terça-feira, 1 de julho de 2025

Orleans Brandão lidera pesquisa para Governo do Estado em São Domingos do Maranhão

Orleans Brandão.
No município de São Domingos do Maranhão, pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) aponta que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) tem a preferência do eleitorado, com 40% das intenções de voto.

Os dados da pesquisa, em cenário estimulado, mostram que o segundo colocado é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 25%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Felipe Camarão (PT), que tem 20%; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15%.

Já para o Senado Federal, a pesquisa em cenário estimulado mostra que Carlos Brandão (PSB) lidera, com 45%. Logo em seguida aparecem empatados, com 10%, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP). Na sequência, também empatados com percentual de 5%, estão o deputado federal Pedro Lucas (União) e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. Além disso, 10% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 15% não sabem ou não opinaram.

De acordo com a pesquisa, 95% aprovam a gestão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, e somente 5% desaprovam. O governo de Carlos Brandão é aprovado por 70%. Um total de 20% desaprova e 10% não sabem ou não responderam. Ainda de acordo com os dados, 55% aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 40% desaprovam e 5% não sabem ou não opinaram.

Morador de rua é amarrado e arrastado pelas ruas de Coroatá; homem é baleado na cabeça

Espanta Onça.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Coroatá registrou, durante o final de semana, dois casos de violência que tiveram grande repercussão na cidade. Um homem identificado como Raicleison do Carmo Araújo, vulgo 'Pombo', sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Eco Marajá. Na ocasião, 'Pombo' foi baleado na cabeça e foi encaminhado a UPA.

Já um morador de rua conhecido como 'Espanta Onça' foi amarrado em um carro e depois arrastado pelas ruas da cidade, ficando gravemente ferido. Um ato cruel e bárbaro que precisa ser investigado pelas autoridades locais. Até o momento os autores não foram identificados.

Veja mais detalhes no Programa Coroatá na TV:


Multidão e grupos de bumba meu boi se reúnem no João Paulo para tradicional homenagem a São Marçal

Multidão no João Paulo.
O mês de junho chegou ao fim nesta segunda-feira (30) com uma das maiores tradições do São João do Maranhão: o encontro de grupos de bumba meu boi em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís. Desde o início da manhã e ao longo do dia, milhares de pessoas acompanharam o cortejo dos grupos folclóricos na avenida que leva o nome do santo que encerra o mês.

A origem da festa em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, que reúne fé e tradição, tem várias versões e algumas delas dão conta que a comemoração já ocorre há pelo menos um século. A tradição é tão forte que fez com que a avenida onde os grupos se concentram, que antes se chamava João Pessoa, tivesse seu nome mudado oficialmente para São Marçal.

Quem conhece bem essa história é José Leite, morador bairro João Paulo que desde 1967 é o locutor oficial da festa. “Essa festa é uma tradição que vem passando de pai para filho. Na antiga Igreja de São Roque era celebrada a festa de São Pedro, São Roque e São Marçal. E nós começamos a organizar essa festa para homenagear São Marçal, que era o santo que andava ao lado de São Pedro quando ele ficou com mais idade. E para a festa ficar mais bonita os batalhões de grupos de bumba-meu-boi começaram a desfilar aqui pelo bairro, fazendo essa homenagem”, contou.