quinta-feira, 9 de abril de 2020

Nina Rodrigues: Secretário Jorge Neto emite nota de esclarecimento sobre suposto caso de pessoa com COVID-19

Secretário de Nina Rodrigues Jorge Neto com o secretário
de Estado Carlos Lula.
NOTA DE ESCLARECIMENTO – 09/04/2020.

O Secretário Municipal de Saúde de Nina Rodrigues vem a público prestar informações sobre a divulgação de vídeo informativo direcionado estritamente ao Grupo Municipal de Trabalho de Monitoramento da Doença Humana, Infecciosa - COVID-19, gravado no momento em que a Equipe de Vigilância em Saúde se deslocava para a zona rural do município a fim de investigar e monitorar a chegada de uma pessoa do sexo feminino, recém chegada em Nina Rodrigues, que havia tido contato na capital com um suposto caso positivo. Vale ressaltar que o Serviço de Monitoramento da COVID-19 foi instalado dia 22/03/2020 e desde então registra diariamente todo o movimento de entrada e saída de pessoas e veículos na cidade, onde e quando será sua permanência, disponibiliza notas informativas em carros de som por toda a cidade, atendimento médico nos Postos de Saúde e na Emergência do Hospital Municipal e suspendeu os serviços não-essenciais.

Tão logo a equipe de Vigilância em Saúde teve conhecimento do caso, adotou todas as medidas sanitárias no domicilio da referida senhora, seguindo as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e definidas nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Contingência para a Covid-19, neste caso específico a quarentena domiciliar e estratégia de monitoramento domiciliar para todos os contatos da família.

Compreendemos a gravidade do momento que estamos vivendo e, atribuímos a essa situação, a incorreta e equivocada interpretação dada por diversas pessoas à mensagem do vídeo, cujo objetivo foi o de apenas registrar internamente as medidas sanitárias adotadas naquele momento.

Informamos, ainda, que estamos monitorando 76 (setenta e seis) pessoas que chegaram em Nina Rodrigues nos últimos dias de março e começo de abril. Esse trabalho é realizado diretamente pelos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Profissionais da Atenção Primária à Saúde. O monitoramento é diário, acompanhado em Fichas de Acompanhamento e Termo de Compromisso de Cumprimento de Quarentena.

Reiteramos o compromisso do poder público na prevenção e combate a essa doença e agradecemos a colaboração da população que interage conosco diuturnamente na troca de informações. Nossos telefones são Central de Monitoramento (98) 99158-5269 e Emergência Hospitalar (98) 99181-6816.

Agradecidamente,

JORGE FONSECA DE OLIVEIRA NETO
Secretário Municipal de Saúde

Um comentário:

  1. soube que essa pessoa na data de de hoje 12/04/2020 de manha cedo foi para são luis com falta de ar e que ela trabalhava em são luiis com patroes que foi diagnosticado com o virus, isso é o que estão falando na cidade e olha que eu so estive ai semana passada e estou sabendo de tudo isso. acho melhor investigar mais pois aqui ja morreu gente com h1n1 e tem casos suspeitos na cidade de nina rodrigues - MA

    ResponderExcluir