até o momento, é que o investigado, após o crime, alugou o carro para um terceiro que foi identificado, conduzido ao DHPP, onde foi ouvido e depois liberado. Segundo Marconi Matos, o homem deve ser indiciado pelo crime de receptação.

Já o PM Emanuel Vasconcelos da Silva foi encaminhado à prisão do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, em São Luís, onde ficará custodiado à disposição do Poder Judiciário. As investigações vão continuar a cargo do Departamento de Proteção à Pessoa, no intuito de buscar mais esclarecimentos sobre o crime.

Do G1 MA.