quinta-feira, 31 de julho de 2025

Ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira morre aos 54 anos

Mário Macieira.
Faleceu nesta quinta-feira, 31, aos 54 anos, o advogado Mário de Andrade Macieira, ex-presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). Ele estava internado em estado grave no UDI Hospital, em São Luís, onde lutava contra complicações decorrentes de problemas hepáticos.

Macieira enfrentava, desde o ano passado, uma grave condição de saúde. Em julho de 2024, foi diagnosticado com esteatose hepática metabólica, que evoluiu para uma síndrome hepatorrenal — quadro crítico que levou à sua internação em São Luís no dia 23 daquele mês. Com o agravamento do estado clínico, incluindo hemorragias, a família optou por transferi-lo, em UTI aérea, para o Rio de Janeiro, onde ele passou por tratamento intensivo.

O advogado já havia realizado um transplante de fígado há algum tempo. Após uma breve melhora e retorno ao Maranhão, sofreu uma recaída, voltando a ser internado. Nos últimos dias, enfrentou um quadro de infecção generalizada e chegou a ser intubado. Segundo familiares, ele foi desenganado pelos médicos pouco antes do falecimento.

Mário Macieira foi uma figura marcante na advocacia maranhense, com forte atuação institucional e respeito entre colegas de profissão. Sua morte representa uma perda significativa para o meio jurídico do estado. O velório será realizado a partir das 20h desta quinta, 31, no Plenário Hermann Assis Baeta, na sede da OAB-MA, em São Luís. O sepultamento está marcado para as 9h da manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, no cemitério do Gavião, no Centro.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Falso dentista que estava atendendo em clínica clandestina é Vereador em Itapecuru-Mirim

Irmão Dentista.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Trata-se do vereador José de Arimateia de Brito, mais conhecido como 'Irmão Dentista', o falso dentista que estava realizando atendimentos irregulares em uma clínica clandestina localizada no centro de Itapecuru-Mirim. A operação foi realizada pelo Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA) a partir de uma denúncia anônima (relembre).

Segundo informações repassadas pelo CRO-MA, 'Irmão Dentista' possui formação de técnico em prótese dentária (TPD), no entanto, de acordo com a legislação vigente, técnicos não possuem autorização legal para realizar atendimentos ao público, sendo sua atuação restrita a laboratórios e sempre sob supervisão de cirurgiões-dentistas habilitados.

O falso dentista está no seu quarto mandato consecutivo de vereador em Itapecuru, tendo sido eleito em 2024 com 860 votos, o segundo mais votado da disputa. Ele vinha exercendo ilegalmente a profissão há mais de 20 anos. O caso agora será apurado pela polícia civil e pelo Ministério Público.

Advogado é alvo de Operação da PF por utilizar boletins de ocorrência falsos para obter salário-maternidade no Maranhão

Operação Falso BO.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a Operação Falso BO, em Caxias, destinada a desarticular um esquema delituoso voltado à obtenção indevida de benefícios previdenciários, especialmente salário-maternidade, mediante a apresentação de boletins de ocorrência falsificados e outros documentos ideologicamente falsos.

A investigação teve início a partir de comunicação da polícia civil, relatando a existência de boletins de ocorrência que não possuíam registro no sistema oficial de ocorrências, mas que foram utilizados como fundamento para a concessão de benefícios junto ao INSS.

A PF apurou que os boletins de ocorrência seguiam formato padronizado, com datas, horários e textos idênticos, inclusive com registros atribuídos a servidores que não estavam de plantão nas datas indicadas. A operação contou ainda com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Estado do Maranhão, que apontou a existência de dezenas de requerimentos administrativos associados ao advogado investigado, com uso reiterado de documentos com distorções fraudulentas.

Estima-se um prejuízo em torno de R$ 139 mil aos cofres da Previdência Social, podendo esse valor ser significativamente ampliado à medida que outros requerimentos suspeitos forem auditados. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no escritório profissional do principal investigado, com a presença de representante da OAB. Além disso, foi determinado o bloqueio de bens e valores do investigado até o limite de R$ 139 mil. O investigado poderá responder, entre outros, pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso, com penas cominadas ultrapassando 17 anos de reclusão.

Megaoperação é deflagrada na Baixada Maranhense para cumprir 22 mandados de prisão por homicídio e tráfico de drogas

Operação na Baixada.
Uma operação conjunta entre a Força Estadual de Segurança, Polícia Civil do Maranhão e o Centro de Inteligência da Secretaria da Segurança foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31), na Baixada Maranhense, com o objetivo de cumprir 22 mandados de prisão. Até o momento, sete alvos foram capturados - em Penalva, Viana, Arari e em São João Batista.

Além dos sete presos, os policiais também realizaram importantes apreensões. Em um dos endereços foram encontradas armas de fogo, celulares, balanças de precisão, porções de entorpecentes, relógios e outras joias, câmera de videomonitoramento e dinheiro. Para cumprir os mandados restantes os policiais envolvidos na operação seguirão em diligência ao longo do dia. “Há mandados recentes e também mais antigos. O objetivo é responsabilizar todos os que possuem mandados contra si”, destacou o delegado Thiago Sekeff, da Feisp, que conduz a operação.

A ação conta com cerca de 40 policiais. As equipes da Feisp saíram ainda na noite de quarta (30) de São Luís em direção à Baixada. Da polícia civil participam equipes da delegacia regional de Viana, de Cururupu e de Pinheiro. Houve apoio, ainda, do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Os alvos da ação são investigados por diversos crimes, alguns inclusive foragidos com mandado de recaptura expedido. Dentre os crimes, homicídios, violência sexual, violência doméstica e familiar, tráfico de entorpecentes e outros.

A operação integra as ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão no combate à criminalidade na Baixada Maranhense. O reforço policial na região foi intensificado desde o ano passado e tem resultado em diversas prisões de investigados, além da apreensões de armas e drogas.

Pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão recebe apoio do PSDB

Apoio do PSDB a Orleans Brandão.
Em mais um grande ato político, o PSDB declarou apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao governo do Estado na disputa eleitoral de 2026. Articulado pelo presidente estadual da legenda, Sebastião Madeira, o jantar em São Luís contou com a participação do dirigente nacional tucano, Marconi Perillo; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de dezenas de lideranças municipais (prefeitos e vereadores) e estaduais.

Ex-deputado federal e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo disse que governo bem avaliado não perde eleição, ainda mais se contar com o apoio de tantas lideranças. “Este é um projeto de continuidade e também de renovação. Orleans será o governador mais jovem do Brasil e o Maranhão vai ganhar muito com a sua gestão. Ele é jovem, correto e equilibrado, e o Brasil está precisando de equilíbrio, voltar a ser o país do diálogo. Por isso, viemos declarar que, sob o comando estadual do Madeira, o PSDB que hoje governa 18 estados apoiará Orleans em 2026”.

Lembrando que o PSDB já teve em seus quadros o então vice-governador Carlos Brandão, Madeira abriu o encontro afirmando que o partido se reergue na política do Maranhão e se prepara para a disputa eleitoral de 2026, quando quer eleger uma bancada de deputados estaduais e federais. “Brandão é um governador humano, que cuida dos municípios, trabalha dia e noite pelos maranhenses, vai atrás das empresas para gerar emprego e renda, e acabar com a fome no estado. Apoiamos Orleans para dar continuidade a esse governo”, afirmou o presidente estadual do partido.

Ao recordar que já foi presidente da juventude do PSDB, em Colinas e no estado, Orleans disse estar muito feliz com a declaração de apoio tucano ao governador Carlos Brandão e à sua pré-candidatura. “Fazemos um governo que tem mostrado resultados. Nos últimos 15 dias, visitei mais de 30 cidades, e tenho muito orgulho de poder dizer, por onde passo, que em todos os 217 municípios o governo do Estado tem obras e serviços que estão mudando a vida das pessoas”, declarou ele.

Agradecendo a manifestação de apoio de dezenas de líderes tucanos, Orleans disse que ver de perto o governador transformando o Maranhão é a sua motivação: “Aceitamos a missão de dar continuidade a esse grandioso trabalho, e tenho certeza de que, com o apoio de todos vocês, seremos vitoriosos”.

Primeira a reunir seus aliados em um forte ato de apoio a Orleans, Iracema Vale disse que as lideranças ali reunidas apoiam Orleans porque querem a continuidade de um governo que dialoga e valoriza o povo e a classe política, e a manutenção de todas as políticas públicas como o Maranhão Livre da Fome. “Brandão é um governador empreendedor, que sente as dores do povo e quer o Maranhão avançando. É esse o governo que temos que defender. Orleans é humilde, trabalhador, jovem decidido, inteligente e perseverante. É por tudo isso que ele tem o apoio desse grupo que a cada dia está mais forte”, declarou a deputada.

VÍDEO: Cigano que matou PM no Pará morre após confronto com policiais do COSAR em Alto Alegre do Maranhão

Operação em Alto Alegre do Maranhão.
Um confronto entre a polícia militar e ciganos ocasionou na morte de uma pessoa e duas pessoas feridas, sendo um deles um policial militar. O embate ocorreu nesta quarta-feira (30) quando a polícia foi realizar um mandado de prisão em aberto contra Rafael Ramos da Silva, no município de Alto Alegre do Maranhão.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o tiroteio ocorreu durante uma operação do Comando de Operações de Sobrevivência em Áreas Rurais (COSAR), que buscava prender Rafael, suspeito de cometer o crime de latrocínio contra um policial militar em outubro de 2023, em São Miguel do Guamá, no Pará.

Ao chegar no local onde o suspeito se escondia, os agentes foram recebidos com diversos disparos de arma de fogo. No confronto, um policial foi atingido e encaminhado para atendimento médico e seu estado de saúde é estável. Já Rafael e uma outra pessoa foram alvejados e encaminhados para uma unidade de saúde da região, mas Rafael não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. O outro homem se encontra em estado grave no hospital. Além dos feridos, outras quatro pessoas envolvida no tiroteio foram presas.

Veja mais detalhes na reportagem da TV Difusora São Mateus:


Do Portal Difusora News.

Vereador de Cantanhede tem mandato cassado por compra de votos

Vereador cassado.
A pedido do Ministério Público, a Justiça Eleitoral julgou procedente a Representação Especial por Captação Ilícita de Sufrágio e determinou a cassação do diploma de José Raimundo Amaral de Barros, conhecido como Raimundinho do Cidinho, eleito vereador do município de Cantanhede nas eleições de 2024. Com a decisão, fundamentada no artigo 41-A da Lei nº 9.504/97 que reconheceu a prática de compra de votos durante o pleito, Raimundinho do Cidinho terá os votos anulados e a Secretaria Judicial deverá realizar o recálculo do quociente eleitoral e partidário, após o trânsito em julgado da sentença.

A Câmara Municipal de Cantanhede será comunicada para tomar as providências cabíveis quanto à substituição da vaga. Além da cassação, José Raimundo Amaral de Barros foi condenado ao pagamento de multa no valor de 25 mil UFIR, a ser convertida em moeda corrente na data do pagamento. Outro representado no processo, Renildo Ferreira Rocha, também chamado de Ronaldo Colibri, foi condenado ao pagamento de multa no valor de 20 mil UFIR, que também será convertida em reais na data do pagamento.

A Justiça declarou, ainda, a inelegibilidade de ambos os representados, pelo período de oito anos, contados a partir das eleições de 2024. A penalidade tem como base a Lei Complementar nº 64/90, que trata da inelegibilidade por prática de abuso do poder político ou econômico.

MP ELEITORAL

O promotor de justiça Marcio Antônio Alves de Oliveira destacou que foi a primeira eleição com Ministério Público Eleitoral após a instalação da zona eleitoral na comarca. A investigação desse caso levou 16 dias, e o MP Eleitoral acompanhou inclusive a prisão em flagrante do então candidato, que ainda poderá responder a Ação Penal. “O acesso ao cargo de vereador através da compra de votos é o nascedouro da corrupção, pois impossibilita totalmente o exercício da função de fiscalização do Município, fragilizando a implementação de políticas públicas. Serão adotadas medidas na esfera criminal e administrativa”, comentou o membro do Ministério Público.

Redação: CCOM-MPMA.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Estados Unidos oficializa tarifaço aos produtos brasileiros e sanciona Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Moraes e Trump.
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou, nesta quarta-feira (30), uma ordem executiva que oficializa a tarifa de 50% a produtos importados do Brasil. A decisão foi justificada como resposta a ações do governo brasileiro que, segundo a Casa Branca, representam uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia norte-americana.

O tarifaço estava marcado para começar na sexta-feira (01). No entanto, a ordem executiva define para o dia 6 de agosto o início da vigência para mercadorias inseridas para consumo, ou retiradas do depósito para consumo. Apesar da ordem executiva, Trump deixou quase 700 itens de fora do tarifaço, como produtos aeronáuticos civis (o que interessa à Embraer), suco e derivados de laranja (suco e polpa), minério de ferro, aço e combustíveis, por exemplo.

ALEXANDRE DE MORAES

Também nesta quarta-feira (30), o governo Donald Trump aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O nome do magistrado consta no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que administra e aplica programas de sanções, e também no site do Departamento de Tesouro. A lei é usada para punir estrangeiros.

Moraes é alvo da legislação norte-americana que tem como objetivo punir autoridades internacionais acusadas de violação aos direitos humanos. Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afetam os sancionados principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas. De acordo com o governo dos EUA, qualquer empresa ou bem relacionados ao ministro nos EUA estão bloqueados. Cidadãos norte-americanos também estão proibidos de fazer negócios com o ministro. Moraes não pode fazer transações com empresas do país, como usar cartão de crédito com bandeira dos EUA, por exemplo.

Do Metrópoles.

Técnico em prótese dentária é flagrado atuando como dentista em clínica clandestina em Itapecuru-Mirim

Clínica clandestina.
O Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA) flagrou, nessa terça-feira (29), o exercício ilegal da profissão por um técnico em prótese dentária (TPD) que atuava de forma clandestina em Itapecuru-Mirim. A ação ocorreu após uma denúncia anônima que indicava o funcionamento de uma clínica irregular instalada em uma garagem no centro da cidade.

Durante a fiscalização, a equipe do CRO-MA encontrou o técnico realizando atendimentos clínicos, com outros pacientes ainda aguardando na recepção improvisada. Imagens e vídeos foram registrados como prova da prática ilegal da odontologia. A equipe também apurou que o suspeito vinha atendendo moradores de comunidades da zona rural do município, ampliando a gravidade da infração.

De acordo com a legislação vigente, técnicos em prótese dentária não possuem autorização legal para realizar atendimentos ao público, sendo sua atuação restrita a laboratórios e sempre sob supervisão de cirurgiões-dentistas habilitados. Os fiscais do CRO-MA lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na 2ª delegacia regional de polícia civil de Itapecuru-Mirim. O caso agora será apurado pela polícia e pelo Ministério Público.


Do Imirante.

Saiba quem são os influenciadores alvos da Operação Dinheiro Sujo

Alvos da Operação Dinheiro Sujo.
A Operação Dinheiro Sujo, deflagrada nesta quarta-feira (30) pela polícia civil do Maranhão, mirou influenciadores digitais suspeitos de promover jogos de azar nas redes sociais e participar de esquema de lavagem de dinheiro (relembre).

Entre os investigados estão:

- @angelicaroxol (Maria Angélica) – Advogada criminal, com mais de 5 mil seguidores, é apontada como peça-chave na estrutura financeira do grupo. Já responde a processos por furto e maus-tratos a animais.

- @neto_duailibe (Neto Duailibe) – Criador de conteúdo com quase 20 mil seguidores, atuava na divulgação do jogo conhecido como “Tigrinho”.

- @otavio_vitor (Otavio Vitor Lima) – Com mais de 49 mil seguidores, se apresenta como criador de conteúdo, apostador e gamer. É um dos nomes mais populares entre os investigados.

- @baianofilho_ (Otávio Filho) – Pai de Otavio Vitor e de Tainá, também figura entre os alvos, com quase 10 mil seguidores.

- @tainasousa__ (Andressa Tainá Sousa) – A influenciadora mais seguida do grupo, com 127 mil seguidores, sendo considerada a líder do esquema. Conhecida por atuar no carnaval carioca e em campanhas de lifestyle, ela já possui antecedentes criminais e é ré em um processo por furto, após confessar o uso indevido de cartão de crédito de uma pessoa falecida, no mesmo dia do óbito. Nesse caso, firmou acordo de não persecução penal, e a ação se encontra suspensa.

O grupo é acusado de atrair seguidores com promessas de lucros fáceis, induzindo-os a apostar em plataformas caça-níqueis. A Justiça determinou bloqueio de R$ 11,4 milhões e sequestro de bens de luxo. “A polícia civil entendeu que seria necessária a prisão de Tainá, porém o Judiciário entendeu de forma diversa, entendeu que não era necessária a prisão, mas decretou algumas medidas cautelares diversas da prisão para essa líder do grupo”, disse o delegado Pedro Adão.

Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

Influenciadores maranhenses são alvos da Operação Dinheiro Sujo

Operação Dinheiro Sujo.
Seis endereços foram alvos de mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (30), durante ação da polícia civil do Maranhão contra um grupo investigado por divulgar jogos de azar nas redes sociais. A ofensiva, batizada de Dinheiro Sujo, foi coordenada pelo Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), e teve como foco influenciadores digitais suspeitos de atuar na promoção do jogo ilegal conhecido como “Tigrinho”, associado à modalidade de caça-níqueis online.

Além das buscas, houve o sequestro de bens e bloqueio judicial de mais de R$ 11 milhões em contas vinculadas aos investigados. Foram apreendidos cinco veículos — entre eles modelos de luxo como Range Rover Velar, Range Rover Evoque, BMW e Toyota Hilux — além de uma moto aquática, celulares, computadores, uma arma de fogo e carregadores e cadernos com anotações que devem subsidiar a continuidade das investigações. Bolsas de grife e dólares também foram apreendidos. “Esses carros de luxo estavam em nome de terceiros e foram adquiridos com os valores auferidos através dessas divulgações ilegais”, destacou o delegado Pedro Adão, chefe do DCCT.

De acordo com as investigações, o grupo usava as redes sociais para atrair vítimas por meio de promessas de lucros fáceis e rápidos. Após o cadastro em plataformas de jogos, seguidores eram orientados a realizar depósitos, movimentando valores cuja origem e destino são alvo de apuração. A divulgação do “Tigrinho” era feita por influenciadores contratados por integrantes do esquema.


Entre os investigados está uma influenciadora digital apontada como líder do grupo. Ela já possui antecedentes criminais e é ré em um processo por furto, após confessar o uso indevido de cartão de crédito de uma pessoa falecida, no mesmo dia do óbito. Nesse caso, firmou acordo de não persecução penal, e a ação se encontra suspensa.

A influenciadora também responde a outro inquérito por maus-tratos a animais, após publicar vídeos em que oferece bebidas alcoólicas ao próprio cão. “A polícia civil entendeu que seria necessária a prisão da líder do grupo criminoso, porém o Judiciário entendeu de forma diversa, entendeu que não era necessária a prisão, mas decretou algumas medidas cautelares diversas da prisão para essa líder do grupo”, disse o delegado Pedro Adão.

As medidas cautelares decretadas contra a suporta líder do grupo consistem em não se ausentar de São Luís e do país sem autorização judicial, entrega de passaporte, bloqueio de redes sociais e a proibição de acesso a essas redes. Ainda conforme o DCCT, a estrutura do grupo criminoso inclui uma advogada, suspeita de atuar na lavagem de dinheiro, e uma gerente, responsável por coordenar grupos de WhatsApp usados para captar novos apostadores. O grupo pode responder por contravenção penal, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações seguem em andamento para apurar a participação de outros envolvidos.

Veja o momento da operação no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

VÍDEO: Grave acidente é registrado na BR-222

Grave acidente.
Um motorista ficou ferido e foi levado ao hospital após uma colisão frontal entre dois carros na BR-222, nessa terça-feira (29). O acidente aconteceu entre os municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

No carro do motorista ferido havia mais três ocupantes, mas eles não tiveram escoriações. No outro carro, havia apenas o condutor que, segundo informações, teria perdido o controle após uma falha no freio. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e atendeu os envolvidos na colisão. O motorista ferido foi encaminhado a uma unidade de saúde pelos socorristas.

Veja o vídeo do local do acidente:


Do Imirante.

Sargento da PM morre em acidente no São Francisco

Sargento morreu no local.
Um sargento da polícia militar do Maranhão morreu em um acidente de trânsito na noite dessa terça-feira (29), no bairro São Francisco, em São Luís. A vítima foi identificada como Noelê de Ribamar Soares Correia Filho, de 52 anos. Segundo informações preliminares, um carro colidiu na moto do sargento. A pistola dele foi encontrada no chão e recolhida pelos PMs que atenderam a ocorrência. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Em nota, a polícia militar do Maranhão lamentou a morte do agente e destacou os anos de serviços prestados por Noelê à corporação. Ele ingressou na PM em março de 1994 e atuava na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), na capital.


Do G1 MA. 

terça-feira, 29 de julho de 2025

Em entrevista ao Metrópoles, Brandão fala sobre Lula, Trump, tarifaço, Dino, eleições e sucessor

Governador Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão foi o entrevistado do programa Metrópoles Entrevista, apresentado pelo jornalista Paulo Cappelli. Na conversa, tratou de temas centrais para o país e o Maranhão, como os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, a importância da articulação com o governo federal, os avanços sociais no estado e o posicionamento político em relação às eleições de 2026.

Sobre o tarifaço anunciado pelos EUA, que eleva em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, Brandão ressaltou que no Maranhão uma pequena parcela dos produtos passam pelo Porto do Itaqui para o mercado norte-americano. "O Porto do Itaqui exporta soja e milho do Matopiba. A soja vai basicamente para a China. Parte do milho também vai para a China e a outra para a Espanha. Agora, as fábricas de celulose da Bahia e do Maranhão, que têm mais exportação para os Estados Unidos, serão atingidas pelo tarifaço. O impacto deve ser de 16% na venda de celulose nas operações dos dois estados", explicou.

Brandão ainda esclareceu que o preço da importação de produtos americanos só sofrerá mudanças caso haja taxação recíproca do governo federal, medida que classificou como último alternativa. "Com relação à importação, 70% do combustível que chega ao Brasil entra pelo nosso porto. Desse total, 90% vai para o agro e 10% para os postos de gasolina. Se o governo reagir com tarifaço, teremos esse impacto", pontuou.

Indagado sobre sua postura na questão levantada por Trump contra o Brasil, o governador reforçou a necessidade de união e diálogo entre os estados e o governo federal, destacando que o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin estão à frente da condução do tema. “Teremos reunião com os governadores do Nordeste e com a presença do presidente Lula, para tomar conhecimento das providências do governo quanto ao tarifaço dos EUA. O governador Tarcísio está em outro campo, talvez não queira ser liderado pelo presidente Lula nesse processo. E eu, como sou liderado pelo presidente e pelo amigo Geraldo Alckmin, não acho conveniente sair na frente sem ouvir nossos líderes, que têm os elementos para compreender melhor o Brasil inteiro”, afirmou.

Ele defendeu uma resposta coordenada entre os estados, respeitando a liderança federal, e alertou para o risco de prejudicar setores produtivos e empresas brasileiras e norte-americanas. “Eu vejo que, se os insumos brasileiros sofrerem aumento de tarifa, vai aumentar também o preço dos produtos finais feitos pelos Estados Unidos. Se isso atingir diretamente as empresas americanas, é possível que o presidente Trump recue, para evitar a perda de empregos e de competitividade", avaliou Brandão.

Na área social, o governador destacou o impacto positivo das ações do presidente Lula no combate à extrema pobreza e reforçou os avanços do Maranhão nos últimos anos. Segundo ele, cerca de um milhão de maranhenses deixaram a extrema pobreza, contribuindo diretamente para a saída do Brasil do Mapa da Fome. Além disso, o programa Maranhão Livre da Fome vai atender mais 430 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Lançamos o programa com o cartão no valor de R$ 200, mais R$ 50 para cada filho de até 6 anos de idade. Reduzimos em 30% o ICMS da cesta básica para aumentar o poder de compra. Também oferecemos exames, óculos, cirurgias, medicamentos e qualificação profissional, em parceria com o Sistema S e outras empresas, para inserir as pessoas no mercado de trabalho”, explicou.

Ao ser questionado sobre as eleições de 2026, Brandão reafirmou que este ano será dedicado exclusivamente à gestão. Com mais de três mil obras entregues, ele reforçou que discutir sucessão agora colocaria o governo em pausa, o que não faz parte de sua conduta. “Permanecerei no cargo. O debate sobre candidatura só será feito no momento certo, em 2026”, disse, reforçando que é preciso foco na entrega de resultados. O governador também ressaltou a força política do grupo que lidera, composto por 95% dos prefeitos e das bancadas estadual e federal, e defendeu que a condução desse processo precisa ser feita com responsabilidade e unidade.

Sobre sua relação com o ex-governador Flávio Dino, Brandão afirmou que houve um distanciamento natural, mas que mantém o respeito pelo ministro. Ele lembrou que contribuiu com o início de Dino na trajetória política, e que não houve problemas por não ter sido convidado para o casamento do ministro, em dezembro de 2024. "Eu estou aqui, cuidando da gestão, e ele está cuidando de suas atividades no Supremo Tribunal Federal. Estamos afastados porque cada um cumpre suas funções: um na política, e o outro na Justiça", comentou o governador.

Por fim, Brandão reforçou seu perfil municipalista e o diálogo com todos os campos políticos. Disse manter boas relações com prefeitos e prefeitas de todo o estado, independentemente de partidos ou ideologias, destacando que o trabalho em favor da população deve estar acima das disputas. "Tenho aliança com a esquerda, o centro e a direita. O importante é trabalhar para melhorar a vida do povo maranhense”, finalizou.

Torre do Bonde dos 40 enfrenta policiais do BOPE e se dá mal no Maranhão

Rafael do Gás.
Um membro da organização criminosa Bonde dos 40, conhecido como 'Rafael do Gás', morreu na tarde desta segunda-feira (28) durante confronto com uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da polícia militar. O caso ocorreu no Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar. De acordo com a PM, os agentes realizavam um patrulhamento na região e avistaram Rafael em atitude suspeita. Nesse momento, ao tentarem se aproximar para uma abordagem, o criminoso reagiu com disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram.

Durante a ação, Rafael foi atingido no tórax e foi ao chão. A guarnição do BOPE prestou socorro, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu. Os policiais encontraram com ele, além da pistola utilizada no confronto, um colete balístico e drogas ilícitas. 'Torre' do Bonde dos 40, Rafael do Gás tinha envolvimento com o tráfico de drogas e intimidações a moradores nos bairros Matinha, Nova Terra e Mata, onde também era acusado de invadir terrenos e participar de espancamentos.

Veja mais detalhes na reportagem do Bandeira 2:


Do Portal Difusora News.

Mulher tem cabelo arrancado durante corrida de kart em São Luís

Local do acidente.
Um grave acidente chocou pilotos e familiares que estavam no kartódromo localizado próximo ao Estádio Castelinho, em São Luís, na noite desta segunda-feira (28). Uma jovem de 23 anos ficou presa às ferragens e teve parte do couro cabeludo arrancado pelo motor de um kart durante uma corrida. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a vítima foi socorrida, recebeu atendimento pré-hospitalar, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e, em seguida, foi encaminha para um centro de emergência. Ainda não foi informado o estado de saúde da vítima.

Segundo informações de pessoas que estavam no local, a mulher, que pilotava o kart de número 6, teve seu cabelo preso na estrutura do motor do carro, foi puxada para o lado e acabou sofrendo uma queimadura no braço. Com o cabelo preso à corrente do motor do veículo, ela teve parte do couro cabeludo arrancado. Ela acabou ficando presa nas ferragens e chegou a desmaiar. Na sequência, foram chamadas as equipes de socorro, que realizaram o pronto atendimento.

Do Imirante.

Urgente! Moradores interditam BR-222 no Povoado Entroncamento

Local da interdição.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta terça-feira (29), os moradores do povoado Entroncamento, localizado na zona rural de Itapecuru-Mirim, interditaram totalmente a BR-222 na altura do km 221. Eles atearam fogo em pneus e, conforme entrevista ao repórter Telmar Félix, da Rádio 90 FM, protestam pela falta de água na região. Os manifestantes também solicitam a presença das autoridades do município. Por conta da interdição, um grande congestionamento se formou nos dois sentidos. A PRF está no local.

ATUALIZAÇÃO: A rodovia já foi liberada.

Pindaré-Mirim comemora aniversário e recebe mais obras estaduais

Entrega de obras.
A comemoração dos 102 anos de Pindaré-Mirim foi marcada pela entrega de obras e a assinatura de ordens de serviço para mais investimentos estaduais no município. Representando o governador Carlos Brandão (PSB), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), participou da programação ao lado do prefeito Dr. Alexandre e reafirmou a parceria que já garantiu vários benefícios para a população.

“Em Pindaré, já fizemos a reforma e modernização do hospital municipal e asfaltamento de ruas, estamos trabalhando na pavimentação da estrada que liga Pindaré a Santa Inês, uma obra desejada há 50 anos, e hoje viemos entregar a Estação Tech, para a formação tecnológica dos jovens; a reforma da delegacia de polícia, melhorando as condições de trabalho dos nossos policiais, e 149 títulos de propriedade para que as pessoas tenham segurança jurídica em suas moradias. Tudo isso graças a essa parceria que só beneficia a população”, destacou Orleans Brandão.

O secretário de Assuntos Municipalistas também assinou ordens de serviço para reforma do Estádio Municipal e a implantação da Escola Militar Tiradentes em Pindaré-Mirim. Acompanhado do prefeito, Orleans vistoriou as obras da quadra poliesportiva do IEMA e a construção do cais da cidade, que aguarda o nível do rio baixar para ser concluída. “Até o final deste ano, entregaremos mais esse investimento, que vai favorecer o desenvolvimento do turismo na cidade”, afirmou.

“Encontramos o município com muitas dificuldades, mas com muito trabalho e parcerias conseguimos avançar. Recebemos o Viva Procon, o portal da cidade, o Restaurante Popular, a Estação Tech, a Escola Militar, a regularização fundiária, e muitas outras obras estão em andamento. Somos gratos por essa parceria, e Orleans tem sido um grande amigo da nossa cidade, sempre aberto a nossas solicitações”, declarou Dr. Alexandre.

VÍDEO: Mulher é espancada pelo namorado com mais de 60 socos dentro de elevador

Momento das agressões.
Uma mulher de 35 anos foi brutalmente agredida pelo namorado dentro do elevador do prédio onde mora em Ponta Negra, na zona sul de Natal. O homem, identificado como Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio. O crime aconteceu no último sábado (26), por voltas das 16h, e foi registrado pela câmera do elevador do condomínio. O vídeo mostra o casal discutindo e, quando a porta do elevador se fecha, o homem parte pra cima da vítima e começa a desferir socos contra ela.

É possível perceber que ele dá pelo menos 60 socos. A mulher ficou com o rosto completamente ensanguentado. De acordo com uma amiga da vítima - que pediu para não ser identificada, o segurança do condomínio que via as imagens da agressão pela câmera do elevador acionou a polícia militar. Quando o elevador chegou no térreo o agressor foi contido pelos moradores e preso em seguida.

A vítima foi levada para o hospital Walfredo Gurgel, onde foi constatado que ela teve múltiplas fraturas no rosto e no maxilar. Ela vai ser submetida a uma cirurgia ainda esta semana. O suspeito passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio Grande do Norte. Em depoimento na delegacia, o homem alegou ter claustrofobia. Ainda de acordo com a amiga da vítima, a discussão começou porque o homem teve uma crise de ciúmes.


Do G1.

COMEÇA HOJE! Mercadão Teles comemora aniversário de 2 anos com sorteios de prêmios e muito preço baixo

Mercadão Teles.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Mercadão Teles, localizado na Avenida Castelo Branco, em frente ao Terminal Rodoviário de Vargem Grande, está comemorando seu aniversário de dois anos e para celebrar essa importante data foi preparada uma semana inteira de sorteios de prêmios e muito preço baixo.

A programação de aniversário já tem início hoje, terça-feira, dia 29, com show ao vivo do cantor Kleyton Vaqueiro. Para participar dos sorteios, que serão diários, basta fazer suas compras, preencher o cupom atentamente e depositar na urna. Será uma verdadeira festa da economia. Corra e aproveite, o presente é de vocês!

segunda-feira, 28 de julho de 2025

PM faz grande apreensão de armas de fogo e munições em Vargem Grande

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 10h, uma grande quantidade de armas de fogo, de munições e de cigarros foi apreendida em Vargem Grande. Segundo informações, a investigação teve início durante o final de semana após um sargento da PM, lotado em São Luís e de folga em Vargem Grande, presenciar a comercialização irregular em um estabelecimento comercial localizado no centro da cidade. 

Desta forma, com apoio da guarnição da polícia militar de serviço na cidade e da diretoria de inteligência dos bombeiros militar, foi realizada a operação policial e feita a apreensão. Já o proprietário do estabelecimento recebeu voz de prisão e foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Confira o material apreendido:

- 740 carteiras de cigarro contendo 20 unidades;
- 157 frascos de pólvora negra de 50 gramas;
- 19 latinhas de espoletas (referência FY570);
- 31 vasilhames de espoletas CBC;
- 23 latas de espoletas de cor azul;
- 35 munições de calibre .22 (para revólver);
- 24 munições de calibre .32 (para revólver);
- 20 munições de calibre .38 (para revólver);
- 55 cartuchos de calibre .36 (para espingarda);
- 37 munições de calibre .28 (para espingarda);
- 34 munições de calibre .32 (para espingarda)
- 07 munições de calibre .36 (para espingarda);
- 87 estojos diversos de calibres para recarga;
- 05 espingardas eficientes;
- 02 espingardas ineficientes; e
- 01 celular Samsung SMA057.

Estudo mostra como facções dominaram Jericoacoara, Pipa e Porto de Galinhas, destinos turísticos do Nordeste

Facções atuantes.
Coqueiros, águas mornas, frutos do mar... Venda de drogas à luz do dia, "olheiros" monitorando as esquinas, assassinatos violentos e uma vida local dominada pelo poder paralelo das facções. Essa descrição hoje serve para três dos principais (e mais bonitos) destinos turísticos de praia do Nordeste brasileiro: Porto de Galinhas, em Pernambuco; Pipa, no Rio Grande do Norte; e Jericoacoara, no Ceará. E as semelhanças não param por aí. Praias mais famosas de seus respectivos Estados, as três mantêm um certo clima de tranquilidade, com regras do crime organizado para coibir roubos contra aqueles que as visitam - uma forma de não afastar os turistas que movimentam a economia e o tráfico na região.

Para quem mora ali, porém, a presença e a crueldade das facções são bastante conhecidas, das ameaças a quem não cumprir ordens e decapitações aos pontos de venda em espaços centrais das vilas, segundo moradores, autoridades e pesquisadores com quem a BBC News Brasil conversou nas últimas semanas. "O Estado vende isso aqui como o paraíso, mas não garante o mínimo para a população. O assunto é ainda abafado na cidade, porque não se pode falar mal para não correr o risco perder turistas", diz Carla, uma moradora de Jericoacoara.

"É normalizado. Você sabe sempre quem é o olheiro, o pistoleiro ou o gerente de boca, e interage com eles todos os dias, no mercado, na rua, nos bares", resume Ricardo, morador de Porto de Galinhas. O nome de todos os moradores foram alterados na reportagem para garantir a segurança deles. Além das três praias, também há notícias de grupos criminosos atuando em outros destinos populares no Nordeste, como São Miguel dos Milagres, em Alagoas, e na região de Trancoso e Caraíva, na Bahia.

Por trás do cenário de violência, está o processo de expansão das facções pelo Brasil, antes restritas às grandes cidades e fronteiras, e a alta circulação de dinheiro nessas vilas que concentram festas e turistas de alto poder aquisitivo. "São como filiais do negócio de drogas. O descontrole desde a fronteira, passando pelos grupos de Rio e São Paulo, deságua aqui", resume o promotor de Justiça Eduardo Leal dos Santos, de Ipojuca, cidade do Grande Recife onde está localizada a praia de Porto de Galinhas.

"E elas encontraram nesses destinos do Nordeste uma alta concentração de renda, com turismo ligado a festas e uso recreativo de drogas o ano inteiro. São também cidades com muito movimento, mas com estrutura de cidade pequena, com poucos policiais e pouca presença do poder público", completa Santos. Só uma caderneta apreendida pela polícia civil com um traficante na praia pernambucana mostrou uma movimentação de quase R$ 10 milhões por ano, segundo um inquérito concluído no fim de 2022.

Apesar da presença em geral fora dos olhos de turistas, o domínio das facções tem repercutido nos últimos anos diante de casos de repercussão nacional que escancaram a força dos grupos. Em Jericoacoara, por exemplo, o assassinato de um turista de 16 anos de São Paulo, em dezembro de 2024, ganhou as manchetes pelo Brasil (saiba mais).

Segundo a conclusão da polícia civil do Ceará, ele foi confundido pelo Comando Vermelho, facção que domina a praia, como membro de um grupo rival paulista. O jovem não tinha ligação com grupos criminosos - e a polícia chegou a investigar se um gesto que ele fez com as mãos para tirar uma foto teria sido o motivo para o crime. "Ele estava com o pai na praça e resolveu voltar sozinho para a pousada. No caminho ele foi abordado por esse grupo de pessoas que atribuíram a ele, ninguém sabe por qual motivo, a participação nessa organização criminosa", disse na época o diretor da polícia civil, Marcos Aurélio França.

No mesmo mês, em Pipa, um triplo homicídio na principal rua da vila, a Avenida Baía dos Golfinhos, causou pavor entre os moradores e turistas. Segundo a polícia civil do Rio Grande do Norte, os crimes, bem na esquina da delegacia local, foram motivados por uma briga entre facções criminosas rivais. "Um novo grupo criminoso queria entrar em Pipa, mas durou pouco a investida", disse uma fonte policial. O grupo que se mantém dominante ali é o Sindicato do Crime, surgido no Rio Grande do Norte.

Já em Porto de Galinhas, em 2022, numa demonstração de força que até hoje está na mente dos moradores, estradas foram bloqueadas e o comércio fechou as portas após ordem da facção local, a Trem Bala. O toque de recolher aconteceu após uma operação da polícia militar contra a facção acabar com a morte de uma criança de 6 anos, vítima de bala perdida. Na última sexta-feira (18), em um novo caso recente, um jovem foi morto em Porto após trocar tiros com policiais. Mas como cada uma dessas praias chegou a esse ponto?

Continue lendo a reportagem AQUI.

Da BBC News Brasil.

Iracema Vale acompanha entrega de viatura e ambulância em Barreirinhas e visita a 40ª vaquejada do município

Agenda em Barreirinhas.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhou, no sábado (26), a entrega de equipamentos para o município de Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão. Foram entregues uma nova viatura para reforçar o trabalho do 2º Batalhão da Polícia Militar de Turismo (BPTur) e uma ambulância que vai ampliar os atendimentos do Hospital Regional de Barreirinhas. A comitiva também prestigiou a 40ª edição da vaquejada do município.

As entregas de equipamentos fazem parte do compromisso do Governo do Estado com a melhoria da segurança e da saúde pública no interior do Maranhão. Para Iracema Vale, os investimentos representam o cuidado com a população e atenção às demandas mais urgentes do município. “O governador Carlos Brandão tem feito um excelente trabalho em todo o Maranhão. Em Barreirinhas, o povo reconhece isso, assim como o compromisso que tanto ele, quanto Orleans Brandão, têm o município. Nestes seis meses de gestão do prefeito Vinícius Vale, a cidade só avançou e o povo sabe do compromisso dele com as pessoas e, com o apoio do governo, isso tem se consolidado”, disse Iracema Vale.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão enalteceu as conquistas de Barreirinhas, sob a liderança de Vinícius Vale. “Barreirinhas está em festa, o povo está feliz porque a gente tem trazido muitos benefícios para a cidade. E isso ocorre em todos os municípios com os diversos programas e obras que temos implementado no nosso estado. O nosso governo olha para os invisíveis, governamos com carinho, com amor, e é gratificante saber que a vida das pessoas está melhorando”, afirmou.

Vaquejada

Após a agenda institucional, a presidente da Alema, o governador e sua comitiva prestigiaram a programação da 40ª Vaquejada de Barreirinhas, realizada no Parque Chico Pedro. O evento movimenta a economia local com exposição de animais, feira de negócios, gastronomia e apresentações culturais.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, presente ao evento, destacou o empenho do prefeito Vinícius Vale em retornar com a vaquejada, uma festa aguarda pela população local e visitantes. “Quero parabenizar o Vinicius por ter voltado a realizar essa vaquejada. A cidade está cheia, hotéis lotados. Barreirinhas já é uma cidade turística, e esse evento tem uma tradição muito grande. E, por isso, o governo do estado fez um esforço e ajudou a fazer essa grande festa que gera emprego e renda, movimentando a economia”, enfatizou Orleans Brandão.

Estavam presentes ainda no evento o secretário de Planejamento, Vinícius Ferro; o prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale; o prefeito de Urbanos Santos, Clemilton Barros; entre outras lideranças políticas da região.

Prefeito Jones Braga lamenta morte de Itamar Vieira em Nina Rodrigues

Itamar Vieira.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os moradores de Nina Rodrigues foram surpreendidos, na madrugada desta segunda-feira (28), com a notícia do falecimento do empresário Itamar Vieira, aos 56 anos. Segundo informações, ele foi vítima de infarto fulminante e não resistiu.

Além de empresário, Itamar também militou na política local, sendo candidato a vereador nas eleições de 2008 e obtendo expressiva votação. Já nas eleições de 2024, atuou na campanha vitoriosa do irmão, o atual vereador Josemar Vieira, conhecido como Fogoió. Itamar deixa a esposa e duas filhas.

O prefeito Jones Braga se manifestou, por meio das redes sociais, e lamentou o falecimento de Itamar. "Recebi com profunda tristeza, nesta madrugada de segunda-feira (28), a notícia do falecimento do amigo Itamar, um empresário dedicado e apaixonado por Nina Rodrigues. Meus sentimentos dos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor", disse.